Mercado

Mercado hoje: balanços e falas de dirigentes do Fed e de Campos Neto dividem atenção do investidor em dia de ata do Copom

Agenda do dia ainda reserva o Boletim Focus e o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI)

Mercado hoje: balanços e falas de dirigentes do Fed e de Campos Neto dividem atenção do investidor em dia de ata do Copom
Copom. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O alívio nos rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos) pode amenizar a cautela na Bolsa local diante da incerteza nos mercados acionários de Nova York. Os investidores também estarão de olho na divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), no Boletim Focus e no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), todos nesta quinta-feira (6).

As estimativas dos economistas apontam para um recuo de 0,10% do IGP-DI em janeiro, após um aumento de 0,64% em dezembro, devido ao esperado arrefecimento tanto nos preços agropecuários para o produtor quanto nos preços industriais, conforme indicado pelo Projeções Broadcast.

Na ata do Copom, o mercado espera mais pistas sobre as visões dos novos membros do Copom, os diretores Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira, que estrearam no comitê, detalhes sobre a projeção do Banco Central (BC) para a inflação de 2025 e considerações sobre o cenário fiscal, além de uma análise sobre o mercado de trabalho.

No comunicado referente ao quinto corte consecutivo, de 0,50 ponto porcentual na Selic, para 11,25% ao ano, na semana passada, o comitê indicou que os diretores preveem reduções na mesma magnitude nas próximas reuniões, sem grandes alterações no balanço de riscos. Entretanto, desde então, o mercado tem precificado uma maior probabilidade de início de cortes de juros nos EUA no segundo trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A fraqueza do petróleo pode também influenciar a precificação dos ativos financeiros, juntamente com os resultados trimestrais da Cielo (CIEL3) e do Itaú Unibanco (ITUB4). Na frente fiscal, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que, caso a arrecadação federal continue surpreendendo e o governo não precise contingenciar gastos, as chances de um reajuste salarial linear aos funcionários do Executivo federal aumentarão.

Além disso, frentes parlamentares estão programadas para uma coletiva de imprensa para detalhar as estratégias para a devolução da Medida Provisória 1202/23, que reonera a folha de pagamento, e devem apresentar também os planos das pautas prioritárias para 2024, incluindo a portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados e os grupos de trabalho paralelos para a regulamentação da reforma tributária.

Agenda desta terça-feira

Na programação do dia, diversas atividades relevantes estão agendadas. A publicação do IGP-DI ocorrerá no início da manhã, coincidindo com a divulgação do Boletim Focus, seguida pela publicação da Nota de Crédito de dezembro. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participará de um evento do BTG Pactual (BPAC11) às 9h00, seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, às 9h40. Mais tarde, às 11h00, o Tesouro realizará um leilão de NTN-B e LFT.

No período da tarde, Haddad se reunirá com senadores às 15 horas e com deputados às 16h30. Também está agendada uma coletiva de imprensa, às 14h30, promovida por frentes parlamentares para discutir as estratégias relacionadas à devolução da medida provisória que reonera a folha de pagamento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visitas a Magé, às 10h30, e a Belford Roxo, às 13h00, no Rio de Janeiro. Após o fechamento da Bolsa de Valores, a TIM Brasil (TIMS3) informará seu balanço.

Nos Estados Unidos, diversos dirigentes do Fed, como Loreta Mester de Cleveland às 14h00, Neel Kashkari de Minneapolis às 15h00, Susan Collins de Boston às 16h00 e Patrick Harker de Filadélfia às 21h00, participarão de eventos. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, estará presente em uma sessão na Câmara dos Representantes às 12h00. No Reino Unido, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, comparecerá ao Parlamento às 8h30. A Ford publicará seu balanço trimestral após o fechamento dos mercados.