As bolsas europeias encerraram em queda nesta sexta-feira, ainda sob risco dos impactos da variante ômicron no continente, enquanto o dado de inflação divulgado na Alemanha reforçou o alerta em relação ao comportamento dos preços. Já nos EUA, os investidores também avaliaram o CPI (inflação ao consumidor), que subiu 0,8% no mês de novembro, praticamente em linha com as estimativas, levando a inflação a 6,8% em base anual. O dado apenas reforça a possibilidade do FED antecipar seu processo de alta de juros no país. Ainda assim, os índices acionários americanos encerraram a sessão em alta. No Brasil, o IPCA abaixo do esperado foi um alívio aos investidores.
Leia também
A inflação registrou alta de 0,95% em novembro, versus a mediana projetada de 1,1%, desacelerando
após alta de 1,25% em outubro. Como reação, a curva de juros fechou o dia em queda e favoreceu os ativos de bolsa. No fim, o Ibovespa tinha alta de 1,38%, aos 107.758 pontos, e giro financeiro de R$ 25,5 bilhões, enquanto o dólar avançou 0,72%, aos R$ 5,61.
Na semana que vem, além da ata do COPOM serão divulgados dados de atividade, enquanto nos EUA o destaque será a decisão de política monetária do FED.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos