Publicidade

Mercado

FMI: dólar pode perder influência com sanções contra Rússia

As sanções econômicas foram medidas de retaliação contra o governo russo pela invasão à Ucrânia

FMI: dólar pode perder influência com sanções contra Rússia
Nos últimos anos, o dólar tem perdido espaço nas participações das reservas internacionais (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • De acordo com Gita Gopinath, com a diretora do departamento de pesquisa do FMI e conselheira econômica do Fundo, a experiência vivenciada pela Rússia pode servir de alerta para outros países emergentes que dependem do dólar

As sanções econômicas impostas contra a Rússia podem reduzir o domínio financeiro global do dólar como moeda de reserva e estimular o uso de outras moedas. De acordo com o site norte-americano Business Insider, a avaliação é da Gita Gopinath, diretora do departamento de pesquisa e conselheira econômica do Fundo Monetário Internacional (FMI) durante entrevista para o Financial Times nesta quinta-feira (31).

Segundo a avaliação de Gopinath, as medidas econômicas contra a Rússia tiveram forte impacto na economia russa, o que demonstra o poder do dólar como moeda de reserva global. No entanto, a realidade vivenciada pelo país emergente trouxe um alerta para as outras economias que devem buscar outras moedas para reduzir a dependência do dólar americano.

Essa percepção pode reduzir ainda mais a presença do dólar nas reservas internacionais. De acordo com o Business Insider, nas últimas duas décadas, a presença da moeda norte-americana nas reservas internacionais caiu de 70% para 60%. “O dólar continuaria sendo a principal moeda global mesmo nesse cenário, mas a fragmentação em um nível menor certamente é bem possível”, disse Gopinath ao Financial Times em entrevista publicada na quinta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A moeda chinesa Yuan, por exemplo, já é utilizada por mais de 70 bancos centrais como moeda de reserva, segundo Baizhu Chen, professor de finanças clínicas e economia empresarial da Universidade do Sul da Califórnia, em entrevista ao Business. Na avaliação dele, a busca por outras moedas reduz os riscos econômicos desses países.

“Alguns países sentem que suas economias podem ficar reféns das políticas dos EUA porque o dólar é dominante e os países querem diversificar seu risco”, afirmou Chen ao Insider em entrevista ao Business no último sábado (26). As sanções econômicas contra a Rússia são medidas de retaliação de países ocidentais ao governo russo motivados pela invasão ao território ucraniano. Os conflitos iniciaram no fim do último mês de fevereiro.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>