- O grupo americano AES Corporation, controlador da AES Brasil (AESB3), está se preparando para deixar o Brasil, segundo informações divulgadas na última semana na imprensa. Especializada em geração de energia renovável, a companhia chegou ao Brasil em meados de 1996, mas vem se desfazendo de ativos ao longo dos anos.
- A AES Brasil divulgou um comunicado ao mercado, na última terça-feira (30), confirmando que a controladora AES Corporation “avalia alternativas para financiar o crescimento da companhia e reforçar sua estrutura de capital, não havendo qualquer conclusão a este respeito até este momento”.
- Diante desse cenário, ainda não há certeza sobre qual seria o modelo de venda do controle da companhia. Uma possibilidade seria a operação ser feita via Oferta Pública de Aquisição (OPA), sem fechamento de capital. Neste arranjo, os investidores poderiam ser beneficiados pela geração de um “prêmio de controle”.
O grupo americano AES Corporation, controlador da AES Brasil (AESB3), está se preparando para deixar o Brasil, segundo informações divulgadas na última semana na imprensa. Especializada em geração de energia renovável, a companhia chegou ao Brasil em meados de 1996, mas vem se desfazendo de ativos ao longo dos anos.
Leia também
A leitura do mercado é a de que o Brasil vem deixando de ser o foco dos negócios, e que o movimento não é bem uma surpresa. Caso a saída total seja concluída, a AES Brasil fechará seu capital na bolsa?
A informação sobre a saída da empresa no Brasil foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo. Segundo o jornalista, a AES Corporation contratou os bancos Itaú e Goldman Sachs para auxiliar na venda dos ativos no País.
A AES Brasil divulgou um comunicado ao mercado, na última terça-feira (30), confirmando que a controladora AES Corporation “avalia alternativas para financiar o crescimento da companhia e reforçar sua estrutura de capital, não havendo qualquer conclusão a este respeito até este momento”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Diante desse cenário, ainda não há certeza sobre qual seria o modelo de venda do controle da companhia. Uma possibilidade seria a operação ser feita via Oferta Pública de Aquisição (OPA), sem fechamento de capital. Neste arranjo, os investidores poderiam ser beneficiados pela geração de um “prêmio de controle”.
Contudo, existe também a possibilidade de uma OPA acontecer com o fechamento de capital na bolsa. Resta agora aos acionistas acompanharem os próximos movimentos da companhia. Veja nesta reportagem a história da AES no Brasil.