O setor de tecnologia, composto por empresas como Multilaser, é afetado pela Selic alta. (Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
Mesmo em meio à crise causada pela pandemia da covid-19, os escritórios de investimentos conquistaram mais clientes. É o que mostra uma pesquisa divulgada em primeira mão pelo E-Investidor: apesar da queda de 40% na B3 no mês de março, 88% dos escritórios entrevistados captaram novos clientes durante o mês.
Destes, 63% relataram um aumento maior ou igual a 5% na sua base de clientes. Os dados foram coletados pela plataforma de controle de investimentos Gorila com 50 escritórios na primeira semana de abril.
Quando o assunto é ativos sob gestão, no entanto, o cenário não foi tão positivo e a maioria viu o valor diminuir no mês. No total, 75% deles confessaram que a variação foi negativa no período – apenas 19% viram seu capital subir.
Vale ressaltar que os número refletem em uma pesquisa divulgada recentemente pela B3 sobre a evolução dos dos investidores pessoa física na bolsa. Nela, é mostrado que a base de investidores foi de 1,6 mi de pessoas em fevereiro para 1,9 mi em março.
Em relação ao valor investido, o estudo da B3 aponta que a posição total deles no mercado diminuiu de R$ 331 bi para R$ 257 bi no mesmo período. Além disso, destaca-se que o saldo médio dos investidores diminuiu de R$ 11 mil para R$ 8 mil.
Mudança no portfólio e relacionamento com as corretoras
Em relação às estratégias tomada pelos clientes, a pesquisa do Gorila aponta que 71% dos escritórios declararam que os clientes não realizaram mudanças no portfólio e 19% aumentaram o risco.
Enquanto isso, apenas 9% deles diminuíram o risco nas carteiras por necessidade de liquidez, ansiedade ou alguma discordância nas recomendações dos profissionais por conta da brusca queda na bolsa.
A única unanimidade do levantamento foi a respeito do relacionamento dos escritórios com as plataformas de investimentos. Segundo as respostas, todos eles afirmaram que os sistemas atenderam às necessidades durante a crise. Para eles, serviços como Whatsapp, Zoom, Skype e, principalmente, “Lives”, têm ajudado na retenção de clientes.
Publicidade
Entre as plataformas citadas estão a Ágora Investimentos, BTG Pactual, Clear Corretora, Genial Investimentos, Guide Investimento, Modalmais, Rico, Órama, Warren e XP Investimentos.
“Com a desvalorização do portfólio, podemos dizer que as principais estratégias usadas pelos profissionais de investimentos envolveram transparência, apoio emocional, informação, proximidade e contato pessoal, ainda que de maneira virtual”, diz Guilherme Assis, CEO do Gorila.