O ambiente positivo nos mercados internacionais pode impulsionar o Ibovespa, recuperando-se da queda recente. A valorização do petróleo e do minério de ferro na China também pode beneficiar empresas como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). A volatilidade nos Treasuries (títulos emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos para o financiamento da dívida do governo) pode afetar os ajustes na curva de juros futuros, mas a queda do dólar em relação a outras moedas, especialmente as ligadas a commodities, pode favorecer o real.
Os analistas estarão atentos aos dados do IBC-BR, com previsão de estabilidade em novembro, juntamente com a análise preliminar das expectativas de inflação nos Estados Unidos e o índice de sentimentos do consumidor no país. O Banco Central inicia suas reuniões trimestrais com economistas para a formulação do Relatório de Inflação. No país, destacam-se os eventos da tarde com a participação do vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, e da presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly.
As negociações políticas sobre a MP da reoneração da folha de pagamentos estão no radar, com destaque para a reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) criticou a prorrogação da desoneração aprovada pelo Congresso e vetada por ele, cobrando contrapartidas dos empresários. Em Davos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, expressou o objetivo de regulamentar a reforma tributária em 2024 e destacou a ampla discussão sobre gastos públicos neste ano.
Agenda
Na agenda do dia, destaca-se a divulgação do IBC-Br de novembro às 9h00. Os diretores do Banco Central, Diogo Guillen (Política Econômica), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução), conduzirão quatro rodadas de reuniões com economistas de mercado ao longo do dia, a partir das 9h00.
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem pelos Estados do Nordeste, no Ceará, para participar da cerimônia de assinatura do decreto que estabelece o Campus Avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, às 13h30. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma reunião com o CEO da America GWM, James Yang, às 15h00, para discutir os planos de investimentos da empresa automotiva.
No cenário internacional, a Universidade de Michigan divulgará a leitura preliminar das expectativas de inflação nos Estados Unidos em janeiro, juntamente com o índice de sentimento do consumidor, ambos às 12h00. No mesmo horário, serão divulgadas as vendas de moradias usadas em dezembro no país. Além disso, o vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, participará de um evento às 15h00, enquanto a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, estará em outro evento às 18h15.