A agenda da semana está mais robusta no exterior, com destaque para a reunião entre ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais (BCs) do G20 na Índia. O presidente Luz Inácio Lula da Silva (PT) está em Bruxelas, na Bélgica, para participar da III Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), nesta segunda (17) e terça-feira (18).
Leia também
Nos Estados Unidos o investidor aguarda uma bateria de balanços importantes, como Bank of America (BofA), Morgan Stanley eGoldman Sachs. Entre os indicadores, são esperados as vendas no varejo e a produção industrial americanas, além do CPI da zona do euro e do Reino Unido.
No Brasil, o Índice Geral de Preços (IGP-10) de julho e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de maio são divulgados hoje. Também fica no radar a live na internet com o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Abry Guillen.
A decepção com o Produto Interno Bruto (PIB) da China abala o humor dos mercados internacionais, colocando as bolsas em baixa na Europa e no mercado futuro de Nova York, o petróleo em queda de mais de 1% e o dólar mais forte ante moedas emergentes e ligadas a commodities.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A economia chinesa cresceu 6,3% no segundo trimestre de 2023 ante igual período de 2022, aquém da previsão de analistas de alta de 6,9%, o que aumenta a pressão por mais estímulos do governo.
No Brasil
Os sinais de fraqueza da economia chinesa devem pesar nos ativos domésticos nesta segunda-feira, colocando o Ibovespa no vermelho e o real mais fraco, assim como se vê ante outras moedas emergentes e de países exportadores de commodities.
A queda do petróleo pesa nas petroleiras do exterior e o mesmo deve ocorrer com a Petrobras (PETR3; PETR4) e outras companhias do setor. Nos juros, as atenções estarão na live do diretor do BC Diogo Abry Guillen, além do IGP-10 de julho e IBC-Br de maio, mas os dados não devem para alterar as apostas para corte da Selic em agosto.
Agenda
Hoje é dia de reunião entre ministros de Finanças e presidentes de BCs do G20 na Índia e a Cúpula de líderes da União Europeia e Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que continuam amanhã. O Fed de NY divulga o índice de atividade industrial Empire State (9h30). Amanhã são esperados os balanços do Bank of America e Morgan Stanley, além de vendas no varejo e produção industrial dos EUA.
A agenda no Brasil está mais esvaziada e inicia a semana com a divulgação hoje do IGP-10 de julho (8h00), Boletim Focus (8h25) e IBC-Br de maio (9h00). O diretor de Política Econômica, Diogo Abry Guillen, participa da live BC com o tema “Política Monetária: por que a comunicação é tão importante?”, com transmissão pelo Canal do BC no YouTube (14h00). Amanhã a Vale divulga relatório de produção e vendas.
Com informação do Broadcast
Publicidade