Mercado

Gestora recebe autorização da CVM para lançar 1º ETF do país de cripto

Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice estará disponível na B3 sob o ticker HASH11

O segmento de criptoativos pode ser uma boa saída para quem procura finanças descentralizadas - ou DeFI, na sigla em inglês.(Foto: Envato Elements)
  • O fundo de índice, que já era negociado desde fevereiro deste ano na bolsa de valores de Bermudas, terá como objetivo replicar o Nasdaq Crypto Index (NCI), desenvolvido pela Nasdaq e pela própria Hashdex
  • Atualmente, o índice é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Chainlink, Stellar, Litecoin e Bitcoin Cash

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a gestora Hashdex a lançar o primeiro Exchange-traded Fund (ETF, fundo de índice de criptoativos), do mundo no Brasil. Este é o primeiro produto do tipo a ser negociado no país e estará disponível para todos os investidores da B3 sob o ticker HASH11.

O fundo de índice terá como objetivo replicar o Nasdaq Crypto Index (NCI), que foi co-desenvolvido pela Nasdaq e pela própria Hashdex. Seu intuito é ter retornos que correspondem a performance em reais desse índice.

O produto já estava disponível desde fevereiro de 2020 na bolsa de valores de Bermudas, um dos países com a regulamentação mais amigável e avançada de criptoativos.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os investidores tinham acesso a ele por meio dos fundos oferecidos pela Hashdex em diversas corretoras do país. Contudo, sua exposição era limitada a 20%, 40% e 100%, sendo a exposição máxima permitida apenas para investidores qualificados, ou seja, com mais de R$ 1 milhão investidos. Com o ETF, os pequenos investidores poderão comprar cotas do fundo na B3 sem restrição de exposição.

Atualmente, o índice é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Chainlink, Stellar, Litecoin e Bitcoin Cash. Será rebalanceado a cada três meses segundo os seguintes critérios: preço flutuante, negociado em pelo menos três corretoras de cripto qualificadas, suportado por pelo menos dois custodiantes institucionais, alta liquidez e representação do mercado mínima de 0,5%.

A Hashdex comunicou que informará em breve mais detalhes referentes à oferta, seu cronograma, condições e documentos aplicáveis. Além disso, o ETF terá um site próprio que será o canal oficial de divulgação de informações.