Mercado

Ânima dispara após venda de fatia na Inspirali por R$ 1 bilhão

Por volta das 14h58, os papéis subiam cerca de 15,7%, após terem alcançado alta de mais de 20% mais cedo

Foto: Pixabay
  • A Ânima, dona de marcas como São Judas e Anhembi Morumbi, acertou acordo para vender 25% de participação em sua subsidiária de medicina Inspirali

As ações da empresa de educação superior Ânima subiram até 15,7% na bolsa de São Paulo nesta terça-feira (30), após a companhia anunciar venda de participação em sua unidade de medicina.

A Ânima, dona de marcas como São Judas e Anhembi Morumbi, acertou acordo para vender 25% de participação em sua subsidiária de medicina Inspirali para a empresa de investimentos brasileira especializada em saúde DNA Capital, segundo fato relevante divulgado pela empresa na véspera. O valor da operação é de 1 bilhão de reais em dinheiro.

Por volta das 14h58, os papéis subiam cerca de 15,7%, após terem alcançado alta de mais de 20% mais cedo. O desempenho desta terça-feira pode ser a maior da história da empresa na bolsa, estatística que pertence até então ao fechamento de 7 de outubro de 2015, quando os papéis subiram quase 17,4%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Analistas da XP avaliaram a transação como “muito positiva”, e projetam que o negócio deve impulsionar o crescimento e a lucratividade da empresa. A XP reiterou recomendação de compra para o papel.

Larissa Pérez e Rafael Barros escreveram ainda que o negócio pode destravar valor da Ânima. “Uma avaliação por soma das partes poderá revelar mais valor”, disseram eles, mencionando que uma das condições do negócios é tornar a Inspirali uma empresa separada.

O valor de 1 bilhão de reais pelo ativo surgiu de uma avaliação, em comum acordo entre as partes, de um valor de firma à Inspirali de 5 bilhões de reais, segundo a Ânima. O montante foi, porém, reduzido de 2 bilhões de reais correspondente à dívida estimada por aquisição de escolas médicas a ser alocada à Inspirali pela Ânima no fechamento da operação.

Para analistas do BTG Pactual incluindo Samuel Alves, a avaliação confirma a tese do banco de que a ação da Ânima está subvalorizada. O BTG também reiterou recomendação de compra.

A Inspirali, segundo a Ânima, é a segunda maior empresa de ensino de medicina no Brasil, com cerca de 10 mil alunos. Nos primeiros nove meses este ano, a unidade teve receita líquida de 436,6 milhões de reais, informou a companhia.

Em teleconferência sobre a transação, o vice-presidente financeiro da companhia, André Tavares Andrade, afirmou que um IPO da Inspirali “sem dúvida, é uma operação que tem que ser considerada”.

“A aliança com a DNA fortalece a Inspirali…para que em um eventual IPO da Inspirali a gente chegue muito mais fortalecido”, afirmou o executivo. “Sem dúvida um IPO da Inspirali estará sempre em nosso radar.”

Também no setor, a empresa de educação Yduqs subia 0,3% e era uma dos únicos papéis no azul do Ibovespa. A Ânima não faz parte do índice.