Mercado

Mendonça de Barros: “O mercado entra em pânico, as ações caem, mas a empresa volta”

Para o economista e ex-presidente do BNDES, os papéis da Petrobras já são negociados com desconto, por se tratar de uma estatal, e a forte queda recente será passageira

Foto: Evelson de Freitas/Estadão
  • Até 12h, os papéis PETR3 e PETR4 caíram mais de 20% na sessão desta segunda-feira (22)
  • “Acompanho a ação da Petrobras há várias décadas. Durante este período todo, já aconteceu quatro, cinco, seis vezes a mesma coisa que acontece agora”, diz Mendonça
  • Na noite da última sexta-feira, 19, o governo federal anunciou a troca do comando da Petrobras

Os papéis da Petrobras operam em expressiva baixa no pregão desta segunda-feira (22), refletindo o temor de investidores em relação à interferência do presidente Jair Bolsonaro na companhia. Ao longo do pregão, os papéis PETR3 e PETR4 oscilaram em uma queda na faixa de 20%. Para Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-ministro das Comunicações, o efeito sobre as ações será passageiro.

“Acompanho a ação da Petrobras há várias décadas. Durante este período, já aconteceu quatro, cinco, seis vezes a mesma coisa que acontece agora”, diz Mendonça. “O mercado entra em pânico, as ações caem 10%, 15%, 20%. Depois, nada do que se cria de expectativa acontece e a empresa volta”.

Na avaliação do economista, as ações da companhia são negociadas com um desconto, já embutindo os riscos pelo fato de ser uma empresa estatal.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na noite da última sexta-feira (19), o governo federal anunciou a troca do comando da Petrobrás. Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que “decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”.

Ainda que não veja um horizonte para o final da crise, Mendonça avalia que o novo indicado encontrará uma solução para a empresa. O dólar, que já subiu mais de 2% nesta segunda-feira (22), impacta no preço do diesel. Portanto, esse seria mais um fator a pressionar o governo e o novo presidente da Petrobras, já que, na visão de Mendonça, o problema dos caminhoneiros é também uma responsabilidade da companhia.

Confira a entrevista na íntegra:

E-Investidor: É um bom momento para comprar a ação da empresa?

Mendonça de Barros: Acompanho a ação da Petrobras há várias décadas. Durante este período todo, já aconteceu quatro, cinco, seis vezes a mesma coisa que acontece agora. O governo intervém porque tem a propriedade da empresa e é por isso que sempre se tentou privatizá-la. Mas é uma empresa que tem história, que tem um quadro de funcionários muito eficiente, e é uma empresa eficiente, apesar de ser estatal. Esse tipo de coisa acontece, o mercado entra em pânico, as ações caem 10%, 15%, 20%. Depois, nada do que se cria de expectativa acontece e a empresa volta.

Por que isso acontece?

Por ser estatal, a Petrobras tem esse tipo de problema. Ela é negociada com um desconto em relação ao preço da sua ação se fosse privada. O que vai acontecer é que esse desconto vai aumentar, de uma forma brutal, mais de 20%, e ao longo do tempo, conforme as coisas acalmarem, esse desconto volta ao normal.

Se a queda é momentânea, até quando a desvalorização deve durar?

Não sei. A minha impressão é que o presidente não vai fazer tudo aquilo que as pessoas estão imaginando. Porque o estatuto da empresa tem defesa. O próprio presidente vai se assustar porque, hoje, com o câmbio subindo 2,5%, o diesel ficou 2,5% mais caro. Então, alguém de bom senso vai mostrar, e esse general é uma pessoa muito razoável. Agora, tem que resolver o problema dos caminhoneiros, que é um problema real. Não dá para pegar um caminhão e sair pelo Brasil para levar carga, com o diesel subindo a cada dia.

Qual solução o novo indicado deve encontrar para essa crise?

Tem um mecanismo de seguro que é possível se fazer. Mas alguma solução vem, que não vai acabar dando prejuízo para a empresa. Esse general, sendo uma pessoa razoável, vai procurar resolver. O que não é possível em uma estatal como a Petrobras é o presidente da empresa (Castello Branco) declarar que o problema dos caminhoneiros não é problema da Petrobras. Ele deu um tiro na cabeça aí [ao dizer isso]. Precisamos saber se porque queria sair ou se realmente a ideologia dele levou a esse delírio de palavras.

Essa crise prejudica os planos da companhia de ser uma boa pagadora de dividendos?

O dividendo não é [dado] pelo valor da ação. É pelo lucro da empresa e isso sempre vai continuar. Hoje o dividendo ficou mais alto porque o preço da ação caiu.