- A empresa registrou lucro líquido de R$ 113 milhões no primeiro trimestre de 2023, valor quase dez vezes maior do que o registrado um ano antes
- Apesar do aumento astronômico nas margens, o crescimento dos gastos da companhia foi um dos destaques do balanço, com despesas administrativas crescendo 25%
- O E-Investidor consultou analistas de diferentes casas para auxiliar na compra, ou não, das ações ECOR3
A Ecorodovias (ECOR3) é um dos principais destaques da B3 em 2023, com valorização de 59,43% no ano, mas ainda assim ela foi retirada da carteira hipotética do Ibovespa em sua última prévia. Dessa forma, ficou o questionamento para os investidores: mesmo não estando no principal índice da Bolsa, vale a pena investir no papel?
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Neste momento, o mercado está reagindo aos resultados trimestrais da companhia. Às 10h51, as ações estavam cotadas a R$ 6,75 , após cair 0,30%. A Ecorodovias registrou lucro líquido de R$ 113 milhões no primeiro trimestre de 2023, valor quase dez vezes maior do que o registrado um ano antes, de R$ 11,8 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 785,1 milhões no período, uma alta de 73,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
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Apesar do aumento astronômico nas margens, o crescimento dos gastos da companhia foi um dos destaques do balanço, com despesas administrativas crescendo 25%, para R$ 1,028 bilhão.
Por mais que alguns investidores pensem que, com os resultados mais do que positivos e o aumento nas margens, essa seja uma compra certeira, analistas destacam que há outros fatores que precisam ser considerados antes de realizar o investimento.
Para isso, o E-Investidor consultou analistas de diferentes casas para auxiliar na compra, ou não, das ações da companhia.
Vale a pena comprar Ecorodovias?
Para Fernando Siqueira, Head de Research da Guide Investimentos, esse é o momento de comprar ECOR3. Segundo ele, a ação, que está na carteira de investimentos de maio da Guide, está barata e ainda ganhará valor até o final do ano.
“A empresa está barata (relação preço/lucro ou EV/Ebitda), os resultados estão melhorando e devem continuar aumentando ao longo do ano, por conta de novas concessões e revisões tarifárias aplicadas no fim de 2022 e início de 2023”, disse o analista.
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No entanto, para os analistas Pedro Bruno e Matheus Sant’anna, da XP, ainda não é o momento de entrar no papel. A recomendação da casa de investimentos segue como neutra, considerando os altos níveis de alavancagem e dívidas da companhia.
“Do lado negativo, destacamos: níveis de alavancagem ainda elevados reportados em 3,9x dívida líquida/EBITDA, refletindo o atual perfil elevado de capex da companhia (embora com desalavancagem vs. 4,3x no quarto trimestre de 2022)”, disseram.
Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, também acha que ainda não é momento de entrar em Ecorodovias, tendo em vista que grande parte da valorização reportada nos resultados trimestrais e nas ações já foi precificada pelo mercado
“Se recomenda a compra se o investidor acreditar que esse lucro vai continuar. Mas com aumento de 70% em um ano, é tenebroso se o mercado não precificou esse valor. Eu acho que ainda vai ter uma correção e existem opções mais seguras”.
Por que a Ecorodovias está subindo tanto?
Um dos principais pontos para a melhora no desempenho de Ecorodovias em 2023 foi o cenário macroeconômico brasileiro de queda nas taxas de juros longas, como explica Marco Saravalle, sócio e cofundador da BM&C News.
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“O fator macroeconômico teve o maior peso na melhora de Ecorodovias,principalmente após a apresentação do arcabouço fiscal e a queda nas taxas de juros longas. O controle fiscal, que já penalizou as ações no passado, agora valoriza as ações”, disse Saravalle.
Além disso, de acordo com Siqueira, novas concessões da companhia e o aumento das tarifas também tem auxiliado as margens da Ecorodovias, fazendo os múltiplos subirem. “A alta deste ano está associada à queda dos juros, revisões tarifárias e novas concessões, que estão elevando os resultados da empresa ou fazendo os múltiplos subirem”, disse.
A própria empresa também afirma que o resultado foi obtido devido, principalmente, ao crescimento do tráfego de veículos, reajustes das tarifas de pedágio e início da cobrança de pedágio pela EcoRioMinas – que representa 32% do total da receita de pedágio da concessionária – e Ecovias do Araguaia.