Mercado

Mercado hoje: Haddad e Campos Neto no FMI, relatório econômico do Fed e discursos de dirigentes de BCs são destaques na agenda do dia

O dólar, que cede frente outras moedas principais e algumas emergentes ligadas a commodities, fica no radar

Mercado hoje: Haddad e Campos Neto no FMI, relatório econômico do Fed e discursos de dirigentes de BCs são destaques na agenda do dia
Fernando Haddad, ministro da Fazenda. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)

A agenda desta quarta-feira (17) reserva pronunciamentos de vários dirigentes de Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE) em fórum do Instituto Internacional de Finanças (IIF), nos Estados Unidos. Além disso, em Washington, prosseguem as reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Por lá, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participam de vários compromissos e da reunião de ministros das Finanças e de presidentes de Bancos Centrais do G20 – grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

O Livro Bege (relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Fed) e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), uma espécie de prévia do produto Interno Bruto (PIB), também serão publicados nesta quarta-feira.

Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuam nesta manhã de quarta-feira, após registrarem as máximas desde novembro na tarde da terça-feira, na esteira do presidente do Fed, Jerome Powell. Ele apontou que os juros devem ficar restritivos por mais tempo para conter a inflação, intensificando as apostas do mercado por um único corte de juros em 2024 no CME Group.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também, o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, que tem poder de voto neste ano, disse que alguns dados recentes, incluindo o índice de preços ao consumidor (CPI), não “apoiaram” uma aterrissagem suave da economia americana.

Os índices futuros de Nova York avançam levemente e o destaque ficam com papéis do setor aéreo, beneficiados pelo salto de mais de 5% da ação da United Airlines no pré-mercado, estendendo ganho do after hours (pós fechamento) após relatar prejuízo menor do que o esperado e alimentar expectativas por uma demanda fortalecida por viagens aéreas nos Estados Unidos. Veja como encerrou o pregão em Nova York, nessa terça-feira (16) nesta matéria.

O dólar cede frente outras moedas principais e algumas emergentes ligadas a commodities, com ajustes e expectativas dos investidores por discursos de dirigentes de bancos centrais ao longo do dia, além do Livro Bege, enquanto seguem atentos à geopolítica no Oriente Médio, visto que Israel ameaçou retaliar pelos ataques aéreos que sofreu do Irã no fim de semana. O petróleo mantém ligeira baixa por fator técnico relacionado a aumento de estoques americanos da commodity e a sinalização de paciência do Fed na política monetária dada a persistência da inflação.

As bolsas europeias sobem e recuperam parte das perdas dessa terça-feira, após dados mostrarem arrefecimento da inflação na zona do euro e no Reino Unido e em meio a balanços de empresas locais. As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira em meio a dúvidas sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos e tensões no Oriente Médio.

Agenda econômica no Brasil

O ambiente positivo nas bolsas lá fora nesta manhã e alta de 4,25% do minério de ferro em Dalian devem apoiar uma recuperação do Ibovespa, após o índice recuar pelo quinto pregão consecutivo, aos 124.388,62 pontos, nessa terça-feira.

O American Depositary Receipt (ADR, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) sobe no pré-mercado em meio a avaliações dos resultados de produção e vendas no 1º trimestre deste ano.

Publicidade

A queda do petróleo é contraponto e deve a pesar nas ações da Petrobras (PETR3; PETR4), em meio ao compasso de espera pela distribuição dos dividendos extras, tema que deve entrar na pauta da reunião ordinária desta sexta-feira (19) e tende a ser definido até a assembleia geral de acionistas, no dia 25 de abril.

Nessa terça-feira, o desembargador Marcelo Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, suspendeu o afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Sampaio Mendes, do cargo. E o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que os recentes acontecimentos no Oriente Médio não simbolizam “nada relevante até agora em termos de preço” e que deve haver impacto no preço “se [o conflito Israel-Irã] virar uma coisa maior que uma rusga”.

O recuo dos rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e do dólar pode aliviar os ajustes nos mercados de juros futuros e de câmbio, após o estresse de terça-feira com os juros americanos e a percepção fiscal mais negativa no Brasil, o que elevou juros futuros e o dólar à vista aos R$ 5,2688 no fechamento, pela quinta sessão consecutiva, acumulando ganho de 5,21% no período e de 8,56% neste ano.

Os investidores vão repercutir ainda o IBC-BR, para o qual é esperada a sexta alta consecutiva em fevereiro, e ficar atentos a Haddad e Campos Neto em Washington, onde o presidente do BC reúne-se ainda com investidores e concede entrevista ao IMF Today, do FMI, com previsão de ir ao ar no site do fundo monetário a partir das 14 horas pelo horário de Brasília.

Agenda do dia

O IBC-BR de fevereiro é o destaque local (9h). O mercado prevê o sexto crescimento consecutivo da atividade econômica, de 0,30% em fevereiro, após avanço de 0,60% em janeiro, apoiado nas vendas do varejo, na esteira dos ganhos de renda da população, apurou o Projeções Broadcast. A Câmara Municipal de São Paulo deve votar o projeto de lei que dá aval à privatização da Sabesp (SBSP3) na Capital paulista.

Nos EUA, os dirigentes do BCE Piero Cipollone (10h), Pablo Hernández de Cos (12h) e Isabel Schnabel (12h45) estarão em fórum do IIF, além do presidente do BoE, Andrew Bailey (13h) e a diretora do Fed, Michelle Bowman (19h30). Ainda a presidente da distrital de Cleveland do BC americano, Loretta Mester, fala em outro evento (18h30). O Monitor Fiscal do FMI (10h), o Livro Bege do Fed (15h) e o balanço da Alcoa, após o fechamento dos mercados, também estão programados.