• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Arcabouço fiscal no Congresso: saiba a visão do mercado financeiro

Para especialistas, projeto deve ser aprovado sem ressalvas pelos parlamentares

Por Luíza Lanza

11/04/2023 | 4:03 Atualização: 09/05/2023 | 12:31

Aprovação do marco fiscal teve contribuição de clima amistoso entre presidentes da Câmara e Senado
Aprovação do marco fiscal teve contribuição de clima amistoso entre presidentes da Câmara e Senado

O novo arcabouço fiscal reduziu as incertezas associadas a cenários extremos de crescimento da dívida pública. Essa foi a avaliação dos diretores do Banco Central (BC) na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (09). A proposta final do governo foi enviada ao Congresso no dia 18 de abril deste ano após ter sido apresentada ao mercado no fim de março.

Leia mais:
  • Lula em 100 dias: bolsa tem pior resultado desde FHC; E agora?
  • Arcabouço fiscal: como as novas regras impactam o investidor
  • Arcabouço fiscal cumpre o que o mercado espera; veja as análises
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Copom novamente enfatizou que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a aprovação do arcabouço fiscal, uma vez que a trajetória de inflação segue condicional à reação das expectativas de inflação e das condições financeiras”, informou o BC, na ata. Ainda de acordo com os diretores do BC, um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno por meio de seu efeito no canal de expectativas.

Segundo João Maurício Rosal, economista-chefe da Terra Investimentos, a menção do BC sobre o novo arcabouço fiscal reafirma que a proposta apenas reduz parte das incertezas para o cenário econômico. “Por isso, é preciso esperar para ver como a nova regra vai afetar a política monetária”, afirma Rosal, para quem a menção do BC a um “ambiente externo adverso” foi outro ponto “menos hawkish” (termo que remete a uma política austera, com taxas de juros mais altas) do comunicado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desde abril, a proposta do novo arcabouço fiscal tramita no Congresso para ser discutida e aprovada pelos parlamentares. A votação do projeto deve acontecer a partir da próxima semana. Na avaliação de analistas, a definição da nova âncora fiscal ajuda o mercado a ter mais previsibilidade sobre o cenário fiscal do País. Essa perspectiva explica o bom humor do mercado no dia 30 de março, quando a regra foi apresentada pela primeira vez. Na época, o Ibovespa subiu 1,89%, no quinto pregão consecutivo de alta.

“A apresentação da proposta trouxe algum ânimo no dia, pois o mercado funciona melhor sabendo o que vem pela frente, mesmo que não seja o ideal. Na ocasião, o mercado precificou bem, soube curtir o evento”, afirma Bruno Monsanto, assessor de investimentos e sócio da RJ+ Investimentos, a respeito da apresentação do projeto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 30 de março. “Só que, no dia seguinte, começou a ressaca.”

Felipe Moura, sócio e analista da Finacap Investimentos, concorda que o sentimento do mercado para com a proposta de regra fiscal mudou de lá para cá. O especialista destaca que a Bolsa praticamente já devolveu os ganhos que teve com a apresentação do texto, enquanto algumas incertezas com a viabilidade da proposta ganham força.

“Espera-se que o arcabouço seja aceito sem muitas ressalvas pela Câmara”, diz Lucas de Caumont, estrategista de investimentos da Matriz Capital. “Mas, caso haja ruídos e as ‘pequenas mudanças’ no arcabouço mostrem-se não tão pequenas assim, com certeza teremos volatilidade nas negociações da Bolsa.”

As mudanças no texto

A regra geral apresentada pelo ministro Haddad prevê que o crescimento anual da despesa seja limitado a 70% do aumento da receita dos últimos 12 meses, estabelecendo ainda um piso e um teto para o crescimento real das despesas, que não poderá ser inferior a 0,6% nem superior a 2,5% ao ano. Pontos que se mantém na versão do arcabouço entregue ao Congresso.

Publicidade

As metas de resultado primário, no entanto, ficaram de fora.

Inicialmente, o governo havia sinalizado que o pacote fiscal pretendia zerar o déficit já em 2024, atingindo um superávit primário a partir de 2025. Agora, a meta estará fixada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que terá de trazer um marco fiscal de médio prazo, com projeções para os cenários de referência.

Esta reportagem do Estadão explica com detalhes as alterações presentes no texto do arcabouço fiscal entregue ao Congresso.

Os desafios do novo arcabouço

Mário Lima, analista sênior de política e macroeconomia da Medley Advisors, explica que a expectativa inicial do mercado era que o arcabouço trouxesse um foco maior no corte de despesas – movimento em que o governo teria maior controle para realizar – do que no aumento de receitas. Esta era a principal incerteza perante a proposta.

“Como atingir os resultados sem aumentar carga tributária, algo que não deve passar no Congresso; sem um aumento forte de arrecadação por conta de um crescimento econômico mais forte, o que não está nos modelos; ou sem inflação mais alta”, pontua Lima.

Publicidade

Agora, mesmo sem as metas de resultado primário na proposta, ainda haverá uma discussão paralela para aumentar as receitas e apoiar o pacote fiscal.

A equipe da Fazenda já deixou claro a intenção de aprovar algumas medidas complementares, fora do arcabouço, para incrementar cerca de R$ 150 bilhões nas receitas do País. A principal delas é a revisão das concessões tributárias para algumas empresas, denominadas por Haddad, como “Jabutis tributários”.

Em entrevista ao Estadão, no fim de abril, o ministro da Fazenda disse que estava disposto a abrir a “caixa-preta” de renúncias fiscais para pôr o fim no privilégio das companhias. O problema, na avaliação de Lima, é a equipe econômica conseguir o aval do Congresso para essas medidas.

“Se ele (Haddad) conseguir, o mercado deve ver o resultado com bons olhos porque conseguiria resolver os problemas das contas públicas deste ano e do próximo ano”, afirma Lima. Veja os detalhes nesta reportagem. Mesmo com o anúncio dessas medidas, a proposta abriu espaço no mercado para as especulações acerca de um possível aumento da carga tributária, ainda que o ministro Haddad tenha negado, em diferentes ocasiões, que isso esteja nos planos do governo.

Publicidade

“O discurso é controverso acerca desta questão, deixando muita margem sobre como o governo pode conseguir acomodar a despesa, que só vai crescer. Para não depender de um aumento pesado de impostos, precisaríamos aumentar, e muito, a produtividade, algo sobre o qual não temos nenhum aceno positivo”, ressalta Bruno Monsanto, da RJ+ Investimentos.

A expectativa é que o assunto volte a movimentar a Bolsa ao longo dos próximos dias até a sua aprovação, especialmente se o Congresso realmente realizar algumas mudanças na proposta. Como o texto inicial já foi precificado por investidores, qualquer melhora pode significar um gás a mais no Ibovespa. “Acredito que o mercado já precificou a fragilidade da nova regra. Qualquer avanço pode ser um catalisador para melhorar o humor e ajudar na performance da Bolsa”, diz Monsanto.

Com informações da Agência Estado

 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • arcabouço fiscal
  • Congresso
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fernando Haddad
  • Impostos
  • Mercado financeiro
Cotações
04/05/2026 4h52 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 4h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

  • 5

    Berkshire sem Buffett: 60 anos de lições do Oráculo de Omaha para investir melhor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje inicia semana atento ao Boletim Focus em meio a cenário de cautela no exterior
Mercado
Ibovespa hoje inicia semana atento ao Boletim Focus em meio a cenário de cautela no exterior

Investidores monitoram fluxo estrangeiro, dados de PMI e balanços do 1T26, enquanto ambiente externo ainda impõe volatilidade

04/05/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Agenda de dividendos da semana de 4 a 8/05: 17 ações pagam até R$ 1,79 por ação aos investidores
Mercado
Agenda de dividendos da semana de 4 a 8/05: 17 ações pagam até R$ 1,79 por ação aos investidores

Confira o calendário completo, os retornos para o acionista (dividend yield) e quem tem direito ao recebimento

03/05/2026 | 17h30 | Por Daniel Rocha
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda
Mercado
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda

Semana concentra ata do Copom, dados de emprego nos EUA e decisões de juros no México e Chile

03/05/2026 | 17h00 | Por Daniel Rocha
Petróleo cai e bolsas de NY renovam recordes com proposta do Irã para a guerra em dia sem Ibovespa
Mercado
Petróleo cai e bolsas de NY renovam recordes com proposta do Irã para a guerra em dia sem Ibovespa

Presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou ainda mais a tensão no pregão desta sexta-feira (1º) com ameaças de elevar tarifas sobre carros e caminhões da União Europeia

01/05/2026 | 17h50 | Por Thais Porsch

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador