Mercado

Mercado hoje: dados da economia americana e produção da Vale (VALE3) movimentam dia de agenda esvaziada

Investidores vão analisar ainda as condições do programa Desenrola, detalhado ontem pelo governo brasileiro

Mercado hoje: dados da economia americana e produção da Vale (VALE3) movimentam dia de agenda esvaziada
(Foto: Envato Elements)

Os dados dos Estados Unidos de vendas no varejo e produção industrial em junho devem guiar os mercados nesta terça-feira (18) de agenda interna esvaziada. Balanços do segundo trimestre de Bank of America (BofA) e Morgan Stanley vão movimentar também os negócios nas Bolsas em Nova York.

No Brasil, a Vale (VALE3) divulga relatório de produção e vendas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne-se com lideranças progressistas em Bruxelas, na Bélgica, participa de sessão plenária da 3ª Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE) e realiza sua live semanal.

As bolsas internacionais exibem ligeiros ganhos na Europa e operam sem sinal único nos futuros de Nova York, enquanto os juros dos Treasuries e o dólar recuam levemente. Os mercados enfrentam dificuldades para se recuperar em meio ao rebaixamento de projeções de crescimento para a China, após o mau humor predominante ontem (17), na esteira do desempenho pior do que o esperado do Produto Interno Bruto (PIB) chinês no segundo trimestre.

Os investidores estão à espera de novos dados econômicos dos EUA que podem ajudar a definir a trajetória dos juros, incluindo vendas no varejo e produção industrial. Ontem, os dados chineses serviram de alerta aos mercados de que o processo de desinflação deve permanecer no mundo e isso pode exigir do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mais um aumento de juros, na semana que vem. Até lá, os dirigentes do Fed não podem mais se pronunciar sobre política monetária.

No Brasil

O fôlego curto dos índices acionários no exterior pode apoiar oscilações leves do Ibovespa após uma melhora sutil ontem à tarde puxada pelo desempenho positivo dos papéis de bancos na esteira dos balanços favoráveis que o setor financeiro nos Estados Unidos vem divulgando desde a semana passada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os investidores vão analisar ainda as condições do programa Desenrola. Nos juros e no câmbio, os ajustes podem ficar entre margens estreitas também diante do recuo dos retornos dos Treasuries e de sinais mistos do dólar, em baixa frente outros pares rivais e sem direção única em relação a divisas emergentes e ligadas a commodities.

Ontem, o quadro de apostas para o Copom se manteve dividido quanto ao processo de distensão monetária em agosto. A curva precifica 55% de chance de queda de 0,25 ponto porcentual na Selic e 45% de probabilidade de que seja de 0,50 ponto.

Agenda

O Tesouro faz leilão de LFT e NTN-B (11h) e Vale divulga relatório de produção e vendas, após o fechamento da B3. O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otavio Ribeiro Damaso, participa de programa gravado da Associação Brasileira de Câmbio (15h). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá reuniões nesta terça-feira com dirigentes do Serpro, Emgea, IBP e com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Os dados do varejo (9h30), da produção industrial (10h15) dos Estados Unidos referentes a junho e o índice de confiança das construtoras em julho (11h) são os destaques no exterior. Bank of America, Morgan Stanley divulgam balanços antes da abertura dos mercados e Western Alliance, após o fechamento.