• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercados ignoram invasão no Congresso americano e ‘surfam’ onda azul

Mercado americano, europeu, asiático e brasileiro subiram no pregão de quinta-feira (7)

Por Mateus Apud

08/01/2021 | 8:56 Atualização: 08/01/2021 | 8:57

Invasão de manifestantes pró-Trump ao Capitólio americano. Foto: Leah Millis/Reuters
Invasão de manifestantes pró-Trump ao Capitólio americano. Foto: Leah Millis/Reuters

Na tarde de quarta-feira (6), um grupo de manifestantes pró-Donald Trump ocupou o prédio do Congresso americano onde ocorria a sessão que oficializava a vitória eleitoral de Joe Biden na presidência dos EUA. A invasão do Capitólio terminou com quatro mortos, mais de 50 presos e chamou a atenção do mundo por ser considerado um ato de ataque à democracia norte-americana.

Leia mais:
  • Bolsa em 150 mil pontos? Analistas avaliam impactos da vacinação para a B3
  • Índices de renda fixa golearam Ibovespa na última década. A história vai se repetir?
  • Goldman Sachs projeta alta de 14% do S&P 500 até o fim de 2021
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar do ocorrido, o candidato democrata foi oficialmente consagrado o 46º presidente do país na madrugada desta quinta (7) e tomará posse no dia 20 de janeiro.

Apenas depois disso, Trump aceitou a derrota e informou, em comunicado, que a decisão “representa o fim do maior primeiro mandato da história presidencial”. “Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro”, afirmou o bilionário.

Mercado não foi afetado pela invasão

Mesmo diante deste cenário caótico, o mercado não reagiu negativamente. No pregão de quarta (6), Dow Jones e S&P 500 subiram 1,44% e 0,57%, respectivamente. Nasdaq foi na contramão e caiu 0,67%, mas segundo Guilherme Zanin, analista da Avenue, a queda não está ligada à invasão do Capitólio americano

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A confirmação da chamada blue wave, com o Senado americano em maioria democrata, impactou as empresas de tecnologia, já que é esperado um aumento de impostos e de regulação do setor pelo presidente eleito”, diz Zanin.

A Blue wave (onda azul) é uma expressão que faz alusão a cor do Partido Democrata para explicar que seus políticos conseguiram a maioria no Senado e no Congresso americano, além da presidência.

Na B3, a invasão pesou negativamente e fez o Ibovespa inverter o sinal durante o dia. O índice encerrou a sessão em leve queda de 0,23%, aos 119.100,08 pontos.

Já no pregão desta quinta (7), todas as bolsas operaram em forte alta e Dow Jones, S&P 500, Nasdaq e o IBOV fecharam o dia com valorização, em ordem, de 0,69%, 1,48%, 2,56% e 2,76%. Todos os índices bateram recordes de fechamento.

Publicidade

Na Europa, o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com ganhos de 0,51%; em Frankfurt, Alemanha, o Dax subiu 0,55%; e em Londres, Inglaterra, o FTSE 100 teve valorização mais modesta, de 0,22%.

Na Ásia, o Nikkei, do Japão, encerrou o pregão em alta de 1,60%; na China continental, o índice de Xangai encerrou com valorização de 0,71%; e o Kospi, da Coreia do Sul, avançou 2,14%.

Por que as bolsas subiram

Segundo especialistas do mercado consultados pelo E-Investidor, a invasão não muda a perspectiva de futuro do mercado financeiro. Eles explicam que o ocorrido não alterará o fato de que Joe Biden foi eleito presidente e que agora os democratas controlam a Câmara, o Senado e a Casa Branca.

“O mercado ficou apreensivo em um primeiro momento, mas depois percebeu que não fazia sentido. A invasão foi mais um chilique de quem não sabe perder do que algo mais sério que vai mudar alguma coisa, tanto que o atual vice-presidente, Mike Pence, e o Partido Republicano não apoiaram Trump e ele assumiu a derrota logo em seguida”, afirma João Guilherme Penteado, sócio fundador e diretor da Apollo Investimentos.

O maior controle de Biden nas casas facilita a aprovação de sua agenda de estímulos fiscais à economia dos EUA. Com isso, as bolsas reagem positivamente à blue wave (onda azul) no dia. Até mesmo a Nasdaq, apesar da linha mais dura com as companhias de tecnologia.

Publicidade

“As bolsas americanas subiram com a perspectiva de recuperação da economia e tiveram um efeito cascata para as economias dependentes do país, como a brasileira”, afirma Aline Tavares, gerente de análise de ações da Spiti.

Tavares também ressalta que estes estímulos impulsionam ainda mais o Brasil, pois Biden tem uma agenda forte de infraestrutura, o que valoriza as commodities. “Isso nos beneficia diretamente, porque somos grandes exportadores de materiais básicos”.

O IMAT, que é o Índice de Materiais Básicos da B3, teve alta de 6,77% nesta quinta (7) – no agregado do ano sua valorização é de 13,74%, contra apenas 2,83% do IBOV.

Novos transtornos também não devem impactar o mercado

Mesmo que Trump tenha admitido a derrota, o bilionário ainda alega fraude na eleição e há apoiadores extremistas que acreditam em sua palavra. Por isso, não é improvável que ocorram novos protestos a favor da permanência do bilionário no poder.

Para Penteado, no entanto, novos ataques não preocupam o mercado e devem ficar em segundo plano, assim como a invasão desta semana.

Publicidade

“É muito difícil as bolsas sentirem de alguma forma se os protestos continuarem, porque eles não vão conseguir mudar em nada a conjuntura atual. Joe Biden está eleito e o Senado e a Câmara definidos”, afirma o sócio da Apollo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Donald Trump
  • Eleições EUA
  • Ibovespa
  • Joe Biden
Cotações
02/07/2025 19h16 (delay 15min)
Câmbio
02/07/2025 19h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 4

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 5

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o As ações preferidas de bancos e corretoras para investir em julho de 2025
Logo E-Investidor
As ações preferidas de bancos e corretoras para investir em julho de 2025
Imagem principal sobre o 9 de julho: veja o que abre e fecha durante o feriado estadual
Logo E-Investidor
9 de julho: veja o que abre e fecha durante o feriado estadual
Imagem principal sobre o Vem feriado por aí: veja o que abre e o que fecha no dia 9 de julho
Logo E-Investidor
Vem feriado por aí: veja o que abre e o que fecha no dia 9 de julho
Imagem principal sobre o 10 pequenos luxos que podem atrapalhar seus planos de aposentadoria tranquila
Logo E-Investidor
10 pequenos luxos que podem atrapalhar seus planos de aposentadoria tranquila
Imagem principal sobre o 10 erros que impedem a classe média de subir para a classe média alta
Logo E-Investidor
10 erros que impedem a classe média de subir para a classe média alta
Imagem principal sobre o Investir é só para ricos? 3 ideias que derrubam esse mito
Logo E-Investidor
Investir é só para ricos? 3 ideias que derrubam esse mito
Imagem principal sobre o Aposentadoria ameaçada? Veja os 5 erros que muita gente comete sem perceber
Logo E-Investidor
Aposentadoria ameaçada? Veja os 5 erros que muita gente comete sem perceber
Imagem principal sobre o 4 perguntas para entender se suas finanças estão tão estáveis quanto parecem
Logo E-Investidor
4 perguntas para entender se suas finanças estão tão estáveis quanto parecem
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Vale (VALE3) salta com mineradoras; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 6,5%
Mercado
Ibovespa hoje: Vale (VALE3) salta com mineradoras; Magazine Luiza (MGLU3) tomba 6,5%

Em Nova York, os índices S&P 500 e Nasdaq voltaram a renovar recordes de fechamento na sessão

02/07/2025 | 19h03 | Por Beatriz Rocha
UBS BB vê avanço de bancos, mas aposta no Bradesco (BBDC4) entre balanços do 2T25
Mercado
UBS BB vê avanço de bancos, mas aposta no Bradesco (BBDC4) entre balanços do 2T25

Setor reportou bons números em abril, o que reforça o otimismo do UBS BB para o setor; veja recomendações e preços-alvo

02/07/2025 | 15h35 | Por Bruno Andrade
Natura começa a operar com ticker NATU3 nesta quarta-feira; veja o que esperar do ativo
Mercado
Natura começa a operar com ticker NATU3 nesta quarta-feira; veja o que esperar do ativo

Em evento com investidores, companhia reforçou o foco em simplificar o negócio e retornar às suas origens

02/07/2025 | 10h46 | Por Bruno Andrade
Vale (VALE3) reduz projeções para produção de minério de ferro em 2025
Mercado
Vale (VALE3) reduz projeções para produção de minério de ferro em 2025

Mudança ocorreu em função das atuais condições de mercado de pelotas, segundo a mineradora

02/07/2025 | 09h13 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador