• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Lula de volta ao jogo político? Analistas comentam impacto no mercado

Com anulação de condenações, dólar aumentou e Bolsa caiu nesta segunda-feira (8)

Por E-Investidor

09/03/2021 | 3:00 Atualização: 09/03/2021 | 8:01

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Dida Sampaio/Estadão)
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

(Jenne Andrade e Luiz Felipe Simões) A semana começou turbulenta para o mercado financeiro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionadas à Operação Lava Jato.

Leia mais:
  • Mercado aprova indicações para o conselho da Petrobras
  • Efeito Bolsonaro: Como proteger a carteira de investimentos
  • Bolsonaro, ser ou não ser um liberal?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso significa que, neste momento, o principal nome do Partido dos Trabalhadores (PT) está elegível novamente – o que torna o cenário para 2022, ano de eleições presidenciais no Brasil, ainda mais indefinido.

Com a decisão de Fachin, o dólar bateu o patamar de R$ 5,80 na segunda-feira (8), após saltar 2,08% no dia. A Bolsa, por sua vez, entrou em forte trajetória de queda e chegou a desvalorizar 3,98% durante o pregão, fechando a sessão com 110.611,58 pontos. A notícia vem em um momento em que o mercado questiona a intervenção política do atual presidente, Jair Bolsonaro, na Petrobras. A popularidade do chefe do executivo também está estremecida: a aprovação do governo caiu para 28%, menor nível desde a posse, segundo o estudo feito pela Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Lula também é apontado em pesquisa divulgada no último sábado (6) pelo instituto como tendo maior capital político do que Bolsonaro. Metade dos entrevistados disseram que com certeza votariam ou poderiam optar pelo petista se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Já o atual líder do executivo aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%)

Antes um cenário pouco provável, já que o petista estava inelegível pela Lei da Ficha Limpa, agora a conjuntura ganha novos desdobramentos. “Essa anulação feita por Fachin elevou o nível de incertezas sobre a economia brasileira, por isso essa pressão no dólar e queda no Ibovespa”, explica Paloma Brum, analista da Toro Investimentos. “O receio do mercado é que o período eleitoral que se avizinha seja mais conturbado com uma possível candidatura de Lula, que é um político de alinhamento à esquerda, cuja visão pode ser contrária a diversas pautas econômicas, como as reformas.”

Segundo Brum, se uma eventual vitória de Lula nas urnas colocasse em risco a agenda de reformas, haveria deterioração do ambiente de negócios brasileiro. “O que pode dificultar a nossa trajetória fiscal, reduzir a confiança de investir a longo prazo no País e, por consequência, também comprometer o crescimento econômico brasileiro. Reafirmo que é uma expectativa negativa, mas ainda não há nada de concreto.”

A combinação dos dois candidatos não agrada os nomes consultados pelo E-Investidor, já que tanto Bolsonaro como Lula são caracterizados como populistas e intervencionistas. Para Mário Goulart, analista CNPI da O2 Research, tanto Bolsonaro como Lula oferecem cenários ruins para o país. “Bolsonaro se elegeu com uma plataforma de mais liberalização da economia. Já Lula, sabemos muito bem o que e quem é. O governo dele até foi positivo para a economia do Brasil, mas muito mais pelo que ele não fez do que pelo que realmente fez”, diz.

Publicidade

“Difícil saber como o mercado veria o Lula hoje em dia, mas acho que todo mundo acredita que o PT é mais do mesmo, que iria fazer exatamente o que fez em outros governos, ou seja, uma intervenção desenfreada, medidas populistas em relação a Petrobras, provavelmente corrupção descontrolada. Essa é a expectativa que o pessoal tem do PT”, completa Goulart.

Ainda é possível recorrer da decisão de Fachin, lembra João Beck, economista e sócio da BR Advisors. “Essa notícia não era esperada e, obviamente, nós esperamos alguma burocracia. O Ministério Público pode entrar com algumas medidas e orquestrar algumas tentativas de se reverter essa decisão. Minha opinião é que a situação não vai ficar por isso mesmo”, diz.

A Procuradoria Geral da República já prepara o recurso. O instrumento deve ser apresentado quando a PGR for notificada oficialmente da decisão pelo STF.

Muita coisa pode acontecer no caso de Lula ser confirmado candidato do PT, já que a eleição ocorre em outubro do ano que vem. Segundo Beck, os primeiros impactos podem ser sentidos no dólar. “Essa alta do dólar pode aumentar a expectativa de que o Banco Central eleve ainda mais a taxa de juros, além de impactar na inflação”, diz.

Publicidade

“O Lula candidato pode ser que seja diferente do Lula presidente e tem sido assim em praticamente em toda nossa democracia depois da ditadura, onde o candidato é diferente do presidente. Mas geralmente quando você vira presidente você precisa do mercado ao seu lado, e não só o mercado financeiro, como também, os investidores, dinheiro estrangeiro, porque isso te ajuda a ter um crescimento sustentável”, conclui Beck.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Eleições
  • Inflação
  • Jair Bolsonaro
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
Cotações
28/11/2025 5h33 (delay 15min)
Câmbio
28/11/2025 5h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    A corda bamba da Petrobras no novo plano de negócios; veja o que fazer com a ação da estatal

  • 2

    Tem CDBs do Master para receber? Esses são os cuidados para reinvestir o dinheiro na renda fixa

  • 3

    Geração Z troca o escritório por trabalho como babá de luxo e fatura até R$ 800 mil por ano

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em baixa com liquidez reduzida em dia de Ação de Graças nos EUA

  • 5

    Brasileiro usa Black Friday para driblar inflação e alimentos lideram intenção de compra

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Imagem principal sobre o Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Logo E-Investidor
Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Imagem principal sobre o Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Logo E-Investidor
Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Imagem principal sobre o INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Logo E-Investidor
INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Imagem principal sobre o FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Logo E-Investidor
FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje mira taxa de desemprego e resultado fiscal em dia decisivo para o mercado
Mercado
Ibovespa hoje mira taxa de desemprego e resultado fiscal em dia decisivo para o mercado

Dados de outubro da PNAD Contínua e do setor público concentram a atenção dos investidores nesta sexta-feira (28)

28/11/2025 | 04h00 | Por Igor Markevich
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) salta quase 7%; Hapvida (HAPV3) volta a derreter
Mercado
Ibovespa hoje: CVC (CVCB3) salta quase 7%; Hapvida (HAPV3) volta a derreter

Índice da B3 fechou em queda, com dados de emprego no radar, em dia de feriado nos Estados Unidos

27/11/2025 | 19h48 | Por Beatriz Rocha
Mercados globais operam sem direção em dia de liquidez reduzida pelo feriado nos EUA
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam sem direção em dia de liquidez reduzida pelo feriado nos EUA

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Banco Master chocou o mercado em 2025: veja linha do tempo do acordo com o BRB e seus impactos
Mercado
Banco Master chocou o mercado em 2025: veja linha do tempo do acordo com o BRB e seus impactos

A queda do Banco Master em 2025 expôs fraudes, abalou o FGC e redefiniu risco dos CDBs

27/11/2025 | 09h39 | Por Leo Guimarães

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador