Mercado

Mercado hoje: Pnad Contínua, inflação nos EUA e bancos centrais no exterior devem guiar investidores; Orçamento de 2024 fica no radar

BCE divulga ata de reunião e presidente do Fed de Boston faz discurso

Mercado hoje: Pnad Contínua, inflação nos EUA e bancos centrais no exterior devem guiar investidores; Orçamento de 2024 fica no radar
Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Wilton Junior/ Estadão)

O envio do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2024 ao Congresso é um dos destaques desta quinta-feira (31), além da divulgação da Pnad Contínua do trimestre encerrado em julho.

Lá fora, as atenções ficam na leitura de julho da inflação (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, que será acompanhada por renda pessoal e gastos com consumo. Além disso, será divulgada a ata do Banco Central Europeu (BCE) e a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Boston, Susan Collins discursa.

O ambiente é misto nas bolsas internacionais e o dólar se mostra mais forte. O euro estendeu perdas e renovou mínimas no dia frente ao dólar, após a divulgação de indicadores da região. O movimento no câmbio ocorre mesmo após um dado cheio de inflação acima do previsto por analistas.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 5,3% em agosto, na comparação anual e analistas previam alta menor, de 5,1%. Já o núcleo também avançou 5,3%, como esperado. A taxa de desemprego da zona do euro continuou em 6,4% em julho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nos EUA, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic , defendeu postura cautelosa na política monetária, no quadro atual, ao considerar que ela já está em nível “apropriadamente restritivo”. Os analistas do mercado financeiro permaneceram cautelosos com as perspectivas para a atividade econômica chinesa, após a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial e do setor de serviços do país. A Capital Economics diz que os dados sugerem uma “leve melhora” da atividade econômica chinesa.

No Brasil

Antes do dado de inflação dos EUA, os mercados locais devem reagir à aprovação do Carf, comemorada pelo governo, e também à aprovação do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027, o que significa menos recursos para melhorar o ambiente fiscal.

Em meio à pressão de prefeitos, o parecer aprovado também reduz de forma progressiva a alíquota da contribuição previdenciária para todos os municípios brasileiros até 2027. O impacto calculado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de R$ 7,2 bilhões anuais.

O EWZ, como é conhecido o maior fundo de índice ligado ao Brasil, operava estável há pouco no pré-mercado em Nova York. A ministra do Planejamento, Simone Tebet , afirmou que o projeto de lei orçamentária de 2024 (PLOA) chegará ao Congresso nesta quinta-feira, às 16h.

Na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), Tebet voltou a destacar a importância de o Congresso aprovar no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) o dispositivo que pendura para o próximo ano R$ 32 bilhões, calculados a partir da previsão de inflação até o fim de 2023.

Agenda

A agenda desta quinta-feira traz como destaques domésticos a divulgação da Pnad Contínua do trimestre encerrado em julho (9h00) e o envio do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2024 ao Congresso (16h00). O Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h00).

No exterior, as atenções se voltam à leitura de julho leitura de julho da inflação nos EUA, que será acompanhada por renda pessoal e gastos com consumo (9h30) e os pedidos de auxílio-desemprego (9h30). A presidente do Fed de Boston, Susan Collins discursa (10h00). Além disso, será divulgada a ata do Banco Central Europeu (8h30).

Publicidade