O que este conteúdo fez por você?
- Ambiente foi de cautela moderada no exterior no início da manhã, tendo as bolsas europeias ensaiado recuperação, após a inflação ao produtor (PPI) da Zona do Euro vir acima das expectativas
- No mercado local, a cautela com as questões fiscais no Brasil e no exterior norteia os mercados, sobretudo na bolsa brasileira
- Para a reunião do Copom desta quarta-feira (5), a aposta de corte na Selic na magnitude de 0,25 p.p. parece estar bem consolidada
O ambiente foi de cautela moderada no exterior no início da manhã, tendo as bolsas europeias ensaiado recuperação, após a inflação ao produtor (PPI) da Zona do Euro vir acima das expectativas.
Leia também
Novos dados que reiteram a tese de recuperação econômica melhoraram o humor dos investidores nos EUA, entre os quais, a alta de 6,2% das encomendas à indústria americana no mês de junho (em relação a maio), levando os índices das bolsas de NY a negociar no campo positivo, apesar do impasse nas negociações em torno dos benefícios de auxílio desemprego e o próximo pacote fiscal nos Estados Unidos.
O petróleo segue a tendência de leva alta e o dólar registra suave avanço, monitorando, contudo, as preocupações com a disseminação do coronavírus pelo mundo e as tensões entre EUA e China.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No mercado local, a cautela com as questões fiscais no Brasil e no exterior norteia os mercados, sobretudo na bolsa brasileira, que chega ao fim da manhã no campo negativo, na contramão de Nova York.
Além disso, para a reunião do Copom desta quarta-feira (5), a aposta de corte na Selic na magnitude de 0,25 p.p. parece estar bem consolidada.
Em termos de agenda, destaque foi a divulgação da produção industrial. Apesar da alta de 8,9% na produção industrial de junho ante maio, houve declínio de 9,0% na comparação com junho de 2019, ficando dentro do esperado por analistas e economistas.
Em relação à reforma tributária, a novidade é que o ministro da Economia Paulo Guedes apresentou ao presidente Jair Bolsonaro um plano para tentar diminuir as resistências no Congresso à criação de novo imposto sobre transações eletrônicas – no mesmo modelo da extinta CPMF, mas com alcance maior.
Publicidade
Como contrapartida a um apoio, a ideia da equipe econômica é reduzir de 20% para 10% o peso efetivo da contribuição à previdência que as empresas pagam sobre os salários dos funcionários.
Próximo às 13h, o Ibovespa registrava queda de 2,5%, aos 100.200 pontos. Em dia de realização generalizada, as ações do Itaú Unibanco se destacavam entre as quedas, bem como as da Itausa.
Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Exposição a risco deve aumentar caso Selic tenha novo corte
Publicidade