• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Emissão privada de renda fixa terá recorde em 2022, diz BTG Pactual

Movimento é liderado por empresas que precisam rolar dívidas, disse o chefe de mercado de capitais do BTG

Por Reuters

17/06/2022 | 11:30 Atualização: 17/06/2022 | 11:30

BTG Pactual aponta que, mesmo com alta dos juros, renda fixa deverá ter emissão recorde nesse ano – Foto: Shutterstock/CrizzyStudio/Reprodução
BTG Pactual aponta que, mesmo com alta dos juros, renda fixa deverá ter emissão recorde nesse ano – Foto: Shutterstock/CrizzyStudio/Reprodução

As emissões corporativas de dívida no Brasil em 2022 rumam para um recorde mesmo com o ciclo de alta de juros no País e nos Estados Unidos, com grandes empresas se valendo da ampla demanda de investidores e do momento adverso para captações no exterior ou com ações, disse o chefe de mercado de capitais de renda fixa e project finance do BTG Pactual, Daniel Vaz. “Tem muita emissão no forno para acontecer no terceiro trimestre, vai ser muito forte”, disse à Reuters o executivo, citando instrumentos como debêntures, CRAs (recebíveis do agronegócio), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio).

Leia mais:
  • BTG: com Selic atual, 65% do portfólio deve ser de renda fixa
  • BTG diz que intervenções na Petrobras podem causar perdas no Ebitida
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Vaz, esse movimento é liderado por companhias que precisam rolar dívidas, mas também por outras que estão dentro de ciclos de investimentos de mais longo prazo, como nos casos das empresas ligadas a concessões de infraestrutura (saneamento, portos, rodovias e energia).

Há também companhias se antecipando dado o cenário em geral mais volátil das eleições presidenciais, que ocorrem neste ano em outubro. Por fim, com o mercado de renda variável quase fechado – em 2022 houve apenas uma oferta inicial – e limitado para captações no exterior, o caminho mais viável tem sido a renda fixa, produto que tem tido forte demanda de investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“E mesmo com o mercado de ações praticamente fechado para captações muitas empresas domésticas seguem com ratings muito bons para dívida”, pontuou Vaz.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) compilados pelo BTG, a renda fixa respondeu por 91,5% dos 44,6 bilhões de reais de captações de feitas por empresas brasileiras no mercado de capitais em maio. A maioria dos recursos foi para capital de giro (31,3%), refinanciar passivos (23,8%) e investimento em infraestrutura (17%). Em 2021, as emissões totais de renda fixa no país somaram 178,8 bilhões de reais, segundo os dados.

Esse movimento, conforme disse Vaz, reflete também a forte migração de recursos de investidores, de ações para renda fixa, o que tem reduzido os spreads (diferença entre o preço de compra e venda) para emissores. “O juro aumentou, mas há demanda do mercado pelos papéis”, disse.

Na quarta-feira (15), o Federal Reserve, o banco central norte-americano, elevou a taxa básica de juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto porcentual, para a faixa entre 1,5% e 1,75% ao ano. Por aqui, o Banco Central subiu a Selic em 0,5 ponto, para 13,25% ao ano.

Publicidade

O executivo disse ainda que, dado o cenário de incertezas, mesmo empresas que poderiam liquidar dívidas têm preferido uma rolagem para preservar caixa. Há ainda os casos de grandes exportadoras que têm emitido dívida doméstica, fazendo swap (operação em que há troca de posições ) para dólares e recomprando bônus no exterior com valores de face bastante descontados. “E isso tem sido uma oportunidade para o BTG, que opera em diferentes moedas”, afirmou Vaz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • BTG Pactual (BPAC11)
Cotações
15/01/2026 10h51 (delay 15min)
Câmbio
15/01/2026 10h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI

  • 2

    Caso Banco Master reacende debate sobre regras do FGC; veja o que pode mudar para o investidor

  • 3

    Caso Master expõe riscos dos CDBs, coloca o FGC sob pressão inédita e dá lição ao investidor

  • 4

    O que pode levar a Vale a novas máximas em 2026 após ação subir 40%?

  • 5

    Quem é Greg Abel, sucessor de Buffett que começou vendendo garrafas por 5 centavos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 2 informações que você deve atualizar no CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Logo E-Investidor
2 informações que você deve atualizar no CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: saiba quem tem direito ao saque
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: saiba quem tem direito ao saque
Imagem principal sobre o A renda familiar mudou? Saiba se você precisa atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Logo E-Investidor
A renda familiar mudou? Saiba se você precisa atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja condições para receber o acréscimo de R$ 150
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja condições para receber o acréscimo de R$ 150
Imagem principal sobre o Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Logo E-Investidor
Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Imagem principal sobre o Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Logo E-Investidor
Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Imagem principal sobre o 4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Logo E-Investidor
4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Últimas: Mercado
O que é uma liquidação extrajudicial e o que leva o Banco Central a retirar uma instituição do mercado?
Mercado
O que é uma liquidação extrajudicial e o que leva o Banco Central a retirar uma instituição do mercado?

Decisão do Banco Central que retirou a CBSF (ex-Reag DTVM) do mercado reacende discussões sobre o regime de resolução, seus efeitos práticos e o papel do regulador na contenção de riscos sistêmicos

15/01/2026 | 09h58 | Por Isabela Ortiz
Distensão entre EUA e Irã impulsiona bolsas globais e derruba petróleo
CONTEÚDO PATROCINADO

Distensão entre EUA e Irã impulsiona bolsas globais e derruba petróleo

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Petróleo volta ao centro da geopolítica global após ação dos EUA na Venezuela: o que muda nos mercados
Mercado
Petróleo volta ao centro da geopolítica global após ação dos EUA na Venezuela: o que muda nos mercados

Invasão americana reacende debate sobre commodities, enquanto investidores monitoram efeitos no Brasil e nos países emergentes

15/01/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo
Ibovespa hoje renova máxima intradia com alívio externo após falas de Trump e dados fortes de varejo
Mercado
Ibovespa hoje renova máxima intradia com alívio externo após falas de Trump e dados fortes de varejo

O tom positivo em Nova York ajuda a impulsionar o índice da B3, apesar do tombo de 4% do petróleo. Veja os detalhes do pregão

15/01/2026 | 04h30 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador