Mercado

Por que Weg (WEGE3), Suzano (SUZB3) e Cemig (CMIG4) tiveram os melhores desempenhos da semana na Bolsa

Os três papéis registraram as maiores altas no pregão da B3 na semana de 20 a 24 de julho

Por que Weg (WEGE3), Suzano (SUZB3) e Cemig (CMIG4) tiveram os melhores desempenhos da semana na Bolsa
  • As três ações que mais ganharam preço na semana foram Weg (WEGE3), Suzano (SUZB3) e Cemig (CMIG4)
  • A grande vencedora da semana foi a Weg, que viu seus papéis ON dispararem quase 14% após reportar seus números do segundo trimestre
  • Já a Suzano foi beneficiada por um relatório do Credit Suisse indicando que o adiamento de paradas de manutenção em fábricas de celulose na América Latina pode reduzir drasticamente a oferta global do insumo, dando sustentação aos preços

O vigor de crescimento que acompanhava o Ibovespa nas três últimas semanas não se repetiu nesta, com vários pregões no vermelho e um saldo de -0,49% no final do período. Na quinta (23), a queda de 1,91% afastou o índice do terreno dos 104 mil pontos, no qual havia fincado o pé nos três dias anteriores. No mês, o Ibovespa avança 7,71% – em junho e maio, as altas foram de 8,76% e 8,57%, respectivamente. No ano, ele cede 11,47%.

“O Ibovespa tocou os 105 mil pontos nesta semana, que era um dos alvos e uma resistência. Desde então, caiu de forma comportada”, diz Fernando Góes, analista gráfico da Clear. “O mercado tende a se manter entre os 100 mil e 98 mil pontos, que são suportes fortes e podem ser pontos de compra de ações, mas a tendência de alta continua”, acrescenta o analista, referindo-se ao estágio atual do Ibovespa como “movimento normal de realização de lucros”.

Na semana, as perdas foram mais discretas do que as de Nova York, onde o Dow Jones acumulou queda de 0,68%, o S&P 500, de 0,62%, e o Nasdaq, de 0,94%. O agito nos mercados tem motivo: nesta sexta-feira (24), voltou a predominar cautela quanto à relação EUA-China, após o governo chinês determinar o fechamento de um consulado americano no país, em reação à iniciativa semelhante do rival.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para um operador, “na falta de catalisadores novos no Brasil, com muito pouco em termos de agenda para dar suporte ao Ibovespa, o índice segue boa parte do tempo de mãos dadas com o exterior”. “Teve o IPCA-15 hoje, que reforça o sinal de corte da Selic a 2% ao ano no início de agosto, mas este fluxo de transferência da renda fixa para a variável também se esgota uma hora. Vai precisar mais do que isso para continuar subindo”, acrescenta.

Ainda que tenha faltado gás nesta semana, o desempenho acumulado pelo Ibovespa desde 31 de março é notável, com recuperação na casa de 40%. A performance do índice desde abril até o dia 24 de julho passa a ser a melhor desde o agregado de 46,54% entre setembro e dezembro de 2003, segundo o AE Dados.

Nesta semana, quem se deu melhor foram as ações da Weg (WEGE3), Suzano (SUZB3) e Cemig (CMIG4). Confira a seguir o que influenciou o desempenho desses três papéis.

Weg (WEGE3): +14,84%

O melhor desempenho da semana, com ganho notável de 14,84%, ficou com a Weg. Na quarta (22), as ações ON da empresa explodiram (alta de 13,89%) após a companhia reportar seus números do segundo trimestre. A Weg teve alta de 32,2% nos lucros em um ano, para R$ 514,275 milhões, e as receitas cresceram 23,7% no mesmo período, para R$ 4,063 bilhões.

A empresa diz que seus contratos de produtos de longo prazo compensaram a perda de receitas com outros de ciclo mais curto, como tintas, vernizes e parte do portfólio de motores.

É o que se pode chamar de boa fase: as 10 maiores cotações históricas da empresa ocorreram neste mês de julho. A partir de agosto, a Weg irá retomar a jornada integral de trabalho das suas fábricas da Weg Motor Industrial, diante da perspectiva de melhora no nível de pedidos nos próximos meses. A unidade de negócio vinha operando com o regime de redução de jornada desde maio.

Suzano (SUZB3): +6,15%

Os papéis ON da Suzano se saíram particularmente bem a partir da última quinta-feira (23). Naquele dia, o Credit Suisse afirmou em relatório que o adiamento de paradas de manutenção em fábricas de celulose na América Latina para o segundo semestre do ano pode reduzir a oferta global do insumo em 470 mil toneladas no período, além das reduções já esperadas anteriormente.

Publicidade

Para os analistas Caio Ribeiro e Gabriel Galvão, isso pode ajudar a trazer maior equilíbrio entre oferta e demanda por celulose, dando sustentação aos preços. Neste cenário, a Suzano segue como a ação favorita dos analistas no setor.

No pregão seguinte, desta sexta-feira (24), a ação voltou a despontar entre as altas do Ibovespa. No setor, analistas de diferentes casas têm ponderado que os fundamentos para o mercado de celulose têm piorado com a deterioração da economia mundial. No entanto, os bancos também consideram que a concentração de paradas de manutenção no segundo semestre de ano pode ajudar a levar a uma inflexão positiva nos preços do material, dado que o período costuma ser sazonalmente melhor em termos de demanda.

As projeções de queda na oferta mundial vão de 420 mil toneladas a 470 mil toneladas, de acordo com números coletados pela repórter Fabiana Holtz, do Broadcast. Neste cenário, a Suzano é apontada como ‘top pick’ por diferentes analistas.

Cemig (CMIG4): +6,00%

A quarta-feira (22) foi o grande dia para CMIG4, que contabilizou alta de 7,73%, segunda maior alta daquele pregão. Segundo operadores, algumas notícias que envolvem a empresa chamaram a atenção dos investidores, que começam a se posicionar para possíveis desdobramentos.

A Norte Energia, que é responsável pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pediu registro de companhia aberta à CVM. A estatal mineira tem participação indireta na companhia. E nesta semana, a Cemig manifestou interesse em prorrogar duas concessões de geração e transmissão.

*Com Estadão Conteúdo

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos