Mercado

Itaú (ITUB4) ainda está disposto a comprar participação adicional na XP

Itaú Unibanco diz já ter estudos em estágio avançado para mudar sua participação na corretora

Itaú (ITUB4) ainda está disposto a comprar participação adicional na XP
Foto: Daniel Teixeira e Aline Bronzati/ESTADÃO
  • Itaú pretende segregar 41,05% da sua participação na XP em uma nova empresa que terá capital aberto
  • Os outros 5% seriam ofertados em mercados onde os papéis da XP já são listados, como a Bolsa de Nova York
  • Conselho de Administração do Itaú dará a palavra final sobre a cisão

(Reuters) – O Itaú Unibanco (ITUB4) ainda está disposto a adquirir uma participação adicional na XP Investimentos em 2022, apesar de planos para uma venda parcial anunciada na terça-feira, afirmou o presidente do banco, Candido Bracher, nesta quarta-feira.

Pelos termos do negócio fechado em 2019, o Itaú poderia adquirir uma participação adicional de 12,5% na XP, o que atualmente equivale a 11,5%, após um recente aumento de capital na XP. Atualmente, o banco detém uma fatia de 46,05% na XP.

Bracher disse que os preços de aquisição fixados no negócio são “muito atrativos” para o Itaú. Ainda assim, o negócio depende da aprovação do Banco Central, que no passado se opôs, citando preocupações de concorrência.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A jornalistas, o presidente do Itaú disse que vê como improvável o regulador barrar uma nova aquisição, já que o banco não deterá o controle acionário da XP, nem terá ingerência na companhia.

A nova aquisição seria feita diretamente pelo banco, não pela nova empresa. Bracher disse que não sabe ainda o que o banco faria com essas novas ações.

O Itaú está planejando cindir uma participação de 41,05% na XP em uma nova empresa e também vender uma participação de 5% nela, disse na terça-feira. O Itaú planeja distribuir as ações da XP diretamente a seus acionistas via essa cisão dos ativos.

Bracher disse que o negócio deve destravar valor para acionistas do banco, que poderão vender suas ações na XP quando quiserem.

Se o Itaú prosseguir com a cisão de sua participação na XP, a Itaúsa, uma das maiores acionistas na XP, informou que deteria 15,35% do capital da corretora.

Publicidade

A Itaúsa disse que não planeja vender uma participação relevante na XP no curto prazo, mas que a corretora não é um investimento estratégico no longo prazo.

Por volta de 10h50 desta quarta-feira (4), as ações preferenciais do Itaú avançavam 4,8%, entre as maiores altas do Ibovespa, que subia 1,3%. Itaúsa PN tinha elevação de 2,7%.

Leia também: Como funciona a comissão a agentes que motivou briga ente Itaú e XP em junho

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos