Mercado

Mercado Intraday: Ibovespa sobe 1,90% com China no radar

Mercado Intraday: Ibovespa sobe 1,90% com China no radar
Sede da B3. (REUTERS/Amanda Perobelli)

Rumores de que a China estuda relaxar a política de covid zero animaram os investidores ao longo de toda essa manhã de sexta-feira, ainda que novos sinais de um mercado de trabalho extremamente aquecido nos Estados Unidos limitem alguma leitura de que o Federal Reserve possa começar a reduzir o ritmo de alta dos juros em sua reunião de política monetária já em dezembro. Entre sinais mistos vindos dos dois extremos do mundo, o que sobressaiu hoje foi o otimismos, com as bolsas internacionais subindo de forma expressiva, assim como as commodities – o minério de ferro saltou quase 5% em Dalian e o petróleo avança mais de 4% -, enquanto o dólar cai frente a maioria das moedas.

Esse cenário também se refletiu por aqui e, até às 13h30, o Ibovespa tinha ganhos de 1,90%, ao redor dos 119.150 pontos – embora tenha chegado a operar acima dos 120 mil pontos mais cedo – com giro financeiro projetado de R$ 57 bilhões para sessão, o que se confirmado será amplamente superior à média recente e possivelmente alavancado por investidores estrangeiros.

A alta, embora generalizada, pode ser explicada pelo forte avanço das ações ligadas à commodities, especialmente VALE3, que subia mais de 8%. Entre as baixas, o destaque fica para PETR4, que apesar do anúncio dos dividendos e resultados fortes para o 3T22 recua na sessão em decorrência das incertezas relacionadas a eventuais políticas da empresa daqui em diante. As ações da Alpargatas (ALPA4) lideravam as perdas, com mais de 15% de recuo, com o mercado reagindo negativamente aos números do 3º trimestre publicados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos