Sinais de resiliência na economia americana pressionaram o mercado acionário em Wall Street, após avanço inesperado do índice de gerentes de compras (PMI) de serviços dos EUA, que coloca em dúvida a convergência da inflação, e pressionou os juros futuros. Nesse sentido, a dirigente do Federal Reserve (Fed), Susan Collins comentou que ainda não vê evidências de retorno sustentado da inflação à meta e que mais aperto pode ser necessário para alcançar a estabilidade de preços.
Leia também
Em reação, os índices de ações de Nova York e da Europa fecharam em queda. Também pesou no sentimento dos investidores, o
resultado das encomendas à indústria da Alemanha, que recuaram muito além do esperado. E nem mesmo a nova alta do petróleo foi suficiente para dar fôlego aos mercados.
No Brasil, na véspera de feriado do Dia da Independência, a postura foi de cautela, com desconfiança em relação ao cumprimento da meta fiscal e pressão adicional do ambiente externo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No fim da sessão, o Ibovespa estava na mínima do dia, em queda de 1,15%, aos 115.985 pontos e giro financeiro de R$ 20,4 bilhões. No câmbio, o dólar avançou 0,2%, aos R$ 4,98. Vale lembrar que amanhã a bolsa permanecerá fechada em função do feriado.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.