Mercado

Volatilidade no mercado: anos eleitorais afetam crescimento e inflação

Mesmo em eleições mais recentes, o padrão de reação dos ativos financeiros não parece ter se alterado

Volatilidade no mercado: anos eleitorais afetam crescimento e inflação
O trader que opera em day trade tem como base fundamental a análise técnica, orientada por gráficos que permitem observar a volatilidade dos ativos. (Foto: Unsplash)
  • Análise do comportamento das eleições presidenciais desde 1998 constatou que, em média, a Bolsa caiu 13% entre maio e o começo de outubro do ano eleitoral

(Francisco Carlos de Assis) –  O quanto um ano eleitoral pode afetar os ativos financeiros é uma conta que o mercado sempre procura antever. Mas o Departamento Econômico do Bradesco, em vez de se lançar ao exercício da prospecção, preferiu recorrer aos últimos seis ciclos eleitorais e chegou à conclusão de que houve uma grande variância no comportamento dos ativos nas últimas seis eleições majoritárias.

“Ainda que a distribuição desse comportamento não seja uniforme, foi possível notar que a maioria dos ativos começou a ficar mais volátil ao redor de maio do ano eleitoral”, observaram os economistas do Bradesco num relatório que o banco distribuiu a clientes e imprensa na quarta-feira (20).

O trabalho feito pela equipe de economistas e analistas do Bradesco tomou como base para análise o comportamento das eleições presidenciais desde 1998 e constatou que, em média, a Bolsa caiu 13% entre maio e o começo de outubro do ano eleitoral. A taxa de câmbio apresentou dinâmica semelhante, com desvalorização média de 14% no período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em relação às taxas de juros, também há heterogeneidade. No caso do Swap360, houve uma abertura relevante da taxa em relação à Selic na eleição de 2002, de 2,95 pontos porcentuais a partir de maio, e fechamento na de 2010, com uma desaceleração de 1,56 ponto a partir de agosto”, confirma o relatório. “O comportamento de 2002, de fato, é bastante diferente dos outros períodos. Excluída essa eleição, em média, houve abertura de 0,27 ponto porcentual.

Ainda segundo o Depec do Bradesco, os anos eleitorais também afetaram as projeções de crescimento e inflação, com grande dispersão, a partir de meados do ano. As projeções de PIB do ano da eleição caíram 0,6 ponto porcentual em média, sendo que para o primeiro ano de mandato recuaram 0,5 ponto porcentual.

“No caso da inflação do ano eleitoral houve revisão de uma queda de 0,28 ponto porcentual, enquanto para o IPCA do primeiro ano do mandato, a revisão média é de 0,1 ponto porcentual, excluindo as variações de 2002, que foram muito mais elevadas”, lê-se no relatório do Bradesco.

Eleições recentes

Mesmo em eleições mais recentes, diz o documento do Bradesco, o padrão de reação dos ativos financeiros não parece ter se alterado, começando a ficar mais evidente a partir de maio.

“Em média, vemos que a incerteza eleitoral afetou negativamente a bolsa, o câmbio e os juros de curto prazo até a definição do 1º turno. Boa parte dos ativos registra alguma correção com a definição eleitoral, voltando para os níveis do começo do ano eleitoral. Cada ciclo eleitoral é distinto, por sua natureza, e o ponto inicial da política econômica, juros, dívida pública e inflação importam bastante para o desempenho do quadro geral”, escrevem os economistas e analistas do Bradesco.

“No caso do crescimento efetivo da economia nos anos eleitorais, não encontramos sinais de que haja um efeito particularmente negativo sobre o PIB do ano da eleição. Se o crescimento da economia brasileira a partir do terceiro trimestre de 2021 replicar o padrão médio das últimas seis eleições, excluindo-se a de 2010, o crescimento do PIB de 2022 seria de 1,7%”, prevê o relatório.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos