Mercado

Eleições nos EUA foram demais para sabedoria de Wall Street

O mercado financeiro tem reagido à excitação momentânea com as emoções desenfreadas de uma criança de 3 anos

Eleições nos EUA foram demais para sabedoria de Wall Street
Foto: Pixabay

(Jeff Sommer, The New York Times) – Se você acompanhou de perto os mercados financeiros ao longo da última semana, pode estar passando por um caso grave de vertigem. Ainda não acabou.

Costuma-se dizer que os mercados preveem o futuro com uma sabedoria coletiva que os analistas individuais não podem igualar. Mas o que eles têm feito é reagir à excitação momentânea com as emoções desenfreadas de uma criança de 3 anos. Considere as mudanças extremas de humor exibidas pelos traders à medida que as eleições nos EUA dominaram as notícias.

Leia também: Por que Trump não se reelegeu e o que o investidor precisa aprender com isso 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Primeiro, na última semana de outubro, com a aproximação das eleições, o mercado de ações caiu drasticamente. A queda de 6,5% na média industrial do Dow Jones naquela semana foi o pior desempenho pré-eleitoral já registrado, de acordo com o Ned Davis Research, um grupo independente de pesquisa de mercado, que sugeriu que os mercados esperavam um alto grau de caos eleitoral.

Esse julgamento sinistro fez muito sentido para mim, então fiquei surpreso ao ver a perspectiva do mercado tornar-se abruptamente otimista. As ações começaram a subir na preparação para o dia da eleição e, à medida que as pesquisas começaram a fechar nos Estados Unidos na noite de terça-feira e a contagem começou para valer, os preços futuros das ações começaram a levitar ainda mais, enquanto os rendimentos do Tesouro subiram.

Mas por quê? A conversa que prevaleceu nos canais financeiros durante grande parte da terça-feira foi repentinamente que uma “onda azul” democrata estava se formando, levaria a uma vitória presidencial para Joe Biden e ao controle democrata do Congresso, e que culminaria em uma torrente de gastos e empréstimos do governo em 2021. Todo esse dinheiro aumentaria os preços das ações e o risco de inflação, ou assim a história foi. A cobertura das notícias naquele momento era muito mais circunspecta sobre as perspectivas democratas. Os vários mercados financeiros sabiam de algo que o resto do mundo não sabia?

Aparentemente não. À medida que os resultados por estados chegavam na noite de terça-feira e o presidente Donald Trump garantia os votos eleitorais da Flórida, as visões de uma “onda azul” avassaladora aparentemente evaporaram nos mercados: o amplo mercado de futuros de ações despencou e os rendimentos do Tesouro caíram.

Absorvi essa informação, apenas para descobrir que, destemidos, alguns corretores voltaram para outro e muito percorrido caminho para os lucros: os futuros para o Nasdaq de alta tecnologia aumentaram. Gigantes como Google, Facebook, Microsoft e Apple, que impulsionaram portfólios por meses, provavelmente continuariam se saindo bem durante uma segunda administração de Trump, com um Senado republicano, ou pelo que essa lógica assumia.

Publicidade

Essas suposições também não duraram. Com Trump prometendo contestar os resultados da eleição, a probabilidade de caos eleitoral aumentou novamente e os mercados inverteram o curso. Isso só nos leva ao início da manhã de quarta-feira. Essas avaliações girando descontroladamente mostraram que os mercados eram “meio eficientes, mas também meio malucos”, nas palavras de James Mackintosh, escrevendo no The Wall Street Journal.

Meio louco, é o que eu enfatizaria. No meio do dia de quarta-feira, quando a campanha de Biden alcançou altas contagens em Wisconsin e Michigan, outra forma de exuberância do mercado tomou conta. Este presumia que os Estados Unidos acabariam tendo um democrata na Casa Branca, com o controle republicano do Senado. Em uma palavra, impasse.

Que felicidade! Como é bem conhecido em Wall Street, este alinhamento específico – um presidente democrata com controle republicano de pelo menos uma câmara no Congresso, limitando a liberdade de ação do presidente – tem sido maravilhoso para o mercado de ações.

Na verdade, tem sido a melhor de todas as variações políticas para o mercado de ações desde 1900, com ganhos anualizados de 10%, segundo dados do Bespoke Investment Group. O pior alinhamento foi a configuração atual, um presidente republicano com controle democrata de uma câmara do Congresso, com retornos anualizados de apenas 1,8%.

Leia também: Eleições nos EUA: 15 textos e 1 vídeo para entender a disputa Trump x Biden

Publicidade

Portanto, talvez não seja surpreendente que o mercado de ações tenha sofrido uma ruptura. Até quinta-feira, foi o melhor desempenho semanal em sete meses, apesar dos momentos difíceis durante os estágios iniciais de contagem de votos. Os futuros de ações despencaram durante a noite, depois subiram na manhã de sexta-feira, com a contagem dos votos na Pensilvânia mostrando uma vantagem de Biden, que oscilou ao longo do dia. Espere que essas mudanças de humor continuem.

Um governo dividido, um resultado possível da eleição ainda fluida, pode não parecer uma benção óbvia para um país em que mais de 235.000 pessoas morreram de coronavírus ou outras causas relacionadas a ele, e mais de 100.000 são infectadas todos os dias; um país nas garras de uma recessão profunda, que foi obviamente dividido por profundos conflitos políticos, sociais e raciais.

Trump deixou claro repetidamente que, independentemente do que a contagem de votos possa dizer, esses conflitos não acabaram.

Os mercados têm dito algo, sem dúvida. Mas o quê?

Eu diria que eles expressaram profunda confusão e alívio provisório: perplexidade com a situação política inflamável nos Estados Unidos e satisfação de que as coisas não estão (ainda) muito piores.

Não vejo previsões brilhantes de resultados eleitorais aqui, no entanto. Em vez disso, os mercados mudaram de caminho tão rapidamente quanto um esquilo, respondendo a fragmentos de informações, não prevendo eventos com qualquer perspicácia perceptível.

Costuma-se dizer que os mercados refletem o que o autor James Surowiecki chamou de “a sabedoria das multidões”, a noção de que as pessoas, juntas, têm percepções mais precisas do que como indivíduos. Talvez, a longo prazo, isso seja mesmo verdade.

Publicidade

Mas, no curto prazo, os mercados estão sujeitos a surtos de euforia, depressão e puro desespero, assim como massas de pessoas estão em toda parte.

Por que devemos esperar que os mercados possam prever o futuro da política americana? O bom senso nos diz o contrário. Os mercados financeiros não têm superpoderes. Eles incorporam o julgamento coletivo de milhares de mortais que estão fazendo o melhor, mas cujas falhas não desaparecem quando geram preços de mercado.

Apesar dessas limitações, a capacidade dos mercados de gerar riqueza no longo prazo faz com que a participação neles valha a pena para pessoas que não são jogadores ou operadores profissionais. Como disse o professor de Columbia e investidor de grande valor Benjamin Graham a alunos como Warren Buffett: “No curto prazo, o mercado é uma máquina de votar, mas no longo prazo é uma máquina de pesar.”

No longo prazo, a alocação de ativos tem sido eficaz: uma mistura amplamente diversificada de ações e títulos, principalmente usando fundos de índice de baixo custo. Existem apelos constantes para abordagens mais sofisticadas. Não os compro mais do que aceito a capacidade do mercado de ações de prever o futuro da política americana.