Investidores voltaram a adotar postura cautelosa nesta sexta-feira (27), deixando as bolsas da Europa e de Nova York com tendência majoritariamente negativa. Novos dados macroeconômicos dos Estados Unidos voltaram a indicar resiliência da economia, e em nossa percepção, apesar da discreta desaceleração tanto de serviços como do núcleo, a inflação de serviços segue rodando em níveis muito elevados (+4,75% em base anual), bem distante da meta do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de 2%.
Leia também
No Brasil, em sessão amplamente volátil, o Ibovespa seguiu a dinâmica do exterior e fechou em queda. A postura de aversão ao risco também foi uma resposta às incertezas relacionadas ao cenário fiscal no país. No fim, o Ibovespa tinha queda de 1,29%, aos 113.301 pontos e giro financeiro de R$ 23 bilhões, apesar da alta superior a 3% das ações da Vale, após publicação do balanço do 3T23.
No câmbio, após abertura em baixa, o dólar passou a subir, encerrando em alta de 0,46%, aos R$ 5,01. A próxima semana reserva a chamada super quarta-feira, com decisões de juros no Brasil e Estados Unidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.