- A avaliação da corretora é de que a empresa não conseguiu alcançar os acordos pretendidos
- Apesar de estimar um aumento leve na produção, a corretora aponta incertezas sobre a dinâmica de oferta e demanda do minério de ferro
- A recomendação da corretora é que os investidores mantenham suas posições em relação às ações
A Genial Investimentos publicou, nesta segunda-feira (10), relatório que destaca incertezas para o futuro das ações da Vale (VALE3). Na avaliação da corretora, a mineradora segue impactada principalmente pela disputa judicial do acidente de Mariana (MG).
Leia também
Em uma avaliação mais pessimista para o papel, o corte do preço-alvo foi de 4,3%, a R$ 89 ao final do ano. Além disso, a Genial reiterou posição neutra para as ações, com recomendação para que investidores mantenham posição, sem comprar ou vender mais ações.
Sobre o caso Mariana, o relatório diz que a manutenção do embate judicial mostra que a empresa não conseguiu alcançar os acordos pretendidos. A estimativa é de 21% a mais de gastos com acordos neste ano do que o previsto pelo relatório anterior, um montante que deve chegar a US$ 2,3 bilhões.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quanto à previsão operacional, apesar de estimar um aumento leve na produção, a Genial diz haver incertezas sobre a dinâmica de oferta e demanda do minério de ferro, indicando que a curva de preços pode começar a se inverter a partir do segundo semestre de 2023.
“Nossa visão é de que a consolidação de alguns fatores na China deverão frear e começar a inverter o sentido da curva de minério de ferro, reduzindo o spread da curva para patamares mais racionais”, diz trecho do relatório.