Mercado

Por que Apple (AAPL34) ultrapassou Microsoft (MSFT34) como a empresa mais valiosa do mundo

Fabricante do iPhone já havia retomado o posto de vice-líder da Nvidia, na última terça-feira (11)

Por que Apple (AAPL34) ultrapassou Microsoft (MSFT34) como a empresa mais valiosa do mundo
Loja da Apple. Imagem: Adobe Stock

A Apple (AAPL34) ultrapassou a Microsoft (MSFT34) em valor de mercado, na manhã desta quarta-feira (12), e passou a ocupar o posto de empresa mais valiosa do mundo, segundo o Companies Market Cap, plataforma com dados em tempo real de empresas do mercado. Os papéis da fabricante do iPhone subiam 4,29%, por volta do meio-dia, e eram vendidas a US$ 216,03, com o market cap da empresa batendo US$ 3,312 trilhões.

O movimento de ascensão ocorre na esteira do anúncio de que a Apple entrou de vez na disputa das inteligências artificiais (IA). No começo desta semana, a empresa anunciou que sua assistente pessoal, a Siri, contará com aprimoramentos em IA. Além disso, confirmou a integração do sistema operacional iOS com o ChatGPT, da empresa OpenAI. Os anúncios foram feitos na WWDC 2024, maior conferência da empresa, e sinalizaram uma investida em definitivo da gigante na área de IA.

A companhia já vinha flertando com a dona do ChatGPT, a OpenAI. Agora, a entrada nesse setor é marcada pelo anúncio de uma aposta diferente do que concorrentes como Google vêm fazendo, com seus chatbots com características de ‘faz-tudo’. A ‘Apple Intelligence’ promete uma IA que cumpra tarefas específicas no sistema iOS e que seja menos assustadora para os usuários e acionistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A empresa do Vale do Silício vinha disputando com a Nvidia (NVDA34) nos últimos dias a segunda colocação entre as empresas mais valiosas do mundo. Após a fabricante de chips de IA ter passado a Apple, na última segunda-feira (10), a companhia fundada por Steve Jobs já havia retomado o posto ontem. Agora, a medida anunciada parece ter surtido efeito rápido e à altura da disputa que se estabelece no mercado da tecnologia, cada vez mais cercado por essas gigantes.