• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Crise do coronavírus tem começo, meio e fim, diz Henrique Bredda

Paciência é chave para quem entrou na Bolsa há pouco tempo

Por E-Investidor

22/03/2020 | 19:27 Atualização: 02/06/2020 | 16:41

Henrique Bredda, gestor da Alaska Asset Management. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Henrique Bredda, gestor da Alaska Asset Management. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

(Valéria Bretas, E-Investidor) O cenário que se desenhava no início do ano não poderia ser melhor para os investidores que ensaiavam uma migração para a renda variável. Com a Taxa Selic no menor nível da história, a Bolsa de Valores se tornou a nova menina dos olhos. Porém, a epidemia do coronavírus derreteu os mercados e colocou boa parte da carteira no negativo. Em entrevista ao E-Investidor, Henrique Bredda, sócio-fundador da gestora Alaska Asset Management, que detém R$ 10 bilhões sob gestão, diz que a retomada do mercado de ações deve acontecer quando o ritmo de infectados estabilizar.

Leia mais:
  • Miranda: "Este é o melhor momento para ajudar o investidor"
  • Bolsa recua 42%. Por que algumas ações caem mais?
  • Americanos esgotam estoque de freezers para atravessar quarentena
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E-Investidor: A crise do coronavírus pegou os investidores de surpresa. O que fazer?
Henrique Bredda: Historicamente, o erro clássico do investidor nesses momentos é se recolher quando os preços caem. Isso aconteceu na quebra do Lehman Brothers, em 2008, e na eleição presidencial do Brasil, em 2002. Quando a pessoa já está na bolsa, a solução é não fazer nada e esperar o turbilhão passar.

E-Investidor: Apesar das medidas anunciadas pelo governo e pelos maiores bancos do país para conter o efeitos, o mercado ainda não reagiu. O que explica essa resposta negativa?
Henrique Bredda: A situação poderia ser ainda mais grave. O mercado não subiu, mas as medidas podem ter parado a sangria. Essa pronta resposta dá uma certa tranquilidade de que o sistema não colapsa. É claro que vamos ver muitas empresa com dificuldade de caixa, mas acredito que a injeção de liquidez e flexibilização das linhas de crédito podem dar conta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E-Investidor: O cenário de queda da B3 pode piorar?
Henrique Bredda: Já estamos em um nível muito baixo de pontuação, mas isso não quer dizer que não pode piorar. Vamos ficar um tempo nesse patamar até surgirem mais notícias positivas do que negativas, como uma vacina ou a diminuição no ritmo de muitos infectados. Nos países onde o coronavírus começou a estabilizar, a bolsa já mostra sinais de retomada.

E-Investidor: O número de pessoas físicas na Bolsa mais que dobrou em dois anos no País. Podemos ver um efeito de debandada?
Henrique Bredda: Pode acontecer um movimento de troca: sai um grupo machucado que não estava preparado para uma pancada deste porte, mas entra muita gente. Vamos nos acostumar com uma nova safra de pessoas comprando ações nos próximos 10 anos. Os mais jovens estão chegando no mercado de trabalho e mais acostumados com as plataformas de investimentos. Mesmo em uma desaceleração, esse já é um fluxo estrutural difícil de interromper.

E-Investidor: Esse é o melhor momento para o investidor comprar ações?
Henrique Bredda: O movimento é mais arriscado para quem entra na bolsa pensando no curto prazo. Se a ideia é seguir com um plano estrutural na renda variável de pelo menos dez anos, o período de estresse é mais interessante. Com certeza é melhor entrar nos 60 mil pontos do que nos 100 mil, mas isso para o investidor que está com a cabeça em 2030, e não em 2021.

E-Investidor: Quais setores são mais atrativos neste momento?
Henrique Bredda: Estamos olhando com atenção toda empresa vinculada ao mercado doméstico, como varejo, logística ou educação. Por mais frágil que o Brasil esteja, estamos em ritmo de retomada desde o início de 2016. As reformas que começaram ali atrás devem continuar nos próximos governos e essa continuidade tem grande chance de tornar o ambiente doméstico melhor ao longo do tempo. É claro que vamos enfrentar um PIB negativo forte, mas vamos retomar a trajetória do início do ano.

Publicidade

E-Investidor: Para onde vamos agora?
Henrique Bredda: Fazendo uma analogia, podemos dizer que estamos passando por uma situação de guerra. As pessoas estão sendo obrigadas a ficar em casa, escolas fechando e hospitais com leitos cheios. A diferença é que essa guerra tem começo meio e fim. A gente já viu o fim dela em outras regiões do mundo, então sabemos que é algo que vai passar e precisamos ficar de olho na retomada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
21/02/2026 3h43 (delay 15min)
Câmbio
21/02/2026 3h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 2

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior

  • 3

    A reação do mercado à derrubada das tarifas de Trump pela Suprema Corte

  • 4

    NYT: crises estão por toda parte, mas os mercados parecem não se importar

  • 5

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Últimas:
Resultado da Super Sete 813: COLUNAS SORTEADAS! Veja os números desta sexta (20)
Loterias
Resultado da Super Sete 813: COLUNAS SORTEADAS! Veja os números desta sexta (20)

O sorteio da vez aconteceu no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), e foi transmitido ao vivo no YouTube

20/02/2026 | 21h29 | Por Jéssica Anjos
Resultado da Dupla Sena 2927: SORTEIO REALIZADO! Veja as dezenas desta sexta (20)
Loterias
Resultado da Dupla Sena 2927: SORTEIO REALIZADO! Veja as dezenas desta sexta (20)

A Caixa Econômica Federal organizou os dois sorteios da modalidade no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)

20/02/2026 | 21h23 | Por Jéssica Anjos
Moody’s altera perspectiva da Amazon com ampliação das despesas em mais de 50%
Mercado
Moody’s altera perspectiva da Amazon com ampliação das despesas em mais de 50%

Plano da companhia é de acelerar seus investimentos para cerca de US$ 200 bilhões em infraestrutura para nuvem e IA

20/02/2026 | 20h57 | Por Patricia Lara
Resultado da Lotofácil 3617: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS! Veja as dezenas de hoje (20)
Loterias
Resultado da Lotofácil 3617: OS NÚMEROS FORAM SORTEADOS! Veja as dezenas de hoje (20)

O prêmio principal da modalidade é voltado para a aposta que conseguir cravar os 15 números revelados

20/02/2026 | 20h50 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador