• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Volatilidade no mercado: anos eleitorais afetam crescimento e inflação

Mesmo em eleições mais recentes, o padrão de reação dos ativos financeiros não parece ter se alterado

Por Estadão Conteúdo

21/10/2021 | 11:50 Atualização: 21/10/2021 | 12:25

O trader que opera em day trade tem como base fundamental a análise técnica, orientada por gráficos que permitem observar a volatilidade dos ativos. (Foto: Unsplash)
O trader que opera em day trade tem como base fundamental a análise técnica, orientada por gráficos que permitem observar a volatilidade dos ativos. (Foto: Unsplash)

(Francisco Carlos de Assis) –  O quanto um ano eleitoral pode afetar os ativos financeiros é uma conta que o mercado sempre procura antever. Mas o Departamento Econômico do Bradesco, em vez de se lançar ao exercício da prospecção, preferiu recorrer aos últimos seis ciclos eleitorais e chegou à conclusão de que houve uma grande variância no comportamento dos ativos nas últimas seis eleições majoritárias.

Leia mais:
  • O que esperar do Ibovespa no último trimestre?
  • Ibovespa em baixa: hora de investir no exterior?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ainda que a distribuição desse comportamento não seja uniforme, foi possível notar que a maioria dos ativos começou a ficar mais volátil ao redor de maio do ano eleitoral”, observaram os economistas do Bradesco num relatório que o banco distribuiu a clientes e imprensa na quarta-feira (20).

O trabalho feito pela equipe de economistas e analistas do Bradesco tomou como base para análise o comportamento das eleições presidenciais desde 1998 e constatou que, em média, a Bolsa caiu 13% entre maio e o começo de outubro do ano eleitoral. A taxa de câmbio apresentou dinâmica semelhante, com desvalorização média de 14% no período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Em relação às taxas de juros, também há heterogeneidade. No caso do Swap360, houve uma abertura relevante da taxa em relação à Selic na eleição de 2002, de 2,95 pontos porcentuais a partir de maio, e fechamento na de 2010, com uma desaceleração de 1,56 ponto a partir de agosto”, confirma o relatório. “O comportamento de 2002, de fato, é bastante diferente dos outros períodos. Excluída essa eleição, em média, houve abertura de 0,27 ponto porcentual.

Ainda segundo o Depec do Bradesco, os anos eleitorais também afetaram as projeções de crescimento e inflação, com grande dispersão, a partir de meados do ano. As projeções de PIB do ano da eleição caíram 0,6 ponto porcentual em média, sendo que para o primeiro ano de mandato recuaram 0,5 ponto porcentual.

“No caso da inflação do ano eleitoral houve revisão de uma queda de 0,28 ponto porcentual, enquanto para o IPCA do primeiro ano do mandato, a revisão média é de 0,1 ponto porcentual, excluindo as variações de 2002, que foram muito mais elevadas”, lê-se no relatório do Bradesco.

Eleições recentes

Mesmo em eleições mais recentes, diz o documento do Bradesco, o padrão de reação dos ativos financeiros não parece ter se alterado, começando a ficar mais evidente a partir de maio.

“Em média, vemos que a incerteza eleitoral afetou negativamente a bolsa, o câmbio e os juros de curto prazo até a definição do 1º turno. Boa parte dos ativos registra alguma correção com a definição eleitoral, voltando para os níveis do começo do ano eleitoral. Cada ciclo eleitoral é distinto, por sua natureza, e o ponto inicial da política econômica, juros, dívida pública e inflação importam bastante para o desempenho do quadro geral”, escrevem os economistas e analistas do Bradesco.

Publicidade

“No caso do crescimento efetivo da economia nos anos eleitorais, não encontramos sinais de que haja um efeito particularmente negativo sobre o PIB do ano da eleição. Se o crescimento da economia brasileira a partir do terceiro trimestre de 2021 replicar o padrão médio das últimas seis eleições, excluindo-se a de 2010, o crescimento do PIB de 2022 seria de 1,7%”, prevê o relatório.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bbdc4
Cotações
20/05/2025 6h51 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2025 6h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Qual o valor do Bolsa Família de maio?
Logo E-Investidor
Qual o valor do Bolsa Família de maio?
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda começa em breve; consulte o calendário
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda começa em breve; consulte o calendário
Imagem principal sobre o "Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Logo E-Investidor
"Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Logo E-Investidor
Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Mercado
Bolsas da Ásia e Pacífico fecham em alta após corte de juros na China e Austrália
Mercado
Bolsas da Ásia e Pacífico fecham em alta após corte de juros na China e Austrália

Investidores digerem cortes de juros em meio a disputas comerciais com os Estados Unidos

20/05/2025 | 06h19 | Por Rariane Costa
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) lidera ganhos; Marfrig (MRFG3) tomba 6% em meio à gripe aviária
Mercado
Ibovespa hoje: JBS (JBSS3) lidera ganhos; Marfrig (MRFG3) tomba 6% em meio à gripe aviária

Índice da B3 atingiu sua máxima história nesta segunda-feira (19), superando os 140 mil pontos

19/05/2025 | 18h54 | Por Beatriz Rocha
Mercado financeiro hoje: gripe aviária pressiona frigoríficos e Azul cogita Chapter 11
Mercado
Mercado financeiro hoje: gripe aviária pressiona frigoríficos e Azul cogita Chapter 11

Investidores também devem ficar de olho em rebaixamento de nota dos EUA pela Moody's, além de Iguatemi, Multiplan, Motiva e Light

19/05/2025 | 09h35 | Por Vinicius de Novais e Manuela Miniguini
Mercado financeiro hoje: rebaixamento de nota dos EUA, Focus e prévia do PIB pressionam o Ibovespa
Mercado
Mercado financeiro hoje: rebaixamento de nota dos EUA, Focus e prévia do PIB pressionam o Ibovespa

Bolsa deve iniciar a semana em baixa com a cautela global e queda das commodities. Saiba mais

19/05/2025 | 09h09 | Por Luciana Xavier, Silvana Rocha e Camilly Rosaboni
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador