(Daisuke Wakabayashi/The New York Times) – Até o coronavírus se instalar nos Estados Unidos, a empresa-mãe do Google, a Alphabet, estava marchando para outro trimestre previsivelmente forte. Chamando de “história de dois quartos”, Sundar Pichai, executivo-chefe da Alphabet, disse na terça-feira 28 que a empresa vinha se saindo bem em janeiro e fevereiro até uma “desaceleração significativa e repentina” nas receitas de publicidade em março.
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O resultado foi um quarto que ficou aquém dos resultados estelares da Alphabet, mas ainda superou as expectativas de receita de Wall Street. O faturamento subiu 13%, para US$ 42,1 bilhões, em relação ao ano anterior, e a receita líquida subiu 3%, para US$ 6,8 bilhões, disse Alphabet.
Em uma teleconferência com analistas, Pichai disse que a empresa planeja ficar “pensativa” sobre os gastos no curto prazo. Ele disse que a Alphabet planeja desacelerar as contratações enquanto ajusta os investimentos em áreas como data centers e machine learning e reduz os custos de viagens e marketing. A Alphabet também planeja reduzir seus investimentos em escritórios, interrompendo a maior parte de sua nova construção e adquirindo novos imóveis comerciais em um ritmo mais lento.
Ruth Porat, diretora financeira da Alphabet, alertou que “o segundo trimestre será difícil para os nossos negócios de publicidade” e disse que a empresa não espera mais que sua força de trabalho cresça mais de 20% em 2020, como havia previsto em janeiro. No trimestre que acabou de terminar, a Alphabet contratou mais de 4.000 funcionários, totalizando 123.000 pessoas.
A pandemia praticamente eliminou os anúncios de uma das maiores categorias de anunciantes do Google: a reserva de viagens. Empresas como a Booking Holdings, empresa controladora da Kayak, Priceline e Booking.com, e Expedia disseram que planejam cortar bilhões de dólares que gastam no Google anualmente pois as viagens estão prestes a ser interrompidas.
Apesar da desaceleração da publicidade no Google, a Alphabet ainda está melhor posicionado do que a maioria dos seus pares. Suas ações subiram 7% nas negociações após o horário comercial na terça-feira 28. a Alphabet possui alguns dos sites mais visitados da Internet, incluindo o YouTube, e a publicidade dos sistemas de buscas continuará sendo importante para os profissionais de marketing, porque esses links pagos se traduzem em novos negócios.
A receita de anúncios vindos de pesquisa aumentou 9%, para US$ 24,5 bilhões, enquanto os gastos com anúncios do YouTube aumentaram 33%, para US$ 4 bilhões, disse a Alphabet. Os executivos da empresa disseram que os usuários estavam migrando para o Google e o YouTube durante a crise. Embora isso possa não se traduzir diretamente em maior receita, é um bom presságio para os anunciantes estarem mais dispostos a gastar, disseram os executivos.
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Os negócios da Alphabet estão mais diversificados do que durante a crise financeira de 2008, disse Pichai. Ele apontou para os negócios de computação em nuvem do Google tiveram um aumento de 52% na receita trimestral, ajudados por maiores demandas dos clientes por seus serviços e assinaturas para o YouTube.