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- A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (14), em fato relevante conjunto das companhias;
- A reorganização busca liberar o pleno potencial dos negócios da marca Assaí, pela Sendas, das demais atividades de varejo tradicional, exploradas pelo GPA;
- A reorganização societária será submetida à aprovação dos acionistas do GPA e de Sendas em assembleias gerais extraordinárias de ambas as companhias, convocadas para o próximo dia 31 de dezembro.
Os conselhos de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e de sua subsidiária Sendas Distribuidora aprovaram a proposta de reorganização societária a fim de segregar a unidade de “cash and carry” (atividade de atacado de autosserviço), explorada sob a marca Assaí pela Sendas, das demais atividades de varejo tradicional, exploradas pelo GPA.
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A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (14), em fato relevante conjunto das companhias. Conforme o comunicado, a reorganização busca liberar o pleno potencial dos negócios da marca Assaí, pela Sendas, das demais atividades de varejo tradicional, exploradas pelo GPA, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado.
A proposta visa à cisão parcial da Sendas com o objetivo de segregar a participação de Sendas no Grupo Éxito, e transferir certos ativos operacionais, com a incorporação do acervo cindido pelo GPA. Haverá também a cisão parcial do GPA, visando segregar a totalidade da participação acionária que o GPA detém em Sendas. Neste caso, será feita a entrega das ações de emissão de Sendas de propriedade do GPA diretamente aos acionistas do GPA, na razão de uma ação de emissão de Sendas para cada uma ação de emissão de GPA.
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A reorganização societária será submetida à aprovação dos acionistas do GPA e de Sendas em assembleias gerais extraordinárias de ambas as companhias, convocadas para o próximo dia 31 de dezembro.
Com a Reorganização, o GPA, junto com Éxito, será uma das maiores plataformas diversificadas de varejo alimentar na América Latina, com mais de 1.300 lojas em 4 países, excluindo postos e drogarias, significativa participação de mercado, marcas muito fortes no Brasil e na Colômbia (Extra, Pão de Açúcar, Exito, Carulla, entre outras), e significativas oportunidades e potencial de crescimento em e-commerce e serviços digitais.
Já a Sendas, após a reorganização, deverá ser o maior pure player no segmento de cash & carry brasileiro de alto crescimento, com cerca de 185 lojas (no final de 2020) com atuação nacional.