• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Tarifas de Trump derrubam mais uma vez bolsas de NY. Até quando vai o estresse dos investidores?

Os índices acionários de Wall Street encerraram mais uma sessão com perdas após novos atritos de Trump com o Canadá

Por Daniel Rocha

11/03/2025 | 18:05 Atualização: 12/03/2025 | 13:57

(Foto: Adobe Stock)
(Foto: Adobe Stock)

A decisão da Ucrânia em concordar com o plano de cessar-fogo imediato de 30 dias e a suspensão da província canadense de Ontário sobre as taxas de 25% da energia vendida para os EUA ajudaram a minimizar a sangria das bolsas de Nova York nesta terça-feira (11). O índice Nasdaq, por exemplo, quase encerrou a sessão no campo positivo: nos minutos finais do pregão voltou a cair e fechou o dia com uma desvalorização de 0,18%, aos 17.436,10 pontos. Os índices S&P 500 e Down Jones foram na mesma direção e encerraram com perdas de 0,81% e 1,14%, respectivamente.

Leia mais:
  • Dólar fecha em queda em meio a atritos entre Trump e o Canadá
  • Tesla sofre na Bolsa e perde US$ 655 bi no governo Trump. O que está acontecendo?
  • 3 meses depois, JP Morgan volta a recomendar as ações brasileiras. O que mudou?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O desempenho dos principais índices acionários de Wall Street espelham mais uma vez o estresse dos mercados com a forma como o presidente americano, Donald Trump, conduz a sua política de tarifária. Pela manhã, o chefe da Casa Branca disse, em uma publicação na rede social Truth Social, que iria dobrar as alíquotas de importação sobre o aço e alumínio vindos do Canadá. A medida era uma resposta à decisão da província canadense de Ontário que aplicou um imposto de 25% sobre as exportações de eletricidades para os EUA.

A retaliação durou por poucas horas. Segundo informações do Broadcast, o primeiro-ministro da província canadense de Ontário, Doug Ford, suspendeu a medida após uma conversa com o secretário do comércio americano, Howard Lutnick, na tarde de hoje. Essa imprevisibilidade, além de elevar a tensão comercial entre os países, que também inclui o México e China, eleva a preocupação dos analistas com os rumos da maior economia do mundo. Para eles, as novas alíquotas podem pressionar a inflação dos EUA e, como consequência, desencadear uma recessão econômica nos próximos meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Tesla subiu 3,8%, após a gigante dos veículos elétricos cair 15% enquanto os investidores consideravam a possibilidade de recessão nos EUA e um analista de Wall Street reduzia a sua previsão para as entregas da empresa no primeiro trimestre.

Nesta terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, apareceu ao lado do CEO da empresa, Elon Musk, após dizer que pretende comprar um veículo da Tesla, em sinal de apoio ao dono da montadora.

As ações da Nucor subiram 2,5% e a da Alcoa ganharam 3,13% depois que o presidente dos EUA disse que as tarifas sobre aço e alumínio entrariam em vigor na quarta-feira, depois que o Canadá retaliou as tarifas anteriores com impostos mais altos sobre a eletricidade enviada aos EUA.

Nesta terça-feira, contudo, Ontário anunciou a suspensão da sobretaxa de eletricidade. A Delta despencou 7,25%, após cortar projeções. Já a Southwest subiu 8,3% em meio a notícias de pretende começar a cobrar por despacho de bagagem. As ações da Alibaba listadas em NY ganharam 4,9%. O Citigroup elevou as ações chinesas a “overweight” e reduziu a exposição ao EUA em realocação global. Em dia de agenda esvaziada, investidores aguardavam a divulgação do índice de preços ao consumidor de fevereiro (CPI, na sigla em inglês), amanhã, que pode ajudar a balizar expectativas para a política monetária nos EUA.

Publicidade

“A bolsa, que experimentou euforia após a vitória de Trump, devolveu os ganhos desde a posse. O “Índice do Medo” atingiu o nível mais alto desde dezembro, e o indicador “Fear and Greed” da CNN passou de “ganância” em novembro para “medo extremo” recentemente, em níveis não vistos desde agosto”, diz Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad. O temor dos mercados não tem intimidado a Casa Branca. No último domingo (9), em entrevista ao canal Fox News, Trump afirmou que tinha o dever “de construir um país forte” e, por isso, não teria tempo “para prestar atenção no mercado”.

Dado a nova conduta do governo, Marcelo Cabral, CEO da gestora Stratton Capital, acredita que os investidores devem continuar buscando proteção, enquanto os efeitos positivos da gestão de Trump, como corte de impostos e maior desregulamentação, não aparecem. “Esperamos que os próximos 3 a 6 meses sejam de alta volatilidade com tendência de queda. Os efeitos negativos da politica do novo governo vão se manifestar antes dos efeitos positivos”, diz o especialista. “A queda é uma oportunidade de compra, especialmente em inteligência artificial (IA)”, acrescenta.

Com informações doBroadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Donald Trump
  • Investidores
  • mercado
Cotações
30/04/2026 18h55 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 18h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Últimas: Mercado
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar
Mercado
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar

Fluxo estrangeiro sustentou o rali, mas petróleo, inflação e Fed esfriaram o mercado no fim de abril; veja as ações que mais subiram e caíram

30/04/2026 | 17h41 | Por Murilo Melo
Itaú BBA: por que os gestores de investimentos estão otimistas com a Bolsa
Mercado
Itaú BBA: por que os gestores de investimentos estão otimistas com a Bolsa

Em relatório, a classificação de sentimento do Ibovespa ficou a 7,09, abaixo da pesquisa anterior

30/04/2026 | 15h10 | Por Beth Moreira
Alta das bolsas americanas acende alerta sobre o fim da queda do dólar, diz estrategista da Avenue
Mercado
Alta das bolsas americanas acende alerta sobre o fim da queda do dólar, diz estrategista da Avenue

Temporada de balanços reforça interesse por empresas de tecnologia e pode reduzir o fluxo para mercados emergentes como o Brasil

30/04/2026 | 15h01 | Por Daniel Rocha
Bombardier supera projeção de lucro enquanto Air France-KLM registra prejuízo no balanço do 1T26
Mercado
Bombardier supera projeção de lucro enquanto Air France-KLM registra prejuízo no balanço do 1T26

A Bombardier, para o ano completo, espera um fluxo de caixa livre de US$ 1 bilhão

30/04/2026 | 11h03 | Por Isabella Pugliese Vellani

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador