Mercado

Ibovespa hoje: Suzano (SUZB3), Gerdau PN (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) são os destaques positivos do dia

Papéis registraram as maiores altas no pregão da B3 desta terça-feira

Aço longo em uma fábrica da Gerdau. (Foto: Jenn Ackerman/The New York Times)
  • O Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira (15) praticamente estável (alta de 0,02%), aos 100.297,91 pontos, e teve giro financeiro de R$ 24,4 bilhões
  • As três ações que mais ganharam preço foram Suzano (SUZB3), Gerdau PN (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4)

O abrupto cancelamento do Renda Brasil em vídeo postado pelo presidente Jair Bolsonaro em rede social, acompanhado de ameaça de “cartão vermelho” para quem contrariar sua orientação, recolocou o risco político na agenda, descolando o Ibovespa do bom humor externo em meio à nova série de dados econômicos favoráveis, especialmente na China, com produção industrial acima do esperado para agosto, e também nos EUA.

O desdobramento surpreendeu na medida em que a equipe econômica começava a amadurecer a proposta, mais uma vez rejeitada pelo presidente, irredutível quanto a compensações e ajustes impopulares.

“Voltamos à estaca zero, mas é de se esperar que algo venha a ser colocado no lugar, e não deve ser o Bolsa Família”, aponta o economista-chefe da Nova Futura, Pedro Paulo Silveira, observando que a opção do mercado hoje parece ter sido a de esperar para ver.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em entrevista no fim de semana, o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, número 2 do Ministério da Economia, detalhou medidas em estudo, como o congelamento de aposentadorias e benefícios previdenciários por dois anos, para viabilizar o Renda Brasil.

Hoje, mostrando prints de notícias sobre compensações em estudo pela equipe econômica, como desvinculações e ajustes em benefícios como o BPC, Bolsonaro reiterou que não retirará dos pobres para dar aos muito pobres – e colocou um “ponto final” na discussão sobre o Renda Brasil.

A presença de Waldery em uma entrevista coletiva nesta terça-feira foi cancelada e, ainda no início da tarde, o ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou participação em evento virtual para dizer que não era o destinatário do “cartão vermelho”.

O programa, que sucederia o auxílio emergencial a partir do ano que vem, foi declarado morto hoje pelo presidente, que acrescentou que o governo seguirá até 2022 com o Bolsa Família.

“Não entendo de política, mas confio na intuição política do presidente Bolsonaro”, disse hoje Guedes, durante participação virtual no painel Tele Brasil 2020. “Toda informação tem sinal e barulho, o sinal é de que as reformas progridem e a economia volta”, observou também o ministro, reiterando sua expectativa de retomada em forma de ‘V’.

A viabilização do Renda Brasil era considerada um dos principais desafios colocados por Bolsonaro a Guedes, que, em conjunto com a equipe econômica, tem enfrentado resistência do presidente nas compensações e sugestões propostas para encaixá-lo no orçamento sem comprometer o teto de gastos.

Neste contexto de incerteza sobre a situação fiscal e o grau de estímulo ao consumo para 2021, o Ibovespa tem se mantido, nas quatro últimas sessões, na margem inferior da faixa de consolidação entre 99 mil e 103 mil que tem prevalecido desde agosto.

Hoje, o índice sustentou viés levemente positivo entre o começo e o fim da tarde, encerrando pouco acima da estabilidade (+0,02%), aos 100.297,91 pontos.

Quem levou a melhor foram Suzano (SUZB3), Gerdau PN (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4). Confira o que influenciou o desempenho desses três papéis.

Suzano (SUZB3): +6,01%
Gerdau PN (GGBR4): +5,77%
Metalúrgica Gerdau (GOAU4): +5,25%

Os três papéis vencedores do pregão desta terça-feira foram puxados pelos mesmos fatores: câmbio e China. Com o dólar estável em R$ 5,27 e sinais de reação mais forte da economia do país asiático, as ações de exportadoras lideraram entre as altas – que também beneficiaram, por exemplo, os frigoríficos.

Na visão de Lucas Feitosa, especialista em renda variável da XP, apesar do estresse gerado no mercado local no início da tarde diante do potenciais desentendimentos entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes (Economia) sobre o Renda Brasil, a resposta de Guedes, “reforçando que não foi um cartão vermelho diretamente para ele tranquilizou os mercados”.

Além disso, novos indícios de recuperação da economia chinesa, a segunda maior do mundo, animam os investidores, após o país anunciar expansão de 4,1% nas vendas de moradias entre janeiro e agosto ante igual período do ano passado. O resultado mostra forte aceleração ante o acumulado até julho, quando as vendas apresentaram acréscimo anual de 0,4%.

*Com Estadão Conteúdo