Publicidade

Mercado

Conselho da Petrobras: ‘Minoritários não apitam nada’, diz analista

A renúncia do único conselheiro eleito pelos minoritários pode obrigar a realização de novo pleito

Conselho da Petrobras: ‘Minoritários não apitam nada’, diz analista
Foto: Sergio Moraes/Reuters
  • A esperada Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que definiria os novos conselheiros da Petrobras ocorreu na última segunda-feira (12). Das oito vagas disponíveis no Conselho de Administração da companhia, sete foram ocupadas por indicados do governo federal.
  • O único eleito foi o advogado Marcelo Gasparini, que anunciou em seu perfil no LinkedIn que iria renunciar assim que tomasse posse
  • Na visão de especialista, os minoritários podem até conseguir mais cadeiras, mas a União continuará dando as cartas na Petrobras

A esperada Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que definiria os novos conselheiros da Petrobras ocorreu na última segunda-feira (12). Das oito vagas disponíveis no Conselho de Administração da companhia, sete foram ocupadas por indicados do governo federal. O resultado foi considerado negativo pelo mercado, já que os acionistas minoritários ficaram sub-representados, com apenas uma cadeira, ante as duas vagas que tinham na formação anterior.

O único eleito foi o advogado Marcelo Gasparini, que anunciou em seu perfil no LinkedIn que iria renunciar assim que tomasse posse. A desistência obrigaria a Petrobras a realizar um novo pleito e daria nova chance de os acionistas emplacarem nomes no Conselho da estatal. De acordo com Gasparino, distorções no sistema de votação à distância prejudicaram o voto dos minoritários.

Ainda assim, para analistas há pouca esperança de que a estratégia resulte em alguma mudança significativa. “A novela da eleição dos conselheiros da Petrobras vai continuar inutilmente, porque não mudará a posição do governo com maioria dos votos”, afirma Flavio Conde, chefe de análises da Inversa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão de Conde, os minoritários podem até conseguir mais cadeiras, mas a União continuará dando as cartas na Petrobras. “Os minoritários tentarão fazer mais um conselheiro para ‘marcar presença’ e ter vitória parcial. Entretanto, a maioria no Conselho de Administração da Petrobras continuará com o governo federal e o que governo quiser será aprovado.”

Para Ilan Arbetman, analista de research da Ativa Investimentos, o imbróglio de uma nova votação, por si só, já prejudica a Petrobras. “Você perde mais tempo, é ruim. A estatal já está nesse hiato em que já se sabe desde fevereiro que Castello Branco [ex-CEO] vai sair e o general Silva e Luna vai assumir tão logo. Mas nesse tão logo, perde-se tempo, e em uma indústria global como o Petróleo, é necessário estar sempre à frente”, afirma. “O mercado demorará mais tempo para saber qual a nova cara da Petrobras, isso traz uma dose de incerteza que é negativa.”

Papéis ignoram cenário político

Toda essas dúvidas em relação a uma possível reviravolta no Conselho da Petrobras ainda não está fazendo preço nos papéis. A ação PETR4 encerrou a quarta-feira (14) com alta de 1,59%, cotada a R$ 24,35. Segundo André Machado, professor e fundador do Projeto Os 10%, escola de traders, apesar das possíveis críticas e reclamações em relação à nova formação dos representantes, as ações tendem a seguir acompanhando o ritmo do petróleo no exterior, ignorando as questões domésticas.

“Acredito que não vai fazer preço a renúncia do minoritário. Mas, no final das contas, os minoritários não apitam nada. O majoritário quem manda, e está sapateando, fazendo o que quer, todo mundo sabe como a cabeça do majoritário funciona”, afirma. “Para mim, a Petrobras nesse momento, está 100% conectada apenas à commodity. É tanta incerteza que o mercado por enquanto não tem precificado nada. A única certeza do nosso mercado é a incerteza.”

Web Stories

Ver tudo
<
13° salário: jovem aprendiz tem direito?
Sou PJ: tenho direito ao 13° salário?
O seu celular pode ser o vilão da conta de luz; descubra quanto custa para recarregar a bateria
Quanto custa o ingresso para o Beach Park, o parque aquático mais famoso do Brasil?
13° salário: estagiário tem direito?
Donos de animais agora vão ter que pagar imposto por seus pets? Descubra
Quanto a energia solar economiza na conta de luz? Descubra
Fui demitido: tenho direito ao 13° salário?
6 lições valiosas sobre negócios para aprender com o livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham
IR 2025: quanto é o imposto de renda sobre investimentos?
6 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos