- Na América Latina, o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da transação, no Brasil, o valor é de 3,86
- No mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance para combater crimes financeiros
- Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649
Enquanto na América Latina o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da operação, no Brasil o valor é de 3,86. É o que constatou o relatório “O Real Custo das Fraude”, realizado pela LexisNexis Risk Solutions.
Leia também
Com respostas de 454 executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros, o estudo afirma que a ampliação do comércio digital e de transações on-line na pandemia causou também aceleração de fraudes.
Os números são obtidos a partir do indicador LexisNexis Fraud Multiplier, responsável por avaliar o total da perda que uma empresa sofre com base no valor real em dólares de uma transação fraudulenta.
Custo das fraudes: LexisNexis Fraud Multiplier™ | ||
2021 | 2019 | |
Brasil | 3,86 | 3,61 |
Argentina | 3,62 | 3,35 |
Chile | 3,63 | 3,52 |
Colômbia | 3,58 | 3,29 |
México | 3,75 | 3,55 |
América Latina | 3,68 | 3,46 |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O custo da fraude inclui perdas relacionadas ao valor nominal da transação pela qual as empresas são responsáveis, bem como taxas e juros incorridos, penalidades e honorários advocatícios, mão de obra, custos de investigação e custos externos de recuperação”, explica a empresa em relatório.
Um outro estudo da companhia também apontou que, no mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance contra crimes financeiros.
Custos das fraudes por canal de empresas de serviços financeiros | |
Lojas online | 34% |
Móvel | 30% |
Presencial | 21% |
Telefone | 13% |
Outros | 7% |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
Tipo de fraudes
De acordo com o estudo, o aumento do valor é reflexo de fatores como o maior uso de plataformas digitais para pagamentos. Aliado a isso, uma outra conclusão da pesquisa é de que as fraudes estão mais sofisticadas e complexas, incluindo o uso de identidades sintéticas e vinculação de diversos dispositivos, além de ataques de bots.
Ainda fazendo paralelo com a pandemia, a pesquisa mostra que instituições financeiras e e-commerces não estavam preparadas para o crescimento abrupto.
Uma das principais preocupações é a fraude de identidade nos dispositivos. Comparando com números da pesquisa anterior, em 2019, o percentual de custos de fraudes para instituições financeiras cresceu em países como México, Colômbia e Argentina, e também é considerado alto para os e-commerces no Brasil, Chile e Colômbia.
Publicidade
Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649.
Média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês | ||
2021 | 2019 | |
Brasil | 649 | 691 |
Argentina | 671 | 536 |
Chile | 629 | 564 |
Colômbia | 725 | 491 |
México | 625 | 562 |
América Latina | 624 | 598 |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
De acordo com Rafael Costa Abreu, diretor de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions, os comerciantes e empresas de serviços financeiros da podem ajudar a prevenir fraudes. “É possível reduzir o custo da fraude e equilibrar melhor o atrito com o cliente por meio das melhores práticas de segurança cibernética, que incluem uma abordagem de solução em várias camadas”, afirma.