Mercado

Meio ambiente: conheça o índice de sustentabilidade da Bolsa (ISE B3)

As companhias são selecionadas de acordo com o comprometimento com a sustentabilidade empresarial

Meio ambiente: conheça o índice de sustentabilidade da Bolsa (ISE B3)
(Foto: Envato Elements)
  • Tal qual o Ibovespa, o ISE B3 é um índice na Bolsa de Valores brasileira, mas que indica o desempenho médio das cotações dos ativos selecionados em sua carteira teórica
  • O índice foi feito no intuito de educar os investidores e induzir as empresas a adotarem as melhores as práticas Ambiental, Social e de Governança Corporativa
  • Para entrar é necessário ter presença em pregão de 50% no período de vigência das 3 (três) carteiras anteriores, não ser classificado como “Penny Stock” e ser um ativo emitido por uma empresa que atenda os critérios de sustentabilidade determinados pelo índice

A sustentabilidade e o progresso estão cada vez mais andando de mãos dadas e os investimentos não escapam disso. Quem pretende investir em ações ‘verdes’ precisa conhecer o Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE B3).

Tal qual o Ibovespa, o ISE B3 é um índice na Bolsa de Valores brasileira, mas que indica o desempenho médio das cotações dos ativos selecionados em sua carteira teórica. As companhias são selecionadas de acordo com o comprometimento com a sustentabilidade empresarial.

O índice foi feito no intuito de educar os investidores e induzir as empresas a adotarem as melhores as práticas Ambiental, Social e de Governança Corporativa (ESG, na sigla em inglês).

Vale destacar, no entanto, que não estão incluídos no índice Brazilian Depositary Receipts (BDRs) e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem.

Como entrar no ISE B3?

Cada empresa da B3 pode entrar no ISE. Basta aplicar no processo de admissão, que é realizado por base quantitativa. Ou seja, é o cálculo do total de pontos obtidos por cada empresa no preenchimento do questionário ISE B3.

Para entrar é necessário ter presença em pregão de 50% no período de vigência das três carteiras anteriores, não ser classificado como “Penny Stock” e ser um ativo emitido por uma empresa que atenda os critérios de sustentabilidade determinados pelo índice.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para isso, é preciso ter nota mínima ou atender aos seguintes quesitos:

  • No Score ISE B3;
  • No desempenho quantitativo por tema do questionário;
  • Na avaliação qualitativa das evidências;
  • No Score CDP-Climate Change;
  • Compilação do Rep Risk Index – Peak RRI;
  • Atendimento dos requisitos mínimos aplicáveis ao setor de cada empresa participante.

Quer saber mais detalhes sobre o ISE B3? Acesse esse link.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos