A expectativa de que os juros nos Estados Unidos não tenham queda em breve impacta negativamente os futuros da Bolsa de Nova York, ao mesmo tempo em que os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívidas emitidos pelo Tesouro americano) e o dólar mostram ascensão. Essa prudência provavelmente terá efeitos sobre o Ibovespa, a curva de juros futuros e a moeda brasileira.
Leia também
O EWZ, principal fundo de índice brasileiro negociado na bolsa de Nova York, registrava uma queda de 0,21% no pré-mercado. Os American Depositary Receipts (ADRs) da Petrobras (PETR3;PETR4) recuavam 0,6% devido à baixa nos preços do petróleo, enquanto os da Vale (VALE3) apresentavam aumento de 0,08%, apesar da redução de 0,63% no preço do minério de ferro em Dalian, na China, nesta segunda-feira (5).
Nesta semana, a atenção se volta para o Congresso, que, ao retomar suas atividades, provavelmente incluirá na pauta projetos que impactam a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), marcando mais uma etapa do embate entre o Congresso e a Corte. Às vésperas do recesso, em novembro, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o poder de decisões individuais dos ministros do STF.
Agenda econômica desta semana
Na agenda local, um dos pontos de destaque será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, agendado para quinta-feira (8), após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) na terça-feira (6). Nesta segunda-feira (5), o mercado aguarda relatórios financeiros, incluindo os do Itaú Unibanco (ITUB4) e da Cielo (CIEL3) após o encerramento dos mercados. Às 10h00, a S&P Global publicará o Índice de Gerentes de Compras (PMI) composto e de serviços de janeiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A abertura do ano legislativo está programada para esta segunda-feira às 15h, em uma sessão solene do Congresso. Na terça-feira, além da ata do Copom, o Boletim Focus será divulgado, transferido da tradicional segunda-feira para o dia seguinte devido à operação-padrão do Banco Central, junto com o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de janeiro e a nota de crédito da autoridade monetária.
Na quarta-feira (7), os investidores acompanharão os dados do setor público consolidado de dezembro, as vendas no varejo de dezembro, a produção e vendas de veículos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), bem como os relatórios financeiros do Bradesco (BBDC4), Klabin (KLBN11) e Alpargatas (ALPA4). Na quinta-feira, sai o resultado trimestral do Banco do Brasil (BBAS3), entre outras empresas. Na sexta-feira (9), além da pesquisa de volume de serviços de dezembro, será divulgado o balanço da Usiminas (USIM5).