Mercado

‘Precisamos nos comprometer a criar um mundo melhor e mais justo para todos’, diz Tim Cook

CEO da Apple endereça carta de apoio aos funcionários e pede justiça racial

‘Precisamos nos comprometer a criar um mundo melhor e mais justo para todos’, diz Tim Cook
Tim Cook, CEO da Apple, em evento na Califórnia (Stephen Lam/Reuters)
  • Tim Cook é um dos CEOs que se manifestaram publicamente em apoio à justiça racial
  • "Aos nossos colegas da comunidade negra: nós enxergamos vocês. Vocês importam, suas vidas importam e vocês são valorizados aqui na Apple", escreveu ele

Com a comoção em torno do assassinato de George Floyd por um policial nos Estados Unidos, no início da última semana de maio, empresas de pesocomo Nike, Twitter e Citigroup estão se posicionando publicamente em defesa da justiça racial. Tim Cook, CEO da Apple, e Sundar Pichai, CEO do Google, também se manifestaram.

O recado das mensagens dos CEOs de duas das mais importantes FAANG americanas é, em primeiro lugar, de solidariedade e apoio aos que se sentiram mais atingidos com a morte violenta de Floyd – o homem negro sucumbiu depois que um policial branco se ajoelhou em seu pescoço e o asfixiou.

“Aos nossos colegas da comunidade negra: nós enxergamos vocês. Vocês importam, suas vidas importam e vocês são valorizados aqui na Apple”, escreveu Tim Cook, CEO da Apple. “Para todos os nossos colegas que estão sofrendo agora, saiba que vocês não estão sozinhos e que temos recursos para apoiá-los.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para demonstrar que o apoio não é apenas um discurso, a Apple se comprometeu a pagar em dobro todas as doações feitas por seus empregados durante o mês de junho.

“A cada respiração, precisamos nos comprometer a ser a mudança que queremos e a criar um mundo melhor e mais justo para todos”, finalizou Cook.

Confira abaixo a íntegra da mensagem do CEO da Apple aos seus funcionários.

Tim Cook, CEO da Apple

Equipe,

No momento, há uma dor profundamente gravada na alma de nossa nação e no coração de milhões. Para permanecermos juntos, precisamos nos defender e reconhecer o medo, a mágoa e a indignação provocados pela morte sem sentido de George Floyd e uma história muito mais longa de racismo.

Esse passado doloroso ainda está presente hoje – não apenas na forma de violência, mas na experiência cotidiana de discriminação profundamente enraizada. Vemos isso em nosso sistema de justiça criminal, no número desproporcional de doenças na comunidade negra, nas desigualdades nos serviços de bairro e nas educações que nossos filhos recebem. Embora nossas leis tenham mudado, a realidade é que suas proteções ainda não são aplicadas universalmente.

Publicidade

Temos visto progresso desde a América em que cresci, mas é igualmente verdade que as comunidades de cor continuam sofrendo discriminação e trauma.

Já ouvi muitos de vocês que sentem medo – medo em suas comunidades, medo em suas vidas diárias e, mais cruelmente, medo em sua própria pele. Não podemos ter uma sociedade digna de comemoração, a menos que possamos garantir a liberdade do medo para todas as pessoas que dão a este país seu amor, trabalho e vida.

Na Apple, nossa missão tem e sempre será criar tecnologia que permita às pessoas mudar o mundo para melhor. Nós sempre extraímos força de nossa diversidade, recebemos pessoas de todas as esferas da vida em nossas lojas em todo o mundo e nos esforçamos para construir uma Apple que inclua todos.

Mas juntos, devemos fazer mais. Hoje, a Apple está fazendo doações para vários grupos, incluindo a Equal Justice Initiative, uma organização sem fins lucrativos comprometida em desafiar a injustiça racial, acabar com o encarceramento em massa e proteger os direitos humanos das pessoas mais vulneráveis ​​da sociedade americana. Para o mês de junho, e em homenagem ao décimo terceiro feriado, também estaremos cobrindo em dobro doações para todos os funcionários via Benevity.

Para criar mudanças, precisamos reexaminar nossas próprias visões e ações à luz de uma dor que é sentida profundamente, mas que é frequentemente ignorada. Questões de dignidade humana não permanecerão à margem. A cada um de nossos colegas da comunidade negra: nós vemos você. Você importa, sua vida importa e você é valorizado aqui na Apple.

Publicidade

Para todos os nossos colegas que estão sofrendo agora, saibam que vocês não estão sozinhos e que temos recursos para apoiá-los. É mais importante do que nunca conversarmos uns com os outros e encontrarmos a cura em nossa humanidade comum. Também temos recursos gratuitos que podem ajudar, incluindo nosso Programa de assistência ao funcionário e recursos de saúde mental sobre os quais vocês podem aprender no site Pessoas.

É um momento em que muitas pessoas podem querer nada mais do que retornar à normalidade ou a um status quo que só é confortável se desviarmos o olhar da injustiça. Por mais difícil que seja admitir, esse desejo é em si um sinal de privilégio. A morte de George Floyd é uma prova chocante e trágica de que devemos almejar muito mais do que um futuro “normal” e construir um que atenda aos mais altos ideais de igualdade e justiça.

Nas palavras de Martin Luther King: ‘Toda sociedade tem seus protetores de status quo e suas fraternidades dos indiferentes que são notórios por dormirem em revoluções. Hoje, nossa própria sobrevivência depende de nossa capacidade de permanecer acordado, de nos ajustar a novas idéias, permanecer vigilante e enfrentar o desafio da mudança’.

A cada respiração, precisamos nos comprometer a ser essa mudança e a criar um mundo melhor e mais justo para todos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos