Lá fora a agenda está esvaziada e as atenções ficam no presidente da distrital de Nova York do Federal Reserve, John Williams, um dia antes da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de junho dos Estados Unidos. O sinal positivo prevalece nas bolsas europeias e futuros de Nova York, embora o fôlego seja curto, especialmente em Wall Street.
Confira as principais notícias das empresas na Bolsa
Petrobras (PETR3; PETR4) e Braskem (BRKM5)
A Petrobras comunicou ontem que iniciou o processo de due diligence (diligência prévia, processo de investigação de uma oportunidade de negócio para avaliar os riscos da transação) para eventual exercício de tag along (mecanismo para proteger acionistas minoritários contra mudanças no controle e decisões de acionistas majoritários), ou de direito de preferência na hipótese de alienação das ações detidas pela Novonor na Braskem. A estatal destaca, no entanto, que “não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem”.
O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, defendeu um mandato obrigatório para o diesel R e informou que a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, a Repar, no Paraná, vai alcançar uma produção de 78 mil barris diários do combustível renovável ainda em 2023.
Copel (CPLE6)
Os acionistas da Copel aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a reforma no estatuto social, a fim de permitir a transformação da companhia em corporação, conforme havia sido antecipado pelo Broadcast Energia. Os acionistas também autorizaram o aumento do capital social, a criação e emissão de golden share (tipo de ação preferencial que permite a tomada de determinadas decisões por parte de apenas um acionista, ainda que ele seja minoritário) de titularidade do Estado do Paraná e a criação de um limite para que nenhum acionista ou grupo tenha mais que 10% do total de ações com direito a voto. Foi incluído ainda o dispositivo de poison pill (mecanismo de proteção para acionistas minoritários de empresas de capital aberto contra tentativas de aquisição por outro investidor).
A empresa também comunicou ontem a renúncia de quatro membros do Conselho de Administração e fiscal, com convocação de nova AGE, em 10 de agosto de 2023, a fim de eleger conselho para complementar mandato de 2023 a 2025.
Light (LIGT3)
A Light divulgou comunicado, em resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), afirmando que o termo de intimação, emitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é etapa incipiente do processo de fiscalização e que “não há qualquer processo sancionador instaurado, encontrando-se em curso prazo de 60 dias para esclarecimentos pela Light SESA”.
A intimação da Aneel, feita na semana passada, dá prazo de 15 dias a Light para informar se apresentará plano de recuperação de transferência de controle societário.
Usiminas (USIM5)
A BlackRock, Inc. atingiu uma participação na Usiminas de 27.052.863 contracts for difference (CFD, na sigla em inglês: instrumento financeiro que negocia a diferença de valores de um determinado investimento), representando aproximadamente 4,938% do total de ações preferenciais classe A (PNA) e 55.938.679 ações PNA, ou 10,212% do total dessa classe de ação.
Energisa (ENGI11)
O Conselho de Administração da Energisa Mato Grosso do Sul aprovou a realização da 19ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, no valor de R$ 250 milhões.
*Com informação do Broadcast