A Rússia pode deixar de pagar suas dívidas em moedas estrangeiras nos próximos cinco anos. De acordo com o site norte-americano Business Insider, as chances de calote são de quase 94% (93,6%).
Leia também
O risco se agravou com a última sanção econômica dos Estados Unidos que impediu o governo russo de pagar dívidas de títulos com reservas mantidas em bancos norte-americanos, uma resposta contra a atuação do governo russo na Ucrânia. A medida foi anunciada na última segunda-feira (7).
Segundo o Business Insider, a proibição refletiu nos preços de produtos financeiros que protegem os investidores contra o calote de títulos russos, denominados “swaps de inadimplência de crédito”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na manhã desta quinta-feira (7), os valores já indicavam as chances de 93,6% de inadimplência. Esse percentual aumentou em mais de 80 pontos percentuais após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Os dados repassados ao Business Insider pela Intercontinental (ICE) Exchange mostram que, no início do ano, a probabilidade de inadimplência dos títulos russos era de 8%. No início da guerra, o percentual subiu para 42%. .