• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: semana começa com expectativa sobre pagamento dos dividendos extras da Petrobras (PETR3; PETR4), decisão de juros no Japão e indicadores econômicos americanos e europeus

No Brasil, balanços do primeiro trimestre da Vale e Usiminas serão monitorados. Confira a agenda da semana

Por Silvana Rocha e Maria Regina Silva

22/04/2024 | 8:20 Atualização: 22/04/2024 | 8:34

Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

A semana começa com os mercados digerindo a decisão do Conselho de Administração (CA) de autorizar o pagamento de 50% dos dividendos extras da Petrobras (PETR3; PETR4) e de olho nas negociações em torno do fiscal, da pauta-bomba. Tem ainda participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), em evento, e o lançamento do programa Acredita, do Governo Federal, para estimular o crédito.

Leia mais:
  • Petrobras tem semana decisiva sobre pagamento de dividendos
  • Dólar dispara e pressiona turista. Devo adiar a viagem?
  • Qual é o risco do petróleo atrapalhar o corte de juros?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui, a temporada começa com Usiminas (USIM3), seguida por Vale (VALE3). Nos EUA, hoje, sai o índice de atividade do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Chicago, mas ao longo dos próximos dias sairão o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do país e o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês).

Também haverá decisão de juros no Japão e divulgação de Índices de Gerentes de Compras (PMIs) europeus, americanos e do Japão, além do lucro industrial chinês. A safra de balanços será movimentada principalmente pelos números da Meta, Microsoft, Alphabet e Tesla.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os índices de ações do ocidente avançam, após as recentes perdas. Wall Street indica que poderá se recuperar das quedas passadas, em dia de agenda esvaziada mas que ganhará força à frente. As bolsas europeias sobem com mais ímpeto em sua maioria, em meio a um alívio das tensões no Oriente Médio, o que alivia o petróleo. Em Lisboa, a ação da Galp disparou, após atualização positiva da petrolífera portuguesa sobre campanha exploratória na Namíbia. Já as bolsas asiáticas se recuperam parcialmente.

Os investidores aguardam balanços de grandes bancos nos próximos dias na Europa e de big techs nos EUA, além de monitorarem eventuais sinais de política monetária. Hoje, sai o dado preliminar de confiança do consumidor da zona do euro e tem a participação da presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde em evento.

Em mais de uma ocasião na semana passada, Lagarde sugeriu que o BCE poderá cortar juros em junho se houver confiança suficiente de que a inflação está convergindo para a meta oficial. Nos EUA, ainda há contínuos temores de que os juros tenham de seguir restritivos por mais tempo para controlar os preços. Por lá, os diretores estão em período de silêncio antes da reunião de política monetária (30/4 e 1º/5). Assim, nesta segunda, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) avançam, depois de cederem na sexta-feira (19), e o dólar opera perto da estabilidade.

Agenda econômica no Brasil

A alta dos índices futuros de Nova York pode estimular o Ibovespa na abertura. Contudo, uma eventual valorização tende a ser limitada pelos riscos fiscais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou sua volta ao Brasil dos Estados Unidos para tentar pessoalmente desarmar a “pauta-bomba” no Congresso, que pode gerar uma despesa extra de R$ 70 bilhões neste ano.

Outra fonte de baixa é o recuo do petróleo, o que pode instigar ajuste às ações da Petrobras (PETR3; PETR4). Os papéis subirem na sexta-feira (19), em meio a relatos de que a estatal vai liberar parte dos dividendos extraordinários, o que de fato foi confirmado à noite pela empresa.

Publicidade

Além disso, ficam no radar a queda de 0,06% do minério de ferro em Dalian, na China, informações de que o governo estuda mudar o arcabouço legal da mineração para forçar empresas do setor a explorarem, de fato, suas unidades produtivas e as incertezas sobre o impacto de Brumadinho na Vale.

A alta dos juros dos Treasuries pode pesar na curva interna, que ainda pode reagir às palavras de Roberto Campos Neto, em evento, e ainda avalia as medidas de crédito do governo brasileiro. Já o dólar pode operar de forma moderada, em linha com o exterior.

Agenda da semana

Hoje, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra em evento online da Legend Capital (11h15). Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança programa Acredita, que vai reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil com medidas voltadas a micro, pequenas e médias empresas (10h). Nesta terça-feira (23), começa a divulgação de resultados corporativos do primeiro trimestre, com Usiminas, antes da abertura dos mercados. Na quarta-feira (24), será a vez da Vale e Assaí (ASAI3), após o fechamento da B3. Na sexta-feira (26), sairá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril (9h).

Nesta segunda-feira, o Fed de Chicago divulga o índice de atividade nacional de março (9h30) e a presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento (12h30). À noite, o Japão divulga seus PMIs (20h). No dia seguinte, sairão os PMIs europeus e dos Estados Unidos, que ainda informará a primeira leitura do PIB no primeiro trimestre, na sexta-feira. No mesmo dia, serão divulgados o PCE de março americano e à noite, sairá o lucro industrial chinês (22h30). Ainda haverá decisões sobre juros na Turquia e no Japão. Na seara de balanços dos EUA, destaque para a divulgação das gigantes Meta, Alphabet, Microsoft e Tesla.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
22/11/2025 4h56 (delay 15min)
Câmbio
22/11/2025 4h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 2

    Efeito dominó: quem são as empresas e fundos impactados pela liquidação do Master

  • 3

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 4

    Com novas regras, uso do FGTS em imóveis sobe para até R$ 2,25 milhões; entenda as mudanças e saiba como usar

  • 5

    “Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Imagem principal sobre o Como comprovar o trabalho rural?
Logo E-Investidor
Como comprovar o trabalho rural?
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Imagem principal sobre o NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Logo E-Investidor
NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Últimas: Mercado
Ibovespa na semana: Cogna (COGN3) salta mais de 9%; MBRF (MBRF3) tem maior queda
Mercado
Ibovespa na semana: Cogna (COGN3) salta mais de 9%; MBRF (MBRF3) tem maior queda

Por aqui, investidores monitoraram caso do Banco Master; no exterior, balanço da Nvidia e payroll ganharam foco

21/11/2025 | 20h12 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Magazine Luiza (MGLU3) e Azzas (AZZA3) lideram altas; CVC (CVCB3) tomba 7%
Mercado
Ibovespa hoje: Magazine Luiza (MGLU3) e Azzas (AZZA3) lideram altas; CVC (CVCB3) tomba 7%

Mercado repercutiu decisão de Trump, que removeu tarifa de 40% de diferentes produtos brasileiros

21/11/2025 | 19h16 | Por Beatriz Rocha
As empresas da Bolsa brasileira que ganham com o alívio no tarifaço de Trump
Mercado
As empresas da Bolsa brasileira que ganham com o alívio no tarifaço de Trump

Presidente dos EUA ampliou conjunto de exceções, que agora tem mais de 900 produtos, como café e carne

21/11/2025 | 18h46 | Por Beatriz Rocha
Mercados têm pior semana desde abril com correção em ações de IA e payroll mais forte nos EUA
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados têm pior semana desde abril com correção em ações de IA e payroll mais forte nos EUA

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador