Mercado

Custo de fraudes no Brasil é o mais elevado da América Latina

O relatório O Real Custo das Fraudes ouviu executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros

Custo de fraudes no Brasil é o mais elevado da América Latina
Foto: Pixabay
  • Na América Latina, o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da transação, no Brasil, o valor é de 3,86
  • No mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance para combater crimes financeiros
  • Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649

Enquanto na América Latina o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da operação, no Brasil o valor é de 3,86. É o que constatou o relatório “O Real Custo das Fraude”, realizado pela LexisNexis Risk Solutions.

Com respostas de 454 executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros, o estudo afirma que a ampliação do comércio digital e de transações on-line na pandemia causou também aceleração de fraudes.

Os números são obtidos a partir do indicador LexisNexis Fraud Multiplier, responsável por avaliar o total da perda que uma empresa sofre com base no valor real em dólares de uma transação fraudulenta.

Custo das fraudes: LexisNexis Fraud Multiplier™
2021 2019
Brasil 3,86 3,61
Argentina 3,62 3,35
Chile 3,63 3,52
Colômbia 3,58 3,29
México 3,75 3,55
América Latina 3,68 3,46
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O custo da fraude inclui perdas relacionadas ao valor nominal da transação pela qual as empresas são responsáveis, bem como taxas e juros incorridos, penalidades e honorários advocatícios, mão de obra, custos de investigação e custos externos de recuperação”, explica a empresa em relatório.

Um outro estudo da companhia também apontou que, no mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance contra crimes financeiros.

Custos das fraudes por canal de empresas de serviços financeiros
Lojas online 34%
Móvel 30%
Presencial 21%
Telefone 13%
Outros 7%
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

Tipo de fraudes

De acordo com o estudo, o aumento do valor é reflexo de fatores como o maior uso de plataformas digitais para pagamentos. Aliado a isso, uma outra conclusão da pesquisa é de que as fraudes estão mais sofisticadas e complexas, incluindo o uso de identidades sintéticas e vinculação de diversos dispositivos, além de ataques de bots.

Ainda fazendo paralelo com a pandemia, a pesquisa mostra que instituições financeiras e e-commerces não estavam preparadas para o crescimento abrupto.

Uma das principais preocupações é a fraude de identidade nos dispositivos. Comparando com números da pesquisa anterior, em 2019, o percentual de custos de fraudes para instituições financeiras cresceu em países como México, Colômbia e Argentina, e também é considerado alto para os e-commerces no Brasil, Chile e Colômbia.

Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649.

Média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês
2021 2019
Brasil 649 691
Argentina 671 536
Chile 629 564
Colômbia 725 491
México 625 562
América Latina 624 598
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

 

Publicidade

De acordo com Rafael Costa Abreu, diretor de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions, os comerciantes e empresas de serviços financeiros da podem ajudar a prevenir fraudes. “É possível reduzir o custo da fraude e equilibrar melhor o atrito com o cliente por meio das melhores práticas de segurança cibernética, que incluem uma abordagem de solução em várias camadas”, afirma.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos