Mercado

JP Morgan eleva projeção de Selic de 7,5% para 9% no fim do ciclo

O banco também reduziu a estimativa para o crescimento do PIB em 2022, de 1,5% para 0,9%

JP Morgan eleva projeção de Selic de 7,5% para 9% no fim do ciclo
Sede do J.P. Morgan em Londres (Foto: Neil Hall/Reuters)
  • Esse patamar deve ser mantido até o fim do ano que vem, segundo o banco.
  • O JP reconhece ainda que há risco de o Banco Central acelerar o ritmo de alta de juros, apesar do risco sobre a economia.

(Estadão Conteúdo) – Em meio à persistente pressão inflacionária e ao crescente risco político, o JP Morgan elevou a projeção para a taxa Selic no fim do ciclo de 7,5% para 9,0%, com mais três aumentos de 1,0 ponto porcentual este ano e um último de 0,75 ponto no início de 2022. Esse patamar deve ser mantido até o fim do ano que vem, segundo o banco. O JP reconhece ainda que há risco de o Banco Central acelerar o ritmo de alta de juros, apesar do risco sobre a economia.

Com a previsão de Selic maior e a elevada incerteza política e de política econômica, o banco também reduziu a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, de 1,5% para 0,9%. Para 2021, também houve um ajuste para baixo, de 5,2% para 5,1%.

Em relatório, a economista-chefe do banco, Cassiana Fernandez, e o economista Vinicius Moreira, destacaram que apesar da redução do tom do presidente Jair Bolsonaro no fim da semana passada, a tensão política deve continuar alta com o ciclo eleitoral de 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, as surpresas inflacionárias continuam, como no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto (0,87%), que levou o banco a revisar a projeção para o ano a 7,9% – muito acima do teto da meta (5,25%). Da mesma forma, as estimativas do mercado, no Boletim Focus, já estão em 8,20% para este ano e 4,03% em 2022, acima do centro da meta (3,50%), destacam Fernandez e Moreira.

“O aumento da inflação e das expectativas de inflação em meio às preocupações fiscais maiores estão elevando a pressão sobre o Banco Central para entregar um aperto monetário maior”, frisaram.

“Apesar da nossa convicção de que o passo de 1,0 ponto é apropriado no momento, já que estamos nos aproximando das estimativas de juro neutro, nós reconhecemos que o BC pode tentar conter as expectativas de inflação e o receio do mercado de um aumento maior dos juros com uma ação mais tempestiva e agressiva”, completaram, citando que a leitura das recentes comunicações sugerem que a porta está aberta.

Porém, a opção por manter o cenário de altas de 1,0 ponto deve-se à incerteza em relação ao ritmo de crescimento subjacente da economia e da inflação em meio à normalização econômica global e também à defasagem de política monetária.

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), além das fricções institucionais e da Selic mais alta, o banco cita o ambiente mais desafiador para o crescimento global e o preço de commodities.

Publicidade

“Continuamos a assumir um desenvolvimento mais favorável no que diz respeito à água e a crise de abastecimento de energia, com as chuvas do próximo ano mais próximas da média histórica. No entanto, vemos chances crescentes de um cenário negativo para a crise hídrica, principalmente à medida que as autoridades controlam o impacto sobre os preços, levando a escassez de energia não intencional”, disseram, citando a projeção de 3,7% para o IPCA de 2022.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos