A divulgação do IPCA de agosto abaixo das expectativas foi o gatilho para a sustentar o humor dos investidores locais, levando a queda dos juros futuros e alta do Ibovespa.
Leia também
O índice oficial de inflação do país teve alta de 0,23% na leitura mensal, inferior ao consenso estimado, de 0,28%. No ano, a inflação acumulou alta de 3,23%, e nos últimos 12 meses, o IPCA acelerou para 4,61% em agosto (de 3,99% na leitura anterior). Neste ambiente, o Ibovespa encerrou em alta de 0,93%, aos 117.968 pontos e giro financeiro de R$ 17 bilhões.
O movimento também foi amparado pela nova alta nos preços do petróleo (+1,5%, aos US$ 92/barril), impulsionado pela publicação de relatório da Opep+, que manteve a projeção de demanda para a commodity, em meio a uma oferta limitada. Enquanto isso, no exterior, as bolsas seguiram trajetória majoritariamente negativa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A cautela nos mercados refletiu as expectativas pela divulgação amanhã do dado de inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o índice Nasdaq, referência das empresas de tecnologia recuou 1%, em meio à realização de lucros e pouca empolgação dos investidores com o novo lançamento da Apple. Para amanhã, além do CPI nos EUA, sai o dado de produção industrial da zona do euro.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade