• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Seis pontos que o investidor precisa saber sobre Rússia e Ucrânia

Ataque foi autorizado pelo presidente russo. Como ficam os mercados globais?

Por Luíza Lanza

24/02/2022 | 13:44 Atualização: 24/02/2022 | 13:44

O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: AP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: AP

O mundo acordou nesta quinta-feira (24) com a notícia de que a Rússia atacou a Ucrânia. O estopim para que o cenário mais temido dos últimos meses se concretizasse aconteceu quando o presidente russo Vladimir Putin reconheceu a independência de duas regiões separatistas no leste do país vizinho – o que serviu de pretexto para que o Kremlin avançasse.

Leia mais:
  • A crise entre Rússia e Ucrânia e seus efeitos para o mercado
  • Rússia e Ucrânia: O impacto para os investimentos no Brasil
  • Após ataque russo, criptomoedas despencam; Bitcoin cai 8%
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O desenho é uma invasão total, o objetivo da Rússia é tomar a Ucrânia interior. Uma guerra acaba rápido quando o exército oponente é fraco demais, e por isso é derrotado rapidamente, ou forte demais, o que estimula um cessar fogo. Um exército intermediário é quando se tem mais destruição e problema, e é o que está se desenhando”, explica Thiago de Aragão, diretor de estratégia da Arko Advice, mestre em Relações Internacionais e colunista do E-Investidor.

Além das perdas humanas que um conflito armado ocasiona, a economia mundial também é inevitavelmente afetada. Rússia e Ucrânia são grandes produtores e exportadores de commodities e a eclosão de uma guerra entre os dois países deve impactar todos os mercados globais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

João Beck, economista e sócio do BRA, explica que, diferentemente da pandemia, o mercado se protegeu. “Isso ficou evidente desde o sobrepreço dos contratos de derivativos de diversas classes de ativos até a disparada do preço do petróleo e derivados. A crise ucraniana foi escalando ao longo das semanas”, diz.

A economia brasileira não está imune às tensões no leste europeu. Por isso, o E-Investidor separou alguns pontos que o investidor precisa ficar atento enquanto o conflito estiver acontecendo.

1) O preço das commodities vai subir

O principal efeito do conflito na economia vai ser sentido via commodities, principalmente as energéticas e as agrícolas. Pela primeira vez em sete anos, o preço do barril de petróleo ultrapassou a casa dos US$ 100. O gás natural também sobe 40% nesta quinta-feira. A Rússia é uma grande produtora e exportadora de ambos os produtos e a possibilidade de interrupção nas cadeias produtivas faz os preços aumentarem.

2) Inflação nos alimentos

Além da Rússia, referência em gás natural e petróleo, a Ucrânia também tem forte agricultura, sendo responsável por mais de 10% da produção mundial de trigo. A paralisação da produção ucraniana deve reduzir significativamente o estoque do insumo no mercado e aumentar os preços dos alimentos mundo afora.

“São commodities que afetam diretamente o consumo primário de consumidores, o pãozinho, a gasolina”, diz Aragão.

Com a tendência de aumento nos preços das commodities agrícolas e, em consequência, dos alimentos, há também um aumento da renda direcionada para alimentação e menos consumo para gastos discricionários e serviços em todo mundo.

3) Desaceleração no mercado global

Com as condições do mercado mais restritas, deve haver menos liquidez nas bolsas para financiamento e menos apetite para investimentos – vetores que podem levar à desaceleração do crescimento global.

4) Aumento das taxas de juros

Em uma tentativa de conter a inflação, que já vinha acelerada por causa dos efeitos da pandemia, as economias mundiais vão ficar pressionadas para aumentar suas taxas básicas de juros. “A alta das commodities se soma ao cenário de inflação alta em todo mundo e pode ocasionar um aperto monetário (subida de juros) maior do que o projetado”, explica Beck, da BRA.

Publicidade

Se o banco central dos Estados Unidos já vinha endurecendo o discurso monetário, agora a situação deve piorar. “O FED fica numa sinuca de bico. Por um lado, a desaceleração global pode aliviar a inflação de salários que hoje é um canal de contágio relevante. Por outro lado, a alta das commodities pressiona preços industriais”, afirma.

5) Haverá efeitos do conflito no Brasil

E como fica o Brasil? O Ibovespa vem de um movimento de recuperação, acumulando ganhos de 6,85% no ano até o pregão de quarta-feira (24). Para Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos, a pergunta é se vamos ter na B3 apenas uma correção ou uma queda mais forte, mas ainda não é possível saber a resposta.

“O Brasil não é diretamente afetado, podemos dizer até o contrário, já que é exportador de matéria- prima que está subindo. Os setores produtores de matéria-prima devem se dar bem: petróleo, minério, alimentos, exportadoras, empresas indexadas ao dólar”, explica.

6) Aversão ao risco

O mercado financeiro como um todo vai ficar com uma grande aversão ao risco. “Quem está mais perto sofre mais, mas o Brasil, por ser emergente, também vai sentir”, diz Cunha, da iHUB.

Ativos de empresas do setor de construção, que dependem mais da taxa de juros, de varejo ou as techs, que performam pior em momentos de aversão ao risco, devem sofrer mais.

João Beck, da BRA, acrescenta que os efeitos sentidos pelas potências globais também vão se refletir aqui. “Em especial o contágio de inflação que pode forçar o Banco Central americano ao aumento mais acentuado da taxa de juros num ambiente econômico fragilizado e endividado”, afirma.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsa de valores
  • Commodities
  • Conteúdo E-Investidor
  • Guerra
  • Inflação
  • Juros
  • Petróleo
  • Rússia
Cotações
24/04/2026 21h58 (delay 15min)
Câmbio
24/04/2026 21h58 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

  • 2

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 3

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta com aumento de participação de controladores; Brava (BRAV3) afunda
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta com aumento de participação de controladores; Brava (BRAV3) afunda

Pregão foi marcado por queda do petróleo e de ações do setor petroleiro na bolsa brasileira

24/04/2026 | 18h45 | Por Beatriz Rocha
Brava (BRAV3) tomba após anúncio da Ecopetrol e oferta de ações; o que fazer?
Mercado
Brava (BRAV3) tomba após anúncio da Ecopetrol e oferta de ações; o que fazer?

Casas de análise divergem sobre atratividade da oferta e recomendação para acionistas da Brava

24/04/2026 | 18h19 | Por Beatriz Rocha
UBS BB: fintechs avançam no Brasil com o Nubank líder em base de clientes com crédito no País
Mercado
UBS BB: fintechs avançam no Brasil com o Nubank líder em base de clientes com crédito no País

A fintech já ultrapassou Itaú e Bradesco em quantidade de clientes; Banco Inter alcança 43 milhões

24/04/2026 | 16h19 | Por Luísa Laval
Bancos cortam projeções para ação do Banco do Brasil (BBAS3) após Investor Day
Mercado
Bancos cortam projeções para ação do Banco do Brasil (BBAS3) após Investor Day

Gestão da empresa sinaliza movimento de recuperação em "W" e analistas reforçam cautela para o papel

24/04/2026 | 14h46 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador