O lançamento no Rio de Janeiro da Agenda de Reformas Financeiras, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o destaque local nesta quinta-feira (20). O objetivo é o aprimoramento regulatório para a atuação do mercado financeiro. No exterior, são esperados o índice de confiança do consumidor da zona do euro, além dos pedidos de auxílio-desemprego e vendas de moradias usadas dos Estados Unidos.
A cautela prevalece no mercado futuro em Nova York após os balanços trimestrais da Netflix, Tesla e IBM, que operam em queda. Mais cedo, os papéis da Netflix caíam 6,01% e os da Tesla e IBM perdiam 3,01% e 0,92%, respectivamente. Netflix e IBM decepcionaram em termos de receita.
Na Europa, o sinal das bolsas é positivo após a taxa anual de preços aos produtos (PPI) da Alemanha ficar em 0,1% em junho, de alta de 1% em maio, e o menor aumento desde dezembro de 2020 (+0,2%). Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa após o PBoC, o banco central chinês, manter suas principais taxas de juros inalteradas, apesar da fraqueza dos últimos dados econômicos da China, a segunda maior econômica do mundo.
No Brasil
A baixa dos futuros de Nova York pode pesar no Ibovespa nesta quinta-feira de agenda sem indicadores locais, enquanto o avanço dos retornos dos Treasuries pode influenciar a curva de juros aqui em dia também de leilão de prefixados do Tesouro. O dólar, por sua vez, mostra fraqueza ante várias moedas emergentes e ligadas a commodities, mas sobe ante duas pares do real, o peso mexicano e a lira turca.
O ministro Fernando Haddad afirmou ontem que vai enviar ao Congresso projeto de lei para tributar os fundos de investimento exclusivos. A proposta estará em um pacote de medidas econômicas que será remetido ao Legislativo em agosto, junto com o Orçamento de 2024.
Agenda
A agenda desta quinta-feira traz o lançamento no Rio de Janeiro da Agenda de Reformas Financeiras, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário de Reformas Econômicas, Marcos Barbosa Pinto (10h30). O Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h00). No exterior, a comissão europeia divulga o índice
de confiança do consumidor de julho (11h00).