Mercado

Como são feitas as projeções econômicas do PIB?

Em rodada geral de revisões, o próprio BC cortou o PIB para zero

Como são feitas as projeções econômicas do PIB?
Foto: Pixabay
  • Bancos, consultorias e o próprio Governo Federal esperam PIB mais baixo para esse ano
  • Refazer as projeções é um desafio, já que mundo vive situação atípica com crise do coronavírus
  • Mesmo com cenário instável, instituições projetam crescimento para 2021

Janeiro de 2020 trouxe um sopro de otimismo para a atividade econômica no País. Não só o governo federal, como diversas instituições financeiras, projetavam um crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) na casa dos 2%. Mas o sinal de alívio foi logo deixado de lado com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que paralisou o comércio, a indústria e confinou milhares de brasileiros em casa.

Em uma rodada geral de revisões, o próprio governo cortou sua projeção do PIB de 2,2% para zero nesta quinta-feira (26) – uma expectativa até otimista frente ao projetado pela iniciativa privada, que já prevê PIB negativo.

Mas como são feitas essas projeções?

Para mapear o impacto do coronavírus na economia, nós observamos o que acontece nos países que sofreram o choque há mais tempo, como a China e a Itália”, diz Fernando Gonçalves, superintendente de pesquisa econômica do Itaú.

A China, por exemplo, sofreu queda de 60% na atividade econômica em apenas um mês. Mas como houve retomada forte no ritmo de produção, a recuperação pode vir nos próximos dois meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já na Itália, os casos de pessoas infectadas pela doença continuam crescendo, deixando o cenário econômico ainda mais imprevisível. “Também levamos em consideração o tempo que o local está em quarentena”, diz Gonçalves. “No caso do Brasil, calibramos a realidade de acordo com os exemplos e a experiência de outros países.”

Segundo Nelson Marconi, professor de economia da FGV, fazer projeções, na atual conjuntura, é um desafio ainda maior. “As previsões são feitas com modelos estatísticos que ajudam prever o que pode acontecer no futuro da economia”, diz.

Como a crise do coronavírus é uma situação sem precedentes, não existe uma base de dados para comparação, deixando as projeções menos assertivas. “Além de modelos estatísticos, o economista precisa usar a sua experiência”, afirma Marconi.

E quando acontecerá a retomada?

O cenário volátil não impediu as apostas de forte recuperação para o ano que vem. Segundo o Relatório Focus, a publicação semanal do Banco Central, o mercado financeiro projeta uma alta de 2,5% em 2021.

Mais otimista que a média das instituições, o Itaú aposta em um crescimento robusto de 5,5% para o Brasil e de 6,1% para o mundo. Gonçalves explica a perspectiva do banco. “O choque que estamos vivendo é temporário e ficará contido ao primeiro semestre deste ano”, diz.

Se os governos não agirem, o impacto no PIB poderá ser sentido até 2021

Na prática, como há expectativa de que a crise não se prolongue, o efeito comparativo de um período de grande turbulência – como esse primeiro semestre de 2020 – com o mesmo período de 2021, pode dar espaço para impulsionar os números.

Essa é a mesma visão da consultoria TCP Partners, que espera uma recuperação em “V”, ou seja, uma queda com menos velocidade, seguida de uma recuperação mais acelerada. “O que preocupa é a questão política, falta alinhamento entre o governo federal e os governadores”, afirma Ricardo Jacomassi, sócio e economista-chefe da TCP Partners.

Publicidade

Na outra ponta, há quem seja mais cético. Para Marconi, da FGV, as estimativas de crescimento rápido para o ano que vem podem ser equivocadas.

“Se os governos não agirem com força na complementação de renda dos trabalhadores e com recursos para que as empresas não quebrem, a crise pode se prolongar”, diz o professor. “O impacto no PIB poderá ser sentido até 2021.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos