Mercado

Mercado hoje: discurso de Powell, dados econômicos americanos e índice de confiança na zona do euro movimentam as bolsas

No Brasil, ata do Copom de março e divulgação do relatório de inflação serão monitorados

Mercado hoje: discurso de Powell, dados econômicos americanos e índice de confiança na zona do euro movimentam as bolsas
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

A semana da Páscoa e última do mês de março é mais curta pelo feriado de Sexta-feira Santa, quando os mercados financeiros ficam fechados no Brasil, EUA e Europa, mas há eventos econômicos importantes no exterior: um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e a divulgação da inflação índice de preço de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) de fevereiro nos EUA.

Nesta segunda-feira (25), são aguardadas falas de dirigentes do Fed Raphael Bostic, de Atlanta, e da diretora Lisa Cook e, nos próximos dias, publicações do Produto Interno Bruto (PIB) americano e do Reino Unido, índice de confiança do consumidor da zona do euro e vendas no varejo na Alemanha.

No Brasil, a agenda traz a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de março, IPCA-15, Relatório de Inflação do 1º trimestre, além da Pnad Contínua e a divulgação dos últimos balanços do quarto trimestre de 2023, com destaque para Marfrig, JBS, Azul e IRB. O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarca nesta semana no Brasil para visita de Estado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Cautela moderada predomina lá fora nesta segunda-feira, com alta de juros de Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e queda dos índices futuros de ações em Nova York em meio a expectativas por discursos de dirigentes do Fed e dados americanos, após as máximas históricas das bolsas em Wall Street nas últimas sessões com a sinalização de que o Federal Reserve continua planejando cortar seus juros três vezes este ano.

No entanto, o presidente do Federal Reserve (Fed) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou na sexta-feira (22) que mudou sua expectativa de cortes de juros em 2024, de duas reduções de 25 pontos-base (pb) cada para apenas um único corte de 25 pb, além de adiar sua projeção para o início da flexibilização. O dirigente citou preocupações com a inflação persistente e dados econômicos mais fortes que o previsto, segundo a Reuters.

Na Europa, os índices acionários recuam, enquanto o euro e a libra sobem ante o dólar em dia de agenda mais fraca, depois de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) se esforçarem para consolidar a visão de que um corte de juros inicial poderá vir em junho, se a inflação da zona do euro estiver se movendo para a meta oficial de 2% de forma sustentável.

O petróleo opera em alta moderada diante dos conflitos no Oriente Médio e entre Rússia e Ucrânia, depois de acumularem perdas por três sessões consecutivas. Na Ásia, as bolsas chinesas recuaram antes de indicadores locais sobre lucro industrial e atividade econômica (PMIs), a ser divulgados nos próximos dias.

No Brasil

Os mercados vão se ajustar ao tom externo negativo e a liquidez pode ser enxuta antes das divulgações da ata do Copom, IPCA-15 e boletim Focus, nesta terça-feira (26).

Após a redução de 0,50 ponto da taxa Selic, para 10,75%, na semana passada, os economistas do mercado financeiro esperam na ata do encontro mais informações sobre a razão do colegiado para mudar o forward guidance. Para o IPCA-15, é esperada desaceleração a 0,32%, ante 0,78% em fevereiro.

Publicidade

Nos juros, a valorização dos rendimentos dos Treasuries traz pressão de alta à curva local e ao dólar, embora a queda da moeda americana frente a divisas rivais e ligeiras altas do petróleo e do minério de ferro possam beneficiar o real. O mercado de cambial pode ficar volátil também em semana de definição da taxa Ptax do fim de março, na quinta-feira (28).

Na Bolsa, os ganhos leves de commodities podem amenizar o humor. O minério de ferro subiu 0,3% em Dalian, na China e o petróleo avançava cerca de 0,80%. O principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, o EWZ, ganhava 0,22% às 7h10 no pré-mercado em Nova York.

No Congresso, a Câmara adiou para esta semana a votação do projeto de lei que muda a lei de falência de empresas. O projeto, enviado pelo governo com urgência constitucional, já está trancando a pauta e deve ser o primeiro item da sessão deliberativa, que deve ocorrer nesta terça (26). O texto produzido no Ministério da Fazenda é uma das medidas da chamada ‘reforma microeconômica’ e propõe ampliar a participação dos credores nos processos de falência.

Agenda

A ata do Copom de março, o IPCA-15 e o boletim Focus serão publicados nesta terça-feira (26). O resultado do setor público consolidado e do Caged de fevereiro, além do IGP-M de março, saem na quarta-feira (27). O Relatório Trimestral de Inflação, a Pnad Contínua mensal de fevereiro e dados de fluxo cambial serão divulgadas na quinta-feira (28). Os números do Governo Central de fevereiro podem sair também na semana. O presidente francês, Emmanuel Macron, desembarca nesta semana no Brasil para visita de Estado.

Nesta segunda-feira (25), a FGV divulga o IPC-S da terceira quadrissemana, o INCC-M e a Confiança da Construção (ICST) de março (8h). O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da abertura de seminários (9h30).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Luiz Lessa (10h30) e recebe o presidente do Conselho Administrativo (chairman) do Grupo Tata Sons, Natarajan Chandrasekaran (11h30).

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento do Programa pé-de-meia (10h), reúne-se com ministros e vai a encontro da primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, com deputadas, senadoras e ministras no Palácio da Alvorada (18h).

No setor corporativo, a Aena, concessionária espanhola que administra o Aeroporto de Congonhas, vai anunciar investimentos de R$ 2 bilhões para ampliar a capacidade (9h30). Serão publicados ainda balanços do 4º trimestre de 2023 por Casas Bahia, Grupo Soma, JHSF, Light, Equatorial, Minerva Foods e Movida, após o fechamento do mercado.

Os mercados ficarão no aguardo nesta semana pelos principais eventos externos da agenda, previsto para sexta-feira de feriado nos EUA e Europa: discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, e a publicação da inflação PCE nos EUA em fevereiro.

Hoje, o Fed de Chicago publica o índice de atividade nacional dos EUA (9h30) e o Departamento do Comércio informa as vendas de moradias novas, ambos de fevereiro (11h). Dois dirigentes do Fed participam também de eventos: Raphael Bostic, de Atlanta (9h25) e a diretora Lisa Cook (11h30). A dirigente do Banco da Inglaterra (BoE), Catherine Mann, também discursa (11h15).

Nos próximos dias, são esperados ainda o índice de confiança do consumidor da zona do euro em março, na quarta; o PIB do 4º trimestre dos EUA e do Reino Unido, as vendas no varejo na Alemanha, além do índice de sentimento do consumidor americano em março e as expectativas de inflação, da Universidade de Michigan, todos na quinta.

Publicidade

Na China, são esperados o lucro industrial em fevereiro, na terça; e os PMIs de março do NBS no sábado, além do PMI industrial da S&P Global/Caixin, no domingo.