Mercado

Estratégia mensal para outubro: As ações estão descontadas

Estratégia mensal para outubro: As ações estão descontadas
(Foto: Pixabay)
  • Maior aversão ao risco em setembro. Prevaleceu nas últimas semanas uma postura de maior cautela, com os investidores mostrando maior atenção às eleições norte-americanas e preocupados com a segunda onda de casos de covid-19, especialmente em alguns países na Europa
  • As ações brasileiras estão descontadas, negociadas a 10,6x P/L estimado para 2021, com um prêmio de risco bem acima da média histórica, provavelmente precificando elevados riscos fiscais

Maior aversão ao risco em setembro. Prevaleceu nas últimas semanas uma postura de maior cautela, com os investidores mostrando maior atenção às eleições norte-americanas e preocupados com a segunda onda de casos de covid-19, especialmente em alguns países na Europa. No Brasil, a preocupação com o fiscal impactou o Ibovespa.

Reiteramos nossa visão favorável no longo prazo. Projetamos que o Ibovespa possa encerrar o próximo ano na casa dos 130 mil pontos. Em nossa visão, as ações brasileiras estão precificando altos riscos políticos e fiscais e uma pergunta é fundamental. O Congresso apoiará a equipe econômica para cumprir o limite de gastos em 2021?

Austeridade fiscal e recuperação de lucros. As ações brasileiras estão descontadas, negociadas a 10,6x P/L estimado para 2021, com um prêmio de risco bem acima da média histórica, provavelmente precificando elevados riscos fiscais. O atual desafio é cumprir o teto de gastos em 2021 e para tal, é fundamental a aprovação de reformas pelo Congresso

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Estratégia. Seguimos priorizando o posicionamento em ações de alto valor e algumas boas histórias de longo prazo

Performance Histórica Divulgamos as nossas Carteiras Recomendadas dois dias úteis antes da virada do mês. Entendemos que faz sentido para o investidor saber qual será o racional das escolhas com tempo suficiente para tomada de decisão. Vale lembrar que as trocas de ativos nas Carteiras serão consideradas apenas na virada do mês, inclusive para fins de cálculo da rentabilidade. Em resumo, divulgamos hoje 28/09 as nossas Carteiras para outubro de 2020, mas a rentabilidade diária das novas carteiras será calculada apenas a partir do 1o dia útil de outubro.

O mês de setembro foi marcado por uma realização de lucros do Ibovespa. As nossas Carteiras seguiram na mesma direção.

Prevaleceu nas últimas semanas uma postura de maior cautela nos mercados financeiros, com os investidores mostrando maior atenção às eleições norte-americanas e preocupados com a segunda onda de casos de Covid, especialmente em alguns países na Europa. No Brasil, sem notícias positivas relacionadas ao cenário fiscal, o Ibovespa passou por uma realização de lucros.

Publicidade

Reiteramos nossa visão favorável no longo prazo. Projetamos que o Ibovespa possa encerrar o próximo ano na casa dos 130 mil pontos. Em nossa visão, as ações brasileiras estão precificando altos riscos políticos e fiscais e uma pergunta é fundamental. O Congresso apoiará a equipe econômica para cumprir o limite de gastos em 2021? Pensamos que sim, mas reconhecemos que precisamos de alguns meses para termos maior clareza.

Brasil: compressão de risco impulsionada pela austeridade fiscal e recuperação de lucros. As ações
brasileiras estão descontadas, negociadas a 10,6x P/L estimado para 2021, com um prêmio de risco bem acima da média histórica, provavelmente precificando elevados riscos fiscais. O atual desafio é cumprir o teto de gastos em 2021 e para tal, é fundamental a aprovação de reformas pelo Congresso, que permitiria ao governo realocar recursos do orçamento. Além disso, os investidores têm acompanhado o imbróglio que envolve a aprovação do plano de financiamento do novo programa de transferência de renda.

O Congresso vai aprovar a agenda econômica? Acreditamos que a agenda de reforma ganhe impulso de agora em diante. Somos mais construtivos em relação às micro reformas, como a nova lei de falências, Projeto de lei de gás e o novo marco regulatório do setor de ferrovias. Esta legislação provavelmente será aprovada em 2020, em nossa opinião. Também esperamos que as macro reformas avancem:

(i) PEC de Fundos Públicos: atribuímos boa probabilidade de aprovação do Senado nas próximas semanas e depois aprovação da Câmara dos Deputados no 1S21;

(ii) PEC dos Gatilhos dos Gastos: Esperamos que o Senado aprove em 2020, mas a Câmara dos Deputados só votará no 1S21;

Publicidade

(iii) Reforma tributária: A comissão parlamentar conjunta provavelmente apresentará sua proposta no início de outubro; a comissão especial da Câmara dos Deputados pode aprovar a reforma em 2020, para depois enviá-lo ao plenário da Câmara para votação. Nós esperamos sua aprovação final no 2S21;

(iv) Reforma administrativa: O comitê constitucional da Câmara dos Deputados pode aprovar a Reforma Administrativa em 2020, mas outras etapas provavelmente acontecerão apenas em 2021.

A janela de votação é apertada, especialmente na Câmara, já que mais de 100 dos representantes podem concorrer a prefeito nas eleições municipais deste ano. Concessões e vendas de ativos são catalisadores positivos para determinados setores. Somos construtivos sobre concessões e vendas de ativos em setores como transporte, energia, finanças e participações de capital. O Bradesco BBI mapeou 37 concessões que devem ser leiloadas nos próximos 12-18 meses e vemos oportunidades relacionadas a aditivos de contratos que podem totalizar R$ 240 bilhões em investimentos em rodovias e ferrovias.

Posicionamento em ações de alto valor e algumas boas histórias de longo prazo. As ações brasileiras
provavelmente se beneficiarão da compressão dos prêmios de risco e da melhoria dos lucros, mas
reconhecemos que provavelmente será um caminho difícil nos próximos meses, sendo a principal preocupação os riscos fiscais. Como resultado, mantemos um portfólio, posicionado em ações de alto valor, algumas boas histórias de longo prazo (por exemplo: infraestrutura, mercado de capitais e setor de saúde, em processo de consolidação) e exportadores atraentes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos