• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: semana começa com expectativa sobre pagamento dos dividendos extras da Petrobras (PETR3; PETR4), decisão de juros no Japão e indicadores econômicos americanos e europeus

No Brasil, balanços do primeiro trimestre da Vale e Usiminas serão monitorados. Confira a agenda da semana

Por Silvana Rocha e Maria Regina Silva

22/04/2024 | 8:20 Atualização: 22/04/2024 | 8:34

Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

A semana começa com os mercados digerindo a decisão do Conselho de Administração (CA) de autorizar o pagamento de 50% dos dividendos extras da Petrobras (PETR3; PETR4) e de olho nas negociações em torno do fiscal, da pauta-bomba. Tem ainda participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), em evento, e o lançamento do programa Acredita, do Governo Federal, para estimular o crédito.

Leia mais:
  • Petrobras tem semana decisiva sobre pagamento de dividendos
  • Dólar dispara e pressiona turista. Devo adiar a viagem?
  • Qual é o risco do petróleo atrapalhar o corte de juros?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui, a temporada começa com Usiminas (USIM3), seguida por Vale (VALE3). Nos EUA, hoje, sai o índice de atividade do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Chicago, mas ao longo dos próximos dias sairão o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do país e o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês).

Também haverá decisão de juros no Japão e divulgação de Índices de Gerentes de Compras (PMIs) europeus, americanos e do Japão, além do lucro industrial chinês. A safra de balanços será movimentada principalmente pelos números da Meta, Microsoft, Alphabet e Tesla.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os índices de ações do ocidente avançam, após as recentes perdas. Wall Street indica que poderá se recuperar das quedas passadas, em dia de agenda esvaziada mas que ganhará força à frente. As bolsas europeias sobem com mais ímpeto em sua maioria, em meio a um alívio das tensões no Oriente Médio, o que alivia o petróleo. Em Lisboa, a ação da Galp disparou, após atualização positiva da petrolífera portuguesa sobre campanha exploratória na Namíbia. Já as bolsas asiáticas se recuperam parcialmente.

Os investidores aguardam balanços de grandes bancos nos próximos dias na Europa e de big techs nos EUA, além de monitorarem eventuais sinais de política monetária. Hoje, sai o dado preliminar de confiança do consumidor da zona do euro e tem a participação da presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde em evento.

Em mais de uma ocasião na semana passada, Lagarde sugeriu que o BCE poderá cortar juros em junho se houver confiança suficiente de que a inflação está convergindo para a meta oficial. Nos EUA, ainda há contínuos temores de que os juros tenham de seguir restritivos por mais tempo para controlar os preços. Por lá, os diretores estão em período de silêncio antes da reunião de política monetária (30/4 e 1º/5). Assim, nesta segunda, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) avançam, depois de cederem na sexta-feira (19), e o dólar opera perto da estabilidade.

Agenda econômica no Brasil

A alta dos índices futuros de Nova York pode estimular o Ibovespa na abertura. Contudo, uma eventual valorização tende a ser limitada pelos riscos fiscais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou sua volta ao Brasil dos Estados Unidos para tentar pessoalmente desarmar a “pauta-bomba” no Congresso, que pode gerar uma despesa extra de R$ 70 bilhões neste ano.

Outra fonte de baixa é o recuo do petróleo, o que pode instigar ajuste às ações da Petrobras (PETR3; PETR4). Os papéis subirem na sexta-feira (19), em meio a relatos de que a estatal vai liberar parte dos dividendos extraordinários, o que de fato foi confirmado à noite pela empresa.

Publicidade

Além disso, ficam no radar a queda de 0,06% do minério de ferro em Dalian, na China, informações de que o governo estuda mudar o arcabouço legal da mineração para forçar empresas do setor a explorarem, de fato, suas unidades produtivas e as incertezas sobre o impacto de Brumadinho na Vale.

A alta dos juros dos Treasuries pode pesar na curva interna, que ainda pode reagir às palavras de Roberto Campos Neto, em evento, e ainda avalia as medidas de crédito do governo brasileiro. Já o dólar pode operar de forma moderada, em linha com o exterior.

Agenda da semana

Hoje, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra em evento online da Legend Capital (11h15). Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança programa Acredita, que vai reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil com medidas voltadas a micro, pequenas e médias empresas (10h). Nesta terça-feira (23), começa a divulgação de resultados corporativos do primeiro trimestre, com Usiminas, antes da abertura dos mercados. Na quarta-feira (24), será a vez da Vale e Assaí (ASAI3), após o fechamento da B3. Na sexta-feira (26), sairá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril (9h).

Nesta segunda-feira, o Fed de Chicago divulga o índice de atividade nacional de março (9h30) e a presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento (12h30). À noite, o Japão divulga seus PMIs (20h). No dia seguinte, sairão os PMIs europeus e dos Estados Unidos, que ainda informará a primeira leitura do PIB no primeiro trimestre, na sexta-feira. No mesmo dia, serão divulgados o PCE de março americano e à noite, sairá o lucro industrial chinês (22h30). Ainda haverá decisões sobre juros na Turquia e no Japão. Na seara de balanços dos EUA, destaque para a divulgação das gigantes Meta, Alphabet, Microsoft e Tesla.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
26/05/2026 21h06 (delay 15min)
Câmbio
26/05/2026 21h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 3

    Ibovespa sobe com alívio global após avanço nas nеgociações entre EUA e Irã; dólar cai

  • 4

    Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA

  • 5

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Imagem principal sobre o FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Logo E-Investidor
FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Imagem principal sobre o Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Logo E-Investidor
Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Últimas: Mercado
Ações da Azul recebem o ‘sim’ de bolsa de Nova York; negociações começam em junho
Mercado
Ações da Azul recebem o ‘sim’ de bolsa de Nova York; negociações começam em junho

Companhia aérea avança na estratégia internacional após reestruturação e busca ampliar acesso a investidores globais; entenda

26/05/2026 | 19h28 | Por Camila Vech
Braskem tomba quase 6% no último pregão, enquanto Minerva lidera altas na Bolsa
Mercado
Braskem tomba quase 6% no último pregão, enquanto Minerva lidera altas na Bolsa

Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) se recuperaram de perdas da véspera e fecharam em alta, com valorização do petróleo Brent

26/05/2026 | 19h13 | Por Beatriz Rocha
Citi eleva preço-alvo de Braskem apesar de classificar ação como de alto risco
Mercado
Citi eleva preço-alvo de Braskem apesar de classificar ação como de alto risco

Banco cita incertezas relacionadas à estrutura de capital e lembra que mercados petroquímicos globais passaram por "fortes oscilações" nos últimos meses

26/05/2026 | 16h00 | Por Amélia Alves
BTG vê melhora no portfólio e eleva recomendação da Ambev: 'Concorrência não consegue igualar'
Mercado
BTG vê melhora no portfólio e eleva recomendação da Ambev: 'Concorrência não consegue igualar'

Banco sobe o preço-alvo da companhia, com potencial de alta de 21,95%

26/05/2026 | 15h45 | Por Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador