• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

É hora de aumentar os juros? Estas casas não concordam com a alta da Selic

A subida da taxa de juros é uma aposta majoritária no mercado, mas há quem discorde frontalmente da ideia

Por Jenne Andrade

17/09/2024 | 13:42 Atualização: 17/09/2024 | 16:03

Saiba a visão da TAG Investimentos sobre a taxa Selic (Foto: Adobe Stock)
Saiba a visão da TAG Investimentos sobre a taxa Selic (Foto: Adobe Stock)

Na próxima quarta-feira (18), acontece uma das mais aguardadas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A expectativa majoritária é de que a autoridade monetária suba a taxa básica de juros Selic, hoje em 10,5% ao ano, em pelo menos 0,25 ponto percentual. Se esse cenário se concretizar será a primeira elevação desde agosto de 2022.

Leia mais:
  • Copom inicia reuniões com aposta de alta da Selic e “dois presidentes”; entenda
  • "Embate com Musk não ajuda investimento no Brasil", diz Inter
  • "Na minha vez, tudo é mais caro": o dilema da Gen Z e a casa própria
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os fatores que justificariam essa nova alta seria a desancoragem das expectativas inflacionárias para os próximos anos, além da subida do dólar e reaceleração da atividade econômica.

Contudo, há quem veja exagero na interpretação desses dados e outro motivo por trás da suposta necessidade de subir a taxa Selic: uma tentativa do BC de “ comprar credibilidade” junto ao mercado em um momento de troca de liderança – Roberto Campos Neto, atual presidente da instituição, deixa o posto no final do ano. No lugar dele, assume Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária, cujo nome enfrentou questionamentos quando foi indicado ao posto pelo Governo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A TAG Investimentos, por exemplo, chamou essa situação de “viralatismo monetário” e não vê sentido em subir a Selic agora, para baixar a taxa novamente em meados de 2025, como está precificado na curva de juros.

“Começando pelo básico de política monetária, onde os efeitos das ações nas alterações de juros começam a aparecer entre 12 e 18 meses. Logo, é um completo absurdo uma curva que precifica altas e, já nove meses depois, começa a precificar quedas”, diz a TAG, em carta mensal relacionada à setembro.

A casa também aponta a falta de sentido em subir a Selic face a uma inflação que, olhando 18 meses à frente (janela especificada pelo BC), está apenas 0,2% acima da meta. Ou seja, em 3,2% ao ano. A TAG coloca ainda que nas últimas semanas houve melhora em vários parâmetros, como a queda das inflações implícitas de dois anos, recuperação do real frente ao dólar e notícias fiscais positivas. Além disso, o Federal Reserve (Fed, banco central americano), “cimentou” o início dos cortes de juros nos EUA.

“Muito do debate sobre política monetária tem sido pautado por um mercado financeiro ciclotímico e birrento”, diz a TAG, que apesar de acreditar não ser o correto subir o juros no momento, vê uma chance de 50% para manutenção e 50% de uma subida de 0,25 pontos percentuais. “O mercado já está com a cabeça feita de que vem um aumento de juros em setembro.”

Publicidade

O banco Daycoval também possui uma visão de manutenção da Selic em 10,5% ao ano. Isto porque entre a última reunião, em julho, e este novo encontro, não houve “alteração significativa de cenário”. Portanto, se o BC manteve o juro inalterado naquela época, deveria adotar a mesma postura na próxima quarta.

“A taxa de câmbio e as expectativas de inflação estão no mesmo patamar do Copom passado. O dado novo que poderia estar associado a necessidade de elevação de juros foi o PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre mais forte em relação ao que era previsto. Contudo, este mesmo PIB mostrou desaceleração do principal componente de demanda, que é o consumo das famílias”, diz Julio Cesar de Mello Barros, economista do Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Daycoval.

Além disso, Barros destaca os dados recentes de inflação, que vieram em uma qualidade melhor do que a esperada. “No front externo houve consolidação do cenário de cortes pelo Fed e isto deve contribuir para quadro menos adverso à frente”, afirma o economista. “Entendemos que a estratégia de juros altos por mais tempo permanece válida. Por fim, sobre a questão da credibilidade da autoridade monetária, cremos que seguir o modelo e a comunicação feita no comunicado e ata seja o mais adequado.”

Tem que ser em setembro?

André Galhardo, consultor econômico da plataforma de transferências internacionais Remessa Online, até entende as motivações por trás de quem apoia uma alta da taxa nesta reunião, mas questiona se o timing está realmente correto. Afinal, as economias desenvolvidas estão começando os movimentos de corte de juros, o que mesmo em um cenário de manutenção, já tornaria a Selic ainda mais restritiva em “termos relativos”.

“Eu gostaria de trazer esse ponto para o debate, porque o Brasil já tem uma das taxas reais de juros mais elevadas do mundo”, afirma Galhardo. “Aparentemente, temos um cenário em que nós poderíamos esperar mais um tempo para verificar se esses riscos inflacionários, de fato, são permanentes.”

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Taxa Selic
Cotações
15/09/2025 22h10 (delay 15min)
Câmbio
15/09/2025 22h10 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 5

    Saiba como vai funcionar a +Milionária, nova loteria da Caixa

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 formas de ganhar dinheiro com o Pinterest
Logo E-Investidor
4 formas de ganhar dinheiro com o Pinterest
Imagem principal sobre o Cuidar do seu pet pode ficar mais barato com este plano do governo
Logo E-Investidor
Cuidar do seu pet pode ficar mais barato com este plano do governo
Imagem principal sobre o Quero ter uma reserva de emergência, por onde eu começo?
Logo E-Investidor
Quero ter uma reserva de emergência, por onde eu começo?
Imagem principal sobre o Quanto custa se hospedar na casa do filme Crepúsculo?
Logo E-Investidor
Quanto custa se hospedar na casa do filme Crepúsculo?
Imagem principal sobre o Geração Z: 5 conselhos financeiros de Warren Buffett para construir um futuro sólido
Logo E-Investidor
Geração Z: 5 conselhos financeiros de Warren Buffett para construir um futuro sólido
Imagem principal sobre o Salário menor do que o esperado? Veja quais descontos podem estar envolvidos
Logo E-Investidor
Salário menor do que o esperado? Veja quais descontos podem estar envolvidos
Imagem principal sobre o Vale-creche: entenda o benefício de R$ 1.000 para mães que voltam ao emprego
Logo E-Investidor
Vale-creche: entenda o benefício de R$ 1.000 para mães que voltam ao emprego
Imagem principal sobre o 5 escolhas do dia a dia que estão deixando a classe média mais endividada
Logo E-Investidor
5 escolhas do dia a dia que estão deixando a classe média mais endividada
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Magazine Luiza (MGLU3) salta 7% e BB (BBAS3) fica entre maiores quedas
Mercado
Ibovespa hoje: Magazine Luiza (MGLU3) salta 7% e BB (BBAS3) fica entre maiores quedas

Índice da B3 fechou em nível recorde, enquanto o dólar encerrou no menor patamar desde junho de 2024

15/09/2025 | 18h45 | Por Beatriz Rocha
Magazine Luiza (MGLU3) dispara mais 7,4% nesta segunda: o que está impulsionando a ação?
Mercado
Magazine Luiza (MGLU3) dispara mais 7,4% nesta segunda: o que está impulsionando a ação?

Papéis da varejista já acumulam valorização de 28% em setembro

15/09/2025 | 18h35 | Por Jenne Andrade
Ranking mostra as ações que mais pagaram dividendos em 2025; veja as campeãs
Mercado
Ranking mostra as ações que mais pagaram dividendos em 2025; veja as campeãs

Levantamento analisou as companhias que compõem o Índice de Dividendos da B3 (IDIV) e os seus dividend yields

15/09/2025 | 17h04 | Por Beatriz Rocha
Ânima (ANIM3) sobe 4,6% após aquisição e Itaú BBA vê alta ainda maior para o ativo; entenda
Mercado
Ânima (ANIM3) sobe 4,6% após aquisição e Itaú BBA vê alta ainda maior para o ativo; entenda

A adquirida possui possui dois campus no estado da Bahia, cada um com 50 vagas autorizadas para seus cursos de graduação em medicina

15/09/2025 | 15h20 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador