Os mercados globais tiveram maior volatilidade nesta segunda-feira (23) e as bolsas da Europa e de Nova York encerraram sem direção única.
Leia também
Pela manhã, os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) apresentavam alta e sugeriam uma postura mais cautelosa aos investidores. Ao longo do dia, no entanto, os rendimentos passaram a cair, evidenciando a falta de clareza do mercado em relação aos próximos passos na condução de política monetária dos Estados Unidos.
Soma-se a isso, a expectativa por uma agenda relevante nos próximos dias, com destaque para a leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre de 2023, que deverá mais uma vez mostrar um número forte.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Europa, investidores avaliaram o dado de confiança do consumidor da zona do euro que veio levemente melhor que o esperado e trouxe algum alívio.
No Brasil, a Bolsa oscilou entre altas e baixas ao longo da sessão, mas a forte queda das ações da Petrobras – PETR3 caiu 5,78% e PETR4 recuou 6,34%) penalizou o Ibovespa. No fim, o principal índice da B3 tinha queda de 0,33%, aos 112.785 pontos e giro financeiro de R$ 21,1 bilhões.
No caso da petroleira, as ações reagiram à queda do petróleo e à proposta do Conselho de Administração de alterar o estatuto social da companhia, gerando ruídos.
Para amanhã, a agenda externa reserva os PMIs preliminares de outubro na zona do euro e nos EUA.
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.